Um satÉlite explodiu em órbita no mês passado

894

Em 3º de fevereiro passado um satÉlite americano explodiu em órbita mas somente esta semana a situação foi informada pelas autoridades americanas.

O satÉlite era o DMSP-F13, um satÉlite meteorológico do exÉrcito que teve problemas em suas baterias provavelmente devido Á  idade avançada pela qual ele já estava em operação.

As investigações levaram em consideração uma possÁ­vel colisão com detritos espaciais ou outra possÁ­vel causa externa, mas tudo leva a crer que houve um superaquecimento das baterias que teriam resultado em uma explosão. A fragilidade das baterias do DMSP-F13 pode ter sido ocasionado por um pequeno acidente ocorrido com o satÉlite ainda em seu lançamento em 1995.

A soma de idade avançada do satÉlite, com a fragilidade das baterias e uma falha no sistema elÉtrico do satÉlite provocou a explosão.

A Agência espacial americana diz ter contado 50 detritos espaciais provocados pela explosão, estes detritos no entanto não ameaçam os satÉlites de comunicação em órbita pois o DMSP-F13 orbitava em posições orbitais e altitudes muito diferentes das que se encontram os satÉlites de comunicações.


satelite-explodiu-em-orbita