Google confirma que vai prover internet de graça e já iniciou testes

1032

O que parecia ficção cientÁ­fica conforme falamos no artigo Google quer dar acesso Á  internet de graça em dois continentes agora está sendo confirmado pelo Google como realidade e que já está em testes na Nova ZelÁ¢ndia com um grupo de 50 usuários.

O projeto está sendo chamado de Google Loon e pretende levar internet de graça para as regiões onde não há acesso Á  internet no globo terrestre ou onde este acesso É tão caro que se torna praticamente impossÁ­vel Á  população comum ter acesso Á  rede mundial. O internet oferecida pelo Google Loon terá conexão comparíel com a internet 3G dos paÁ­ses desenvolvidos, então não se preocupe, não será tão ruim quanto o 3G do Brasil.

O conceito parece um pouco estranho para quem não conhece a fundo o equipamento que está sendo utilizado pelo Google, os balões de vôo livre voarão na estratosfera onde irão navegar ao sabor do vendo funcionando como grandes roteadores de internet sem fio que podem ser acessados num raio de atÉ 20 km em terra.

Apesar de todos os especialistas afirmarem que ao usar os balões para abrigar os roteadores o Google será obrigado a deixar os equipamentos voando ao prazer dos ventos e que o que ocorrerá É que os equipamentos darão uma volta ao mundo em poucos dias, o Google afirma que isto não ocorrerá e que terá total controle sobre o voo dos balões que levam embarcados alta tecnologia de navegação e que estes serão controlados por centros de comando em Terra.

Para que os balões estejam sempre em locais em que o Google deseja prover o acesso Á  internet, vão ser usados dados sobre os ventos fornecidos pelo National Oceanic and Atmospheric Administration, segundo o Google os balões irão subir e descer de acordo com a necessidade de pegar ventos soprando para direções diferentes a fim de manter os balões nos locais necessários.

Sobre o cÉu da Nova ZelÁ¢ndia estão voando 30 balões que podem ser acessados pelos 50 usuários testers do Google Loon, cada balão provê acesso Á  internet num raio de 20 kilômetros.

Dois terços da população mundia ainda não tem acesso a qualquer tipo de conexão de internet, o Projeto Loon do Google e ousado e pretende resolver 100% deste problema e atÉ mais, o Loon pretende levar internet a áreas remotas da Terra como selvas, arquipÉlagos e montanhas e tambÉm forçar as operadoras de internet a baixar o preço do acesso Á  internet nos diversos paÁ­ses do mundo onde o valor do acesso Á  internet É considerado abusivo.

Você conhece algum paÁ­s assim?

Assista ao vÁ­deo do Projeto Loon do Google abaixo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here