Chromecast gerando mal funcionamento da televisão?! (Dúvida de uma espectadora)

222

A Renata deixou o seguinte comentário em um vídeo do canal GPSPezquizaOficial, sobre o Chromecast:

É normal a TV desligada ficar piscando o led, quando o chromecast está conectado?

Excelente questão esta levantada pela Renata.

Os televisores modernos tem um sistema que os permite sair do stand-by (acordar) através da detecção de um sinal enviado por um aparelho que esteja conectado em uma de suas portas HDMI.

Essa função não é nova mas ao longo dos anos vem se aperfeiçoando e tem levas diferenças de funcionamento dependendo da marca do televisor. Cada marca coloca essa função com um nome diferente, mas dê uma olhada no manual de instruções da sua televisão que você descobrirá a tal função no seu aparelho.

Mas para que serviria tal função? Em que tipo de uso esta função foi pensada?

Esta função foi pensada para que você não precise ficar usando múltiplos controle-remotos simplesmente por que você deseja ligar o seu televisor antes de ligar um tocador de DVDS (sim, nessa época essa função já existia), o seu receptor de tv por assinatura, o seu Chromecast e tantos outros que podem ser plugados ao televisor via HDMI.

Em grande parte dos aparelhos modernos basta ligar o aparelho com o qual você deseja passar o conteúdo para a televisão, se o aparelho estiver plugado na TV via HDMI e se a tal função estiver ativa a sua televisão irá ligar e em alguns casos até aceitará alguns comandos básicos do controle remoto do outro aparelho, assim como o controle remoto da sua televisão terá a capacidade de comandar o aparelho que está tocando o conteúdo.

Ok, ok, mas e onde o Chromecast entra nisso se nem controle remoto físico ele tem?

É justamente pelo seu funcionamento diferenciado que algumas situações como a citada pela Renato podem acontecer.

Por não ter um controle remoto com o qual efetivamente você desliga o Chromecast é que o Chromecast pode ficar ligado mesmo que você tenha desligado o seu televisor. O que ocorre é que o Chromecast está lá, plugado no HDMI da televisão e em tese, quando você muda de canal ou quando você desliga a sua televisão, você imagina que o Chromecast automaticamente se desligou… Só que não!

Depende da maneira como você está enviando energia para o seu Chromecast para que ele efetivamente se desligue ao não ao você desligar a sua televisão.

Exemplo: você está usando uma porta USB da própria televisão para ligar o Chromecast e esta porta tem uma função de estar sempre ativa, ou seja, sempre energizada, mesmo que você coloque a televisão em Stand-by. Pronto, o Chromecast não vai saber que a televisão está em stand-by e então vai continuar a funcionar, ou tocando algum conteúdo que já estava sendo reproduzido ou mesmo no modo de papel de parede.

Outra coisa que pode acontecer é você estar usando um outro carregador desvinculado da televisão para enviar energia para o seu Chromecast, aí ele também vai continuar sempre ativo.

Alguns televisores com mais de uma porta USB indicarão para você qual é a porta USB que está sempre energizada, aí basta que você não use ela para energizar o Chromecast. Usando a porta que entra em stand-by junto com todao aparelho de televisão o seu Chromecast também entrará em stand-by.

Como eu disse, televisores diferentes, marcas diferentes tem funcionamentos diferentes. O que pode estar acontecendo é que a sua televisão está detectando o funcionamento continuo do Chromecast (ou seja, uma porta HDMI está energizada e enviando conteúdo à televisão que está em stand-by) e mostrando esta informação através do piscado do led de stand-by da televisão.

Devemos nos lembrar que o stand-by não é o desligamento do aparelho, de fato, mas sim a simples colocação do aparelho em um estado de espera para que ative novamente a tela e comece a tocar algum conteúdo. O desligamento efetivo só ocorre quando você desenergiza o aparelho.

Mas e se não for este o problema, se o problema não estiver diretamente vinculado ao Chromecast?

Como não podemos desprezar que pode estar ocorrendo outros fatores que justifiquem o “mal funcionamento” da televisão, vale a pena conferir algumas situações que podem ajudar a resolver o tal problema ou entender que é mesmo o Chromecast quem o está provocando:

– Coloque o Chromecast em um outro televisor, verifique as questões que cito acima e veja se ocorre o mesmo que está ocorrendo no primeiro.

– Verifique os cabos do televisor ao qual o Chromecast está plugado. Pode ser que ao instalar o Chromecast algum cabo foi puxado gerando um mal contato que está provocando o problema que você citou.

– Verifique se há algum outro aparelho ligado à sua rede de energia que possa estar provocando alguma interferência elétrica na sua rede, o que está provocando a reação citada no seu televisor. Se for este o caso, há riscos para o seu televisor e outros aparelhos delicados que estejam ligados na rede de energia da sua casa. Veja se há a necessidade de usar um estabilisador para minimizar o problema.

– O problema citado acima também pode ocorrer se há alguma casa em volta usando aparelhos que exijam demais da rede de energia ligada ao mesmo transformador da concessionárai que serve à sua casa. Perceba se há alguma obra, alguma pequena industria com máquinário pesado ou outra situação exigindo demais da sua rede. Nesse caso reclame com a concessionária de energia pois é obrigação dela estabilizar a rede que serve à sua casa.

Espero que o problema seja solucionado e que você descubra que é uma coisa simples.

Entra pro nosso canal no Telegram clicando aqui, clica agora aí vai!

.