Nintendo faz reivindicação impressionante contra o Youtube

652

A Nintendo entrou com um pedido de direitos autorais no Youtube a fim de resgatar para si todo e qualquer vÁ­deo no Youtube em que apareçam cenas de seus jogos, seja reviews, demonstrações ou tutoriais de como jogar que sejam feitos por fãs dos jogos da marca.

A Nintendo reivindica que a propriedade das imagens de seus jogos que aparecem no Youtube lhe pertencem e por isto toda e qualquer renda de monetização conseguida atravÉs destas imagens tambÉm lhe pertence.

E por que estaria a Nintendo reivindicando esses direitos em detrimento dos seus fãs?

Estima-se que hajam atualmente mais de 9 milhões de vÁ­deos no Youtube que contÉm imagens de jogos da Nintendo e foram produzidos por fãs dos games da Nintendo, imaginem quantas horas de visualização de vÁ­deo não geram todos estes vÁ­deos e quanto em monetização este total de vÁ­deos rende por dia.

Muitos destes vÁ­deos ajudaram a Nintendo a vender jogos muito mais que qualquer publicidade que a empresa de games tenha conseguido fazer, o que acontece agora É que a Nintendo está tentando dar uma rasteira em seus fãs para conseguir mais lucros.

A Nintendo diz que muitos dos vÁ­deos mostrados no Youtube mostram o jogo em sua totalidade e ensinam truques e segredos dos jogos e atÉ mesmo mostram como terminam os jogos o que tira o incentivo de que clientes comprem os jogos da marca.

VÁ­deos feitos por jogadores experts em jogos da Nintendo rendem em conjunto atÉ 9 milhões de dólares mensalmente. A maioria dos vÁ­deos reivindicados pela Nintendo no entanto não rendem nem um centavo pois os usuários que postaram estes vÁ­deos não ativaram a monetização nos mesmos.

Apesar desta reivindicação a Nintendo não pretende proibir que as pessoas façam vÁ­deos com imagens de seus jogos, muito pelo contrário, ela pretende determinar um padrão de como devem ser colocados estes vÁ­deos no Youtube e exige que se coloque a marca da Nintendo no começo e no final dos vÁ­deos.

AlÉm disto quer que os valores para anÁºncios da própria Nintendo em cima de vÁ­deos com imagens de jogos da marca devem ter um valor muito menor que o valor cobrado atualmente.

O tiro no entanto pode sair pela culatra, já que com isto o que a Nintendo está conseguindo É irritar os melhores jogadores de games da marca que costumavam postar vÁ­deos no Youtube jogando os jogos da Nintendo, muitos dizem que irão parar de postar vÁ­deos para não entrar em conflito com a empresa de games e outros vão fazer vÁ­deos para tentar desestimular a compra de games da marca.

A qualidade dos vÁ­deos com os jogos da Nintendo tambÉm tende a cair bastante.

O maior erro da Nintendo neste caso foi não calcular o tamanho do prejuÁ­zo Á  imagem da companhia ao tomar uma decisão destas contra os próprios fãs dos seus games.

O lucro esperado pela Nintendo com a decisão pode se tornar prejuÁ­zo na comercialização de seus consoles e games.

nintendo youtube

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here