O argumento das operadoras para bloquear o Whatsapp no Brasil É válido?

924

E de repente as operadoras de telefonia começaram a se incomodar com um aplicativo que oferece duas funções que não são nenhuma novidade para os seus usuários, enviar mensagens de texto pela internet e fazer ligações de voz pela internet atravÉs de VOIP.

Este aplicativo, o Whatsapp, que entrou de solo em um terreno que formava a base de faturamento das operadoras de telefonia móvel em todo o mundo.

Ora, ótimos aplicativos sempre tivemos para enviar mensagens e conversar por Voip, só para citar alguns temos o já antigo Skype, tivemos os famosos ICQ, MSN, temos o Facebook Messenger, nenhum deles abalou tanto as operadoras de telefonia móvel quanto o famigerado Whatsapp.

O grande X da questão É que nenhum dos seus antecessores e nenhum dos seus atuais clones conseguiu o milagre que o Whatsapp conseguiu, conseguir que praticamente todo usuário de smartphone utilize o mesmo aplicativo para a troca de mensagens pela internet e ligação de voz, que por enquanto só É possÁ­vel entre os usuários do aplicativo.

Aliás, entre sempre foi o grande empecilho da popularização deste tipo de aplicativo, poder trocar mensagens de texto e fazer ligações via internet, na maioria dos casos, só É permitido entre os usuários do mesmo aplicativo, o que acabava por pulverizar os usuários entre diversos aplicativos, dificultando que todos pudessem trocar mensagens com todos.

É o que acontece, por exemplo, com os usuários de telefonia móvel, cada um escolhe a operadora que mais lhe interesse, dificultando que todos possam fazer ligações de graça entre si, ou possam trocar SMS de graça entre si. Pense no seu cÁ­rculo de amigos, quantos não usam uma operadora de telefonia móvel diferente da sua?

Pra piorar, a maneira de localizar os amigos dentro dos aplicativos sempre dependeu de saber o nome de usuário do amigo com quem se queria falar ou mesmo saber o e-mail da pessoa.

E foi aÁ­ que o Whatsapp teve a simples e genial idÉia que revolucionou a comunicação entre os usuários de smartphones em todo o mundo, usar o nÁºmero da linha de telefone móvel do chip que a pessoa está usando no celular como o seu usuário e e senha para logar no aplicativo de troca de mensagens, e localizar os outros usuários do aplicativo atravÉs dos telefones cadastrados na lista de contatos do smartphone do usuário.

A partir deste momento acabou a Torre de Babel que era logar e localizar amigos neste tipo de aplicativo, basta instalar o Whatsapp em um smartphone que já tenha um chip válido e ter os telefones dos seus diversos amigos cadastrados na sua lista de contatos que o Whatsapp se encarrega de fazer o resto para você, te loga automaticamente para troca de mensagens e ligações Voip e inclui seus amigos que usam Whatsapp cada vez que algum deles entra na sua lista de contatos do telefone.

Acabaram-se as complicações para os usuários de troca de mensagens e ligações de voz pela internet, começaram as dificuldades para as operadoras de telefonia móvel que viram o seu negócio de cobrar altos valores por envio de uma simples mensagem de texto e por minuto de ligação de voz desmoronar.

As operadoras de telefonia em todo o mundo estão perdidas, não conseguem entender que com a adoção por parte da maioria dos usuários de smartphones de um Áºnico aplicativo para a troca de mensagens e ligações Voip o cenário das comunicações pessoais em todo o mundo mudou de forma abrupta.

A maioria dos usuários não quer saber se a troca de mensagens de texto É por SMS ou via internet, quer saber É se a troca de mensagens de texto pode ser feita em grande quantidade e de graça, e melhor ainda, se pode incluir imagens e vÁ­deos sem pagar valores absurdos para isto.

A maioria dos usuários não quer saber se a ligação de voz É pela rede da operadora ou atravÉs da internet, que saber se pode falar por voz com qualquer pessoa no mundo sem se preocupar em quantos minutos dura a ligação e sem pagar valores absurdos por conta de a pessoa ser de outra operadora, de outra cidade, de outro estado, de outro paÁ­s.

As operadoras no entanto não conseguem enxergar o óbvio, diante da não adequação de suas redes de SMS e Voz, o que deve prevalecer mesmo É a internet para a comunicação entre as pessoas em todo o mundo. E se a grande maioria dos usuários do Whatsapp já tem um usuário válido para logar na rede do aplicativo, este usuário atualmente É o nÁºmero do telefone da pessoa, para fidelizar estes usuários para sempre basta que o Whatsapp envie para cada um dos seus usuários um nÁºmero ID para ficar registrado no aplicativo e na lista de contatos de cada um dos seus amigos, conhecidos, contatos como o ID fixo de Whatsapp daquela pessoa.

Esta ação pode ser feita atÉ mesmo automaticamente, atualizando toda a lista de contatos de cada usuário do Whatsapp com um ID Áºnico de identificação para cada um dos seus contatos.

A partir daÁ­ ninguÉm mais vai perder o contato de nenhum dos seus contatos cadastrados no Whatsapp, e para incluir novos contatos Á  sua lista É fácil fazer como se faz atualmente, a cada grupo de Whatsapp que somos incluÁ­dos sempre descobrimos diversos amigos que não estão em nossa lista de contatos e os quais incluÁ­mos em nossa lista de contatos.

As operadoras de telefonia móvel no entanto não conseguem enxergar que não há mais como barrar o Whatsapp e preferem partir para a censura geral, querendo que os governos cobrem altos impostos sobre a troca de mensagens e ligações Voip que atravÉs do Whatsapp são feitas de graça.

Que lógica há neste tipo de ação, se for assim seremos obrigados a pagar impostos por cada e-mail enviado, já que a troca de e-mails tirou grande parte do mercado das empresas de entrega de cartas.

O que dirá então das ligações de voz gratuitas possÁ­veis atravÉs do Whatsapp, como cobrar impostos sobre isto?

Não contentes as operadoras alegam que os Whatsapp usa o nÁºmero de telefone que pertence Á  operadora, veja o que alegou uma das operadoras de telefonia: “Nosso ponto em relação ao WhatsApp É especificamente sobre o serviço de voz, que basicamente faz a chamada a partir do nÁºmero de celular, o Skype tem identidade própria, um login, isso não É irregular. Já o WhatsApp faz chamadas a partir de dois nÁºmeros móveis”.

E o Whatsapp deverá ser processado por usar o nÁºmero do telefone do usuário como login para a sua rede, sendo que as operadoras alegam que o aplicativo usa uma propriedade da operadora para logar seus usuários.

Opa,peraÁ­ amigão, quer dizer que o nÁºmero do telefone então não É mais meu que posso levar ele para a operadora que eu quiser atravÉs da portabilidade? E se u possa tirar ele de uma operadora e levar para uso em outra operadora, isto não significa que ele está intimamente ligado Á  minha pessoa e não Á  operadora de telefonia móvel?

E se eu posso dispor para uso do meu nÁºmero da maneira que melhor me apetece eu não posso então autorizar o uso deste meu nÁºmero de identificação na rede de telefonia do Brasil para que ele sirva como usuário para o meu uso na rede do Whatsapp?

Não É mais fácil as operadoras adequarem a sua rede para a quantidade de tráfego de dados de internet desejada pelos seus usuários e cobrar valores decentes pelo uso destes dados do que ficar tentando tapar o sol com a peneira?

O usuário não quer deixar de usar o Whatsapp, e se ele for bloqueado outros 100 aplicativos vão surgir instantaneamente sobre o cadaver dele, depois que o usuário viu o quanto É bom usar as funções oferecidas pelo Whatsapp ele não vai mais abrir mão de usar um aplicativo que ofereça tais funcionalidades.

Operadoras de telefonia móvel, se adequem, deixem de mimimi, deixem de oferecer pacotes com ridÁ­culos 10Mb de navegação diária e ofereçam aquilo que seus usuários querem, vai sair mais barato e menos traumático para vocês.

Onde já se viu defender a censura de aplicativos dentro do Brasil? Onde É que nós vamos parar com isto?