O truque sujo da Kingston para enganar seus compradores de SSD… Lamentíel

2896

AtÉ pouco eu tinha em grande consideração a marca de memórias Kingston e quando ia comprar um pendrive ou cartão de memória ou pendrive, se houvesse a opção na loja, eu sempre levava Kingston por ter certeza de que estava levando um produto de qualidade.

Acontece que neste final de ano eu resolvi fazer um upgrade no Mac Mini que uso para escrever artigos do GPS.Pezquiza.com, editar figuras para o site e tambÉm editar vÁ­deos para o nosso canal no Youtube, o GPSPezquizaOficial.

O Mac Mini É uma boa máquina, modelo Late 2012 com Core i5 de 2,5 Ghz, 4Gb de Ram DDR 3 1600 Mhz, HDD de 500Gb, placa de vÁ­deo Intel HD Graphics 4000.

Meu Mac Mini está engasgando muito o que tem dificuldade bastante a produção de vÁ­deos para o GPSPezquizaOficial, já que o tempo para editar um vÁ­deo se estende muito atÉ que ele resolva desengasgar.

Resolvi fazer dois upgrades, de memória RAM e trocar o HDD por um SSD, e fala mais profundamente sobre estas mudanças em uma próxima matÉria.

Só para não fugir do tema proposto aqui, vamos agora para onde a Kingston entra nesta história.

Comecei a pesquisar os valores de drives SSD e vi que o mercado está lotado de SSDs da marca Kingston modelo V300, tem demais para vender e eu já tinha colocado esse SSD da Kingston como minha primeira opção para a troca do HDD, a diferença de performance, segundo diversos artigos que eu havia lido na internet, em especial para usuários de Mac que como eu usam muito o armazenamento no HDD durante o dia, seria excelente.

Para quem não sabe o SSD É um novo tipo de drive de armazenamento que não tem partes móveis como agulhas, pequenos discos e motores como o HDD normal de um computador.

O SSD É como se fosse um pendrive com capacidade gigante e grande velocidade de gravação e leitura de dados.

E essa É justamente a vantagem que estou procurando no SSD, velocidade de funcionamento atÉ 10 vezes mais rápida que a oferecida pelo HDD, o que pode dar uma enorme acelerada no tempo de trabalho de edição de vÁ­deos por exemplo, com qualidade HD e atÉ 4K.

Seria o Kingston V300 de 120 Gb a minha primeira opção de compra, mas ainda bem que ainda não comprei o SSD e resolvi pesquisar mais antes de comprar.

Descobri nestas pesquisas que a Kingston está usando um truque sujo contra seus consumidores, que acredito que É um truque que afeta muitos outros produtos e marcas do mercado.

A Kingston fabricou uma primeira leva de SSDs Kingston V300 com peças de alta qualidade o que fez o funcionamento do V300 ser espetacular, ela colocou este primeiro lote de SSDs no mercado e tambÉm enviou alguns destes SSDs para as revistas e sites especializados em informática testarem o produto.

O resultado foi que consumidores e revistas especializadas falaram muito bem do Kingston V300, todo mundo se dizendo satisfeito, surpreendido pela performance excelente do V300 e recomendando a compra.

Após conquistar a simpatia do mercado para o produto a Kingston inundou o mercado com um novo lote de fabricação do Kingston V300, e É por isto que tem demais esse SSD Á  venda, inclusive no Brasil, afinal, a Kingston quer aproveitar da boa reputação conquistada com o primeiro lote do produto não É mesmo?

Pois É, mas o meu conselho para você É, não compre estes Kingston V300 que estão disponÁ­veis aos milhões aÁ­ no mercado.

O motivo? Depois de conquistar a boa reputação para o V300 com um primeiro lote de fabricação de excelente qualidade, a Kingston substituiu as peças de primeira qualidade que tinha colocado nos primeiros SSDs Kingston V300 fabricados por peças de baixa qualidade nos demais lotes de fabricação, conservando apenas o nome famoso do modelo.

É isto mesmo que você entendeu, da qualidade dos primeiros SSDs Kingston V300 a Kingston deixou só o nome do modelo.

O que faz a diferença para o consumidor, que são as peças de qualidade, ela retirou e colocou peças de baixa qualidade no lugar, resultando em um produto de baixa qualidade e de tempo de vida Áºtil muito abaixo da dos bons concorrentes do mercado.

A principal peça, que É a memória NAND e que faz a maior diferença no SSD, foi trocada por uma memória muito inferior Á  memória original no projeto do Kingston V300. No projeto original ela era uma memória sÁ­ncrona, de alta velocidade e mais cara, foi substituÁ­da por uma memória assÁ­ncrona de baixa qualidade e preço baixo.

Lembram-se que falei que o SSD tem velocidade de atÉ 10 vezes mais rápida que os HDDs?! Pois tem usuários relatando que este SSD da Kingston consegue ser mais lento que alguns HDDs em diversas situações.

Truque sujo da Kingston para enganar o consumidor de boa fÉ.

Está cada dia mais complicado viver não É mesmo amigo?

Depois de muito pesquisar, e levando em conta o pequeno orçamento que tenho para fazer o meu upgrade, optei pelo SSD Samsung 840 EVO, que ainda não adquiri, mas sobre isto falo em uma outra matÉria.


kingston-v300-compensa-nao-compensa