TV VIA SATÉLITE SOFRE INTERFERÊNCIA DO 5G MAS NÃO DE SINAL DE RÁDIO? POR QUE? [DÚVIDA DO LEITOR]

727

O leitor Marcelo Roberval enviou a seguinte pergunta para o GPS.Pezquiza.com:

“Sei que o sinal da rede 5G irá interferir na captação da tv via satélite, no entanto, sabendo que há outras muitas transmissões de radiofrequência sendo feitas em terra, até próximas de antenas parabólicas residenciais como as transmissões de rádios amadores, por qual motivo essas também não interferem na TV via satélite?”

É realmente uma boa questão, aqui próximo da minha casa há um rádio amador com uma potência de transmissão até razoável, além destes também há outras muitas transmissões de rádio cruzando o tempo todo o ar, tem as antenas de telefonia móvel (2G/3G/4G), a internet via rádio que inclusive fica em uma posição mais propicia para ser colhida pelos LNBs de antenas teladas, tem os roteadores e vários outros equipamentos transmissores.

Parece lógico que esses equipamentos deveriam interferir de alguma forma na captação da tv via satélite, no entanto há um elemento aí que os “impede” de interferir: a faixa de frequência, ou, trocando em miúdos, a própria frequência de transmissão.

lista iptv legal 104 canais gratis ao vivo
lista iptv legal 104 canais gratis ao vivo

Para que uma transmissão interfira em outra, a impedindo parcialmente ou totalmente de ser captada, é necessário que as transmissões que estão se interferindo sejam transmitidas na mesma frequência ou em frequências muito próximas.

Saiba mais sobre: INTERFERÊNCIA 5G

As frequências de transmissão, que a grosso modo podem ser entendidas como o tamanho da onda de radiotransmissão, só interferem umas nas outras se forem de tamanhos coincidentes. A outros elementos que também irão impactar nessa interferência como a potência, próximidade, visada…

Para você ter uma ideia melhor de quais faixas de frequência de transmissão são usadas para quais tipos de transmissão, veja figura abaixo, clicando sobre ela você a poderá ver em tamanho maior:

frequências de transmissão e seus usos
Frequências de transmissão e seus usos

Verificando a figura acima você entende que, por exemplo, as faixas de frequências de rádio AM e mesmo FM estão distantes das faixas de frequência da TV via satélite. E mesmo se estivessem próximas, as interferências só seriam possíveis se a coincidência fosse muito próximo, como é o caso do 5G que usará frequência a partir de 3,5Ghz e acima, sendo que a Banda C da tv via satélite coincidirá com as frequência do 5G em um pequeno intervalo de frequências a partir de 3,6Ghz.

Como cada faixa de frequência é destinada a um tipo de uso (aparelho) diferente, isso permite controlar qual tipo de transmissão/uso/aparelho irá interferir na frequência de outro uso/transmissão/aparelho.

Obrigado e continue conosco no GPS.Pezquiza.com

Entra pro nosso canal no Telegram clicando aqui, clica agora aí vai!

.