Pirataria online não prejudica venda de mÁºsica digital segundo estudo

579

Um estudo da European Commission’s Institute for Prospective Technological Studies com um universo de 16 mil usuários de internet europeus que frequentam sites de pirataria de mÁºsica analisou profundamente se este hábito realmente provoca prejuÁ­zos Á  indÁºstria de venda de mÁºsica digital online.

O resultado foi bastante impressionante.

Após uma profunda análise estatÁ­stica o estudo comprovou que na realidade a quantidade de mÁºsicas digitais vendidas online aumentou em consequência da disponibilidade destas mesmas mÁºsicas em sites de pirataria de mÁºsica online.

Parece uma coisa que vai na contramão da lógica, mas a conclusão do estudo É bastante simples.

Os europeus que frequentam sites de pirataria de mÁºsica online tem acesso a mÁºsicas que de outra maneira não teriam acesso e em muitas casos acabam por comprar o arquivo digital das mÁºsicas para usar em seus dispositivos reprodutores de mÁºsica como smartphones e dispositivos da Apple.

A conclusão do estudo É que se não houvessem os sites que disponibilizam as mÁºsicas ilegalmente para os europeus, os sites que vendem legalmente as mÁºsicas em formato digital venderiam 2% menos mÁºsicas do que vendem atualmente.

E outro fato tambÉm chamou bastante a atenção dos pesquisadores, os sites que compartilham mÁºsicas ilegalmente estimulam o aumento da venda de produtos eletrônicos no varejo em 7%.

Então da próxima vez que ver a indÁºstria da mÁºsica divulgando dados sobre como estão tendo prejuÁ­zo com a pirataria de mÁºsica online, desconfie.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here