GOOGLE QUER MAPEAR A SUA CASA USANDO UM ROBOT ASPIRADOR INTELIGENTE

493

Uma parceria entre o Google e a empresa de robôs aspiradores inteligentes, iRobot, pretende entregar um mapeamento das residências ao Google.

O Google tem uma larga experiência no mapeamento de espaços públicos e até mesmo de edifícios abertos ao público e empresas privadas. Aeroportos, estacionamentos, lojas, livrarias e até mesmo lanchonetes já foram mapeados pelo Google através do mundo, mas em residências particulares a gigante da tecnologia ainda não tinha, declaradamente, tentado fazer o mapeamento do ambiente.

O mapeamento das residências, a ser feita pelo Google, deverá ocorrer através do mais novo modelo da iRobot, o Roomba i7, que é dotado de diversos sensores de ambiente e de uma câmera de baixa resolução para capturar as informações cartográficas durante a navegação pelo ambiente. O iRobot usa os dados para que o usuário possa estabelecer uma rotina mais eficiente de limpeza de sua residência customizando a operação do aparelho para cada cômodo da casa. O Roomba i7 aceita comandos de voz através do Google Assistente.

Os dados colhidos pelo aparelho são compartilhados com a iRobot e é neste dados da planimetria, ou seja, do mapa 2D da residência, que o Google está interessado, se comprometendo a não acessar os dados da câmera e outros gerados pela operação do robô inteligente.

lista iptv legal 104 canais gratis ao vivo
lista iptv legal 104 canais gratis ao vivo

Mas por que será que o Google se interessaria em um mapa da sua residência?

Segundo o Google o interesse é determinar os melhores locais da casa para a instalação de dispositivos inteligentes lançados pelo Google e que utilizam internet das coisas, IoT, como os alto falantes inteligentes Google Home, luzes inteligentes que poderiam ser nominadas automaticamente pelo sistema de controle desses equipamentos facilitando a utilização do sistema de smart home e também colher dados para o desenvolvimento de sistemas inteligentes mais efetivos.

No entanto as duas empresas afirmaram que também usarão os dados colhidos pelo iRobt para obter “melhores informações” sobre os seus usuários, seja lá o que isto significar.

SAIBA MAIS SOBRE O GOOGLE HOME NA MATÉRIA: SMART TV KIT COM CHROMECAST E GOOGLE HOME MINI É A APOSTA DO GOOGLE PARA DOMINAR AS TVS INTELIGENTES

Você confiaria ao Google o mapeamento da sua residência?