Smart TV Samsung 6 problemas mais comuns explicados

284

Tendo problemas com sua Smart TV Samsung?

É comum que aparelhos eletrônicos apresentem problemas de tempos em tempos, e felizmente, geralmente é possível resolver esses problemas por conta própria.

Dito isso, sempre é bom saber como solucionar os problemas mais comuns da sua Smart TV Samsung para que consiga se salvar do trabalho de levar a sua televisão para a assistência técnica.

Problemas comuns da Smart Tv Samsung

1. App não está funcionando na Smart TV Samsung

Pode ser que você encontre um aplicativo que irá se recusar a funcionar corretamente.

Você tenta abrir o aplicativo, e, ou ele não inicializa ou ele fica travando durante o uso.

Existem algumas maneiras de solucionar problemas.

A primeira coisa que você precisa tentar é fazer um “boot frio” (reinicialização fria) na Smart TV Samsung.

Uma reinicialização fria significa fazer um desligamento total da sua Smart TV e depois ligar de novo para o uso.

Somente pressionar o botão de ligar e desligar no controle remoto da sua Smart TV Samsung simplesmente a coloca em estado de stand-by, isso só parece desligar a sua tv mas na verdade os aplicativos que foram usados nela continuam a pesar na memória da Smart TV. A vantagem do boot frio é reiniciar o uso da sua Smart TV sendo que nenhum aplicativo estará pesando na memória dela.

Você pode fazer uma reinicialização fria de duas maneiras:

– segure o botão de liga desliga no controle remoto até que a sua Smart TV se desligue e ligue novamente.

– outra maneira de fazê-lo é desligar a sua Smart TV Samsung da fonte de energia e esperar 30 segundos antes de conectá-la novamente.

Eu prefiro esse segundo método.

Caso isso não resolva o problema de travamento de aplicativos na sua tv Samsung, você deve verificar se há alguma atualizações de firmware disponível para a sua tv ou se há alguma atualização para o aplicativo que você está tentando rodar nela.

Como verificar se um aplicativo da Smart Tv Samsung tem uma atualização para ser instalada:

– Pressione o botão/ícone Smart Hub e abra a opção Em destaque.

– Procure o aplicativo com o que você está tendo problemas e em seguida pressione e segure a botão Enter do controle remoto.

– Será exibido sub menu onde você precisa escolher a opção Atualizar Aplicativos.

– Você terá a opção de selecionar quais aplicativos deseja atualizar na sua Smart TV.

– Selecione a opção Atualizar e aguarde até que o aplicativo termine de baixar.

Se o aplicativo ainda se recusar a funcionar, o aplicativo pode não ser compatível com o firmware atual da sua Smart TV.

Como verificar se há atualização de firmware a ser feita para a sua Smart Tv Samsung

– Para atualizar o firmware da sua Smart TV, vá para as Configurações e procure a opção suporte.

– Neste sub Menu, vá para a opção Atualização de Software e clique em Atualizar agora.

– Sua Smart TV Samsung vai verificar se existem atualizações a serem instaladas.

– Se houver atualizações de firmware, sua Smart TV as baixará automaticamente.

– Depois de baixar, certifique-se de instalar a atualização de firmware.

Você também pode verificar se há atualizações de firmware na Central de Download do site da Samsung, na página oficial da marca.

É altamente recomendável dar à Smart TV Samsung uma reinicialização fria (boot frio) depois de instalar o firmware ou atualização de aplicativo.

2. A Smart TV Samsung mostra apenas uma tela preta

A Smart TV Samsung mostrando apenas uma tela preta é um problema comum de ocorrer, mas não é um problema exclusivo da marca Samsung, independentemente da marca, a tela preta é um problema clássico das Smart TVs.

Diagnosticar a causa da tela preta é relativamente fácil, embora existam diferentes questões possíveis por trás deste tipo de problema.

Você pode se deparar com uma tela preta se houver uma conexão defeituosa entre um set-top box ou qualquer outro dispositivo de vídeo conectado à TV (receptor, decoder, tv box, etc.). Neste caso, comece por substituir os cabos de conexão entre o aparelho e a sua Smart TV.

Se não há dispositivos conectados à Smart TV, é bastante provável que o problema seja ocasionado pela fonte de alimentação dentro da televisão.

Há grandes chances de que a sua Smart TV possa ter um capacitor defeituoso dentro da fonte de alimentação dela.

Também é bem fácil saber qual capacitor está com defeito pois ele estará vazando ou inchado, acontece que trocar o capacitor é um trabalho para um técnico especializado, por isto, a solução é você levar a sua Smart TV para uma assistência técnica autorizada.

3. A imagem na Smart TV Samsung pisca quando em uso

Está ocorrendo uma cintilação na tela (imagem piscando) na sua Smart TV Samsung?

Este tipo de problema, em alguns casos, também pode ser corrigido se fazendo uma reinicialização na Smart TV, é o processo que já descrevemos anteriormente.

Uma reinicialização a frio ajuda a descarregar a memória da sua Smart TV, zerando todo o processamento de aplicativos com os quais ela esteja lidando no momento.

Se as piscadas continuarem, é provável que haja um jumper defeituoso na fonte de alimentação da Smart TV. É um problema fácil de corrigir mas depende de um técnico esoecializado para fazer o conserto. Leve a sua Smart TV até uma oficina autorizada.

4. A Smart TV Samsung está sem som

A sua Smart Tv Samsung ficou muda?.

Parece estranho mas você deve começar a producar a correção deste defeito verificando se a sua Smart TV Samsung não foi colocada no modo Mudo (há um botão específico para isto no controle remoto dela) ou se o volume da televisão não foi definido para zero.

Pode parecer óbvio, mas é uma coisa sempre boa de se verificar antes de pensar em um erro mais coomplicado de resolver! Pode ser que a tv entre no modo mudo e que o ícone de aviso sobre este modo nem seja mostrado na tela, por alguma travada que tenha ocorrido no firmware dela em caso de ela estar ligada há muito tempo e você ter iniciado muitos aplicativos nela ou rodado alguma mídia através do USB… Coisas do tipo que ocupem muito processamento e memória da sua Smart TV.

Pressione a tecla Mudo no controle remoto, ligado e desligado para verificar.

Se o problema ainda persistir, verifique se um fone de ouvido ou alto-falante Bluetooth está emparelhado à sua Smart TV. Se houver, é isto o que está ocasionando a falta de áudio nas caixas de som da própria televisão, basta desconectar o dispositivo do bluetooth da sua Smart Tv e o som deverá fluir novamente por ela.

Você também pode considerar fazer uma reinicialização fria na Smart TV (tire da tomada, espere um minuto e reconecte na tomada novamente) se ainda não houver som saindo dela.

Caso a televisão permaneça muda após a reinicialização fria, verifique suas conexões via cabo se houver um dispositivo externo conectado a ela, como um vídeo game, receptor de tv, set-top box, tv box, etc.

Pode haver um cabo defeituoso entre este dispositivo e a sua Smart TV Samsung e este cabo está causando a falta do áudio.

Se você estiver usando sua Smart TV Samsung como monitor de computador, certifique-se de que suas configurações de HDMI no computador designem sua Smart TV como o dispositivo que irá reproduzir o áudio do computador, caso contrário não haverá som do PC saindo pela Smart Tv e sim pela saída do conector de som do próprio computador.

Se você estiver assistindo vídeos através do mídia player da porta USB da sua Smart TV, você também deve verificar se o codec usado para a compressão do áudio no vídeo que você está reproduzindo é compatível com o aplicativo do mídia player da sua Smart TV. Embora as televisões da Samsung tenham uma ampla cobertura para codecs de áudio e vídeo, há a possibilidade de que você tente reprozuir algum vídeo que foi codificado com um codec incompatível com a sua Smart TV, neste caso ela poderá mostrar o vídeo mas não conseguirá reproduzir o som, a solução é você tentar reproduzir o vídeo a partir de um aparelho externo compatível com o codec de áudio dele.

Se a Smart Tv ficar muda ao tentar assistir vídeos de um serviço de streaming, como YouTube ou Netflix, a falta de áudio, entre outras situações, pode ocorrer por problemas em algum componente da televisão. Teste outros vídeos da mesma plataforma de streaming para se certificar se realmente não há vídeo por problema no hardware da televisão ou se foi apenas um erro pontual naquele vídeo.

Para identificar qual componente da TV está falhando, conecte a sua Smart TV Samsung a um alto-falantes externo ou a um fone de ouvido. Se escutar algum som, é provável que o problema esteja nos alto-falantes internos da Smart TV Samsung.

Também é comum, em casos de falta de som na Smart TV, haver problema com um chip IC de áudio.

Nestes dois últimos casos, você precisará levar a sua Smart Tv até uma assistência técnica especializada.

Alguns modelos de Smart TVs Samsung oferecem um recurso de autodiagnóstico, presente no menu Suporte. Este recurso irá ajudá-lo a encontrar o problema de falta de áudio.

Vale a pena executar o diagnóstico antes de definir que a televisão será levada à assitência técnica.

5. O Smart Hub não exibe nenhum aplicativo

A Smart TV Samsung utiliza o Smart Hub como seu sistema de menu principal. O Smart Hub contém todos os aplicativos e configurações da Smart Tv Samsung.

Há casos em que os aplicativos desaparecem do Smart Hub. Apesar de navegar em todas as telas, você não consegue encontrar o aplicativo que deseja. Se isso está acontecendo na sua Smart TV, veja aqui como você pode resolver o problema.

Em primeiro lugar, tente resetar a sua Smart TV para as configurações de fábrica.

– Pressione a tecla Smart Hub no controle remoto. (Nos controles remotos mais antigos, você precisa pressionar o botão Menu ou o botão Home.)

– Uma vez que o Smart Hub apareça, pressione as seguintes teclas: avanço rápido, 2, 8, 9 e retroceder.

– Escolha “outro local” na lista de configuração e, em seguida, “Aceito os Termos e Condições”.

– O Smart Hub será atualizado e redefinido.

– Refaça a configuração da sua Smart TV Samsung.

Se o problema ainda persistir, você deve tentar o Reset de fábrica da maneira que te ensinaremos a seguir:

– Acesse as funções de redefinição de fábrica no menu auto-diagnóstico nas configurações de suporte. Ele estará localizado na parte inferior da tela.

– Insira seu PIN de segurança, que é 0000 por padrão.

– Confirme suas ações, e sua Smart TV será reiniciada para a maneira como ela saiu da fábrica.

6. A Smart TV Samsung não se conecta ao Wi-Fi

Outro problema comum em smart TVs é a conexão com a rede Wi-Fi. É frustrante quando esse problema acontece porque ele tira o propósito da smart TV: trazer conteúdo da Internet para se consumido na Smart TV.

Embora uma conexão Ethernet possa resolver o problema e fornecer uma conexão mais estável, esta conexão via cabo é impraticável para muitas pessoas, especialmente para casas em que o roteador de internet está muito longe da Smart TV que se necessita conectar.

A primeira coisa que você irá tentar para resolver o problema de conexão ao wifi é verificar se seus outros dispositivos consegue se conectar à rede wifi à qual você quer conectar a sua Smart TV.

Se outros dispositivos puderem se conectar ao Wifi, considere desconectar do Wifi um dos dispositivos que não estão em uso e verifique se a sua Smart TV consegue se conectar após isso. Se a sua Smart TV se conectar, significa que sua rede Wi-Fi estava congestionada ou que os dispositivos podiam estar “disputando” o mesmo endereço IP na sua rede Wifi.

Caso a Smart Tv ainda não consiga se conectar ao Wifi, reinicie o roteador de internet Wi-Fi e deixe que cada dispositivo que irá se conectar a ela termine de fazer a conexão antes de ligar e deixar o próximo dispositivo se conectar ao roteador. Uma vez que cada dispositivo foi reconectado à sua rede Wifi, tente conectar a sua Smart Tv novamente ao Wifi.

Se ainda assim a sua Smart TV não se conectar à sua rede Wi-Fi, pode haver um problema de componente interno na sua televisão e você precisará leva-la à assistência técnica especializada.

Curtiu? Compartilhe e continue no GPS.Pezquiza.com.