Chocadeira da China para 7 ovos Não compre isto e nem a Chocadeira 4 ovos

546

Poucos seguidores do GPS.Pezquiza.com sabem mas nos últimos tempos tenho tentando aprender e me dedicar a uma pequena criação doméstica de aves. Pequena mesmo pois no momento eu conto com:

– 2 calopsitas

– 1 casal de Brahma Light

– 3 franguinhos (as) (???) de Brahma (que nem sei qual é a variação de cor).

– 2 franguinhos (as) de índio

– 1 franguinho (a) caipira

Algumas outras aves também já passaram por aqui, agora estou planejando aumentar um pouco a criação com aves de raça mais rara, como a Amam Cemany e a Fênix, mas não está nada fácil conseguir essas aves aqui em Goiás, acho que na verdade nem tem criadores dessas raças de galinhas por aqui, os criadores mais próximos estão em uma distância aproximada de mil km.

Assim como tudo mundo que se mete nessa empreitada de criar aves, bem como fazem os criadores já bem estruturados e profissionais, eu me meti a colocar alguns ovos em uma chocadeira… mas comecei errado por falta de conhecimento e por subestimar as reais necessidades do processo de chocar ovos de galinha e outras aves.

Basicamente como estava pensando em somente ter umas aves aqui no meu quintal, eu resolvi que uma pequena chocadeira já resolveria o meu caso e encontrei a oportunidade de ter uma mini chocadeira em um anúncio no Mercado Livre de uma chocadeira chinesa onde cabem apenas 7 ovos de galinha. Como eu disse, por desconhecer o processo de chocagem e por pensar ser uma atividade simples, foi nessa mesmo que eu fui e olha que na época ela era bem mais em conta do que o preço que estão pedindo por ela agora.

Sobre esta chocadeira que cito eu fiz alguns vídeos para um canal no Youtube, que não é o canal GPSPezquizaOficial, onde volta e meia publico vídeos sobre minhas criações aqui em casa. É o canal Calopsita e Cia, se você gosta do tema segue o canal que você vai gostar.

Lá no canal Calopstia e Cia. eu mostro a chegada da chocadeira e até mesmo a eclosão de alguns pitinhos de codorninha japonesa. A experiência com essa chocadeira foi em junho de 2019. Na época colocamos 17 ovos de codorninha chinesa para chocar nessa chocadeira (sim, couberam pois os ovos são muito pequenos), mas no final muitos pintinhos morreram na casca. Eclodiram uns sete mas pensa num pintinho que morria de uma hora para a outra. Restaram três que sobreviveram no final das contas.

Ao final da chocagem eu descobri que a chocadeira veio com um defeito, a ventuinha não funcionava e eu acabei atribuindo a isto o processo mal sucedido, não atribui à minha falta de conhecimento do assunto e muito menos pensei que a chocadeira era simples demais para ser levada à serio como uma chocadeira que traria bons resultados para qualquer criação.

Veja aqui os links dos vídeos em que mostro a chocadeira no canal Calopstia e Cia:

1) Mini Chocadeira 7 Ovos Chinesa – https://youtu.be/EOdw-YBK8a0

2) Primeiro Pintinho a Nascer Chocadeira 7 Ovos Chinesa – https://youtu.be/I3GhZUipfQU

Vou colocar aqui uma imagem da chocadeira à qual estou falando:

chocadeira 7 ovos chinesa
chocadeira chinesa 7 ovos

Essa mini chocadeira ficou de lado durante alguns meses desde aquela primeira experiência até que com esse problema de ficarmos muito tempo em casa me levou a ter a ideia de colocar algumas galinhas no quintal. Para isto a primeira ideia foi refazer a chocadeira (projeto que na minha cabeça ainda continuava a ser fácil) bastando para isto arrumar o cooler da mini chocadeira ou desmontar as peças dela e remontar em uma caixa de isopor.

Infelizmente o cooler (ventuinha) dela era de um tamanho muito mini e não encontrei um que coubesse no compartimento plástico onde o estragado estava acomodado. Ao abrir a chocadeira também percebi que o aquecedor de cerâmica havia derretido as pelas plásticas que o seguravam no mesmo compartimento onde estava o cooler, mal cabem o pequeno aquecedor e o cooler nele, já não dava mesmo para aproveitar aquela chocadeira da maneira original.

Me coloquei então na empreitada de refazer a mini chocadeira em uma caixa de isopor, a ideia ainda era ter uma chocadeira pequena e então comprei uma caixa de isopor pequena, usei um cooler de computador, adaptei um local para a resistência, fiz até um sistema para a viragem dos ovos sem a necessidade de ficar abrindo a chocadeira, coisa que no projeto original da mini chocadeira é necessario fazer, mais um ponto negativo para ela e que influencia nos problemas de eclosão ou mesmo de os pintinhos nascerem com uma saúde frágil (chocadeira não é só taxa de eclosão que conta, mas aprendi isso só depois de apanhar muito para a mini chocadeira e as adaptações que fiz posteriormente).

Esteticamente a chocadeira ficou linda, mas a primeira ventuinha que coloquei nela também apresentou problemas depois de alguns dias de funcionamento, o que fez a resistência que veio da mini chocadeira aquecer demais e derreter algumas coisas dentro da caixa de isopor, o fedor foi grande e o ar dentro da chocadeira ficou muito comprometido, precisei fazer algumas adaptações às pressas para colocar outro cooler e tentar salvar o processo de chocagem dos 10 ovos que eu havia colocado nela.

Resumo da obra da chocadeira feita com as peças da mini chocadeira 7 ovos chinesa: dos 10 ovos colocados inicialmente por sorte eclodiram 4 pintinhos, uns dois morreram na casca e um nascido morreu posteriormente pois nasceu com defeito. Os outros três estão sendo criados há aproximadamente dois meses e estão bem.

Mas depois desse novo insucesso me coloquei a pesquisar muito sobre chocadeira e sobre o processo de incubação e descobri que o que eu achava ser uma atividade muito simples na realidade tem muitos detalhes que uma pessoa leiga como eu era nem imaginava.

Foi então que entendi que a tal mini chocadeira chinesa nem de longe pode ser levada a sério como uma chocadeira que trará bons e repetidos resultados. Pode-se ter a sorte de tirar uma ou duas ninhadas com boa eclosão, mas ela logo irá apresentar os problemas que a simplicidade do projeto dela tem.

Falando a real essa mini chocadeira chinesa para 7 ovos é somente um brinquedo e foi pensada para ser usada uma vez, matar a curiosidade das crianças sobre o processo de incubação dos ovos e aí, se a pessoa quiser continuar nessa atividade, é comprar uma chocadeira de verdade. É o que fiz e quem sabe posteriormente eu faço um vídeo mostrando a chocadeira bem como as novas e raras raças que pretendo colocar nela, se eu conseguir um fornecedor de ovos galados confiável (me ajudem aí vocês que conhecem e/ou moram próximo de um).

Ou citar alguns dos defeitos para você entender:

– O termostato não é preciso, aliás, muitos dos termostatos usados atualmente em chocadeiras são bem imprecisos e tem uma margem de erro que foge do aceitável para essa atividade que necessita de uma maior precisão. No entanto a Mini Chocadeira 7 ovos chinesa exagerou nesse quesito de termostato que não marca a temperatura certa e nem perto da certa.

– O reservatório de água é muito pequeno e gera uma humidade muito fora dos parâmetros para uma boa efetividade da chocadeira. Para um processo de incubação de boa qualidade é necessário um controle de humidade também bastante preciso, coisa que poucas chocadeiras entregam, mas no caso dessa mini chocadeira é bastante exagerado esse péssimo controle de humidade. Sem esse controle correto os pintinhos podem morrer durante o processo de incubação tanto pela falta de humidade quanto pelo excesso. O mesmo problema de humidade leva os pintinhos a morrerem na casca num sofrimento danado.

– O aquecedor vai se dteriorando com o uso e começa a soltar gases tóxicos dentro da chocadeira, como depois de algum tempo de incubação é necessário oxigênio de boa qualidade na chocadeira para a boa formação dos pintnhos, ja que o ovo/pintinho respira durante o seu desenvolvimento embrionário, está aí mais um problema grave do uso repetido dessa mini chocadeira.

– Quando os ovos eclodem eles sujam o compartimento onde fica a ventuinha e a resistência da chocadeira o que, se de imediato não causa problema nesses componentes, os acaba tornando em uma colônia de bactérias que irão infectar os próximos ovos que serão colocados para chocar, problema grave.

Apesar de ser de plastico ela não é fácil de ser higienizada já que as partes eletrônicas não podem ser retiradas das partes plásticas sem que se detone completamente o aparelho. Como tudo é mini e está muito próximo dos ovos, mais um local para juntar bactérias que irão detonar os próximos ovos a serem chocados.

Eu poderia enumerar diversos outros problemas aqui, mas acho que você já entendeu, só pelos que já enumerei, que o produto não pode mesmo ser encarado como uma real chocadeira para mais de uma chocagem.

Para complementar a carga de problemas, também há o preço elevado pelo qual ela está sendo vendida no momento, o que faz o consumidor acreditar que estará comprando uma chocadeira de boa qualidade e não um brinquedo, que é o que esta mini chocadeira é na realidade. Nem de longe essa chocadeira vale mais que R$ 100 e olha que hoje em dia se me oferecessem ela por esse valor eu ainda iria pensar muito para considerar dar ela de presente para uma criança ver como é a incubação de alguns poucos ovos.

Além disto, outra coisa que induz o consumidor ao erro são informações imprecisas e inverídicas que vejo alguns vendedores colocando sobre esta mini chocadeira. Por exemplo, vi anúncio dizendo que essa mini chocadeira tem viragem automática, o que não é verdade mas é um chamariz para quem a quer comprar e não conhece o produto de verdade.

Com certeza se você já fez alguma pesquisa para comprar um chocadeira já se deparou com esse modelo. Só compre se você está qurendo um brinquedo para um uso, se está querendo uma chocadeira de verdade, com todas as necessidades de um bom processo de incubação e para uso repetido, não compre.

Seu dinheiro merece ser melhor tratado. fica esperto, tem boas chocadeiras no mercado brasileiro.

Entra pro nosso canal no Telegram clicando aqui, clica agora aí vai!

.