5G Vs. Banda C Treta (Super) Atualizada

501

No último dia 24 de julho eu publiquei matéria e vídeos sobre o fim da Banda C, ou, metaforicamente, das grandes antenas da tv via satélite. O motivo? A Anatel tinham discretamente liberado a informação de que, após testes com o 5G haviam interferências importantes na captação das transmissões Banda C em solo que tornariam inviável a convivência entre Banda C na faixa de 3,5GHz e a captação da tv via satélite na Banda C, cuja faixa de frequência abrange o 3,5GHz.

APAGÃO DA TV ANALÓGICA VIA SATÉLITE ESTÁ PRÓXIMO COM A CHEGADA DO 5G e de canais digitais na Banda C também

APAGÃO DA TV ANALÓGICA VIA SATÉLITE DVE OCORRER EM BREVE COM A CHEGADA DO 5G

FIM DA BANDA C / SAT HD REGIONAL / TRETA COM OUTROS CANAIS?

Bastou a publicação destas informações e algumas considerações a mais que fiz nas lives sobre o assunto para que diversos “especialistas” de internet que começaram a se interessar ontem pelo assunto começassem a me atacar, estou com a caixa de mensagens, os comentários no Youtube (bloqueados) cheios de considerações sobre a minha ignorância no assunto.

Para essa cambada de cérebros de amendoim, olha só, a Anatel agora veio a público se pronunciar sobre o assunto, e olha só que interessante, novamente em cima do que ela falou há muitas informações escondidas que os cérebros de amendoim nem de longe conseguem captar, mas eu vou ser bonzinho com eles, já que a própria Anatel confirmou que toda a análise da situação que fiz no último dia 24 de julho foi acertada, vou me atrever a analisar a situação novamente.

No final de semana a “imprensa oficial” publicou matérias com as declarações do Presidente da Anatel, Leonardo Euler de Morais, dando conta de que “pode” ser necessário adiar o leilão das faixas de frequência para o 5G já que a nova tecnologia interfere de maneira irremediável nas antenas parabólicas e, pasmem, ele está preocupado com a captação de canais abertos na zona rural.

Pronto, lendo essa primeira parte aí só não entende que a ativação das antenas 5G interferem na Banda C quem é analfabeto funcional, mas mesmo esses ainda tem chance, basta ler a informação umas dez vezes e ir grifando as palavras interfere, irremediavelmente, antenas parabólicas e canais abertos.

Mas calma, vamos por partes, a matéria é extensa, há informações faltantes e interesses ocultos nessa história toda.

A Claro, dona da maior operação de tv por assinatura no Brasil, via cabo, está dizendo que não há necessidade desse tal de 5G agora no Brasil… Interessante não é mesmo? A Claro também tem um grande base de assinantes de telefonia móvel e internet 4,5G. De certo modo ela tem razão, para o usuário já não está boa infraestrutura atual da internet, não basta expandir a rede atual para que todos possam acessar a tecnologia atual em sua melhor qualidade?

Outra informação interessante, as operadoras de tv por assinatura estão reclamando que o 5G vai abrir mais possibilidades de surgirem operadoras de tv via internet e novas ofertas independentes de conteúdo via streaming, afundando ainda mais a tecnologia da tv por assinatura atual, em consequências o modelo atual da tv paga, bola essa que eu já vinha cantando há anos quando a Globo entrou no mercado com o tal do Globo Play.

O que estaria aprotando a Anatel, ela vai barrar o 5G para proteger o direito dos pobres e oprimidos de assistir TV via satélite aberta na Banda Cleia-se tv analógica via satélite)?

O que estaria querendo a Claro, simplesmente sabotar o 5G e obrigar o povo a assinar a tv paga convencional?

Nada disso meus amigos, o buraco é mais embaixo.

A operação do 5G, só na venda das frequências para operação, deverá arrecadar 10 bilhões de dólares. Mais que isto, a implementação da nova tecnologia abre um leque muito grande operações agregadas, incluindo setores como a segurança pública e a própria tv digital terrestre que pode até liberar a sua faixa de frequência em um futuro um pouco mais distante, migrando as atuais transmissões para a rede 5G e planos 5G fixos que surgirão na cauda da nova rede.

Vamos falar a verdade, a Anatel quer mais é que quem capta TV analógica via satélite na zona rural se …, um investimento bobo de 10% do valor arrecadado com o leilão das frequências para o 5G já resolveria a situação migrando todo mundo, de forma subsidiada, para a Banda KU e acabou o problema.

Ora, mas é obvio que a Anatel não estava falando de a tecnologia 5G interferir diretamente nas antenas parabólicas que estão na zona rural, já que captar o sinal 4G na zona rural é praticamente impossível, o que dizer então de captar o sinal 5G que tem um alcance muito menor? O que a Anatel estava falando e que os jornalecos não divulgaram por falta de capacidade ou se capacidade tiverem, por malandragem, é que os centros de operação das emissoras e operadoras, que estarão em regiões “afetadas” pelo sinal 5G, terão dificuldade de transmitir sua programação para os satélites (a mesma dificuldade existente na captação).

Mas quando se cria um problema é necessário apresentar uma solução não é mesmo? E qual seria a solução mais prática para resolver esse problema para que as transmissões para o satélite não cessem e a zona rural continue a poder desfrutar do sinal aberto de emissoras via satélite (leia-se tv analógica)?

Sim, se você pensou empréstimos e subsídios para que as empresas que serão “atingidas” pelo problema possam reestruturar a sua operação, olha, é bem provável que você esteja no caminho certo.

É uma bela sacada para que as operadoras de telecomunicações recuperem o valor de toda a infraestrutura que ficará obsoleta com a chegada do 5G, o que também as possibilitará abrir mão de vez da operação da tv por assinatura e agregar preço na venda de planos 5G que compensaria a perda da operação da tv paga e quem sabe até os prejuízos passados.

Eu, do meu lado, não aposto nem um pouco no adiamente do leilão mas sim no anúncio de um solução mágica igual ou muito semelhante com a que eu vislumbro nessa matéria.

Vamos deixar os sabichões da internet opinarem sobre o assunto, já que apesar dos 10 anos que tenho acompanhando esse mercado, estou com dificuldades de entendimento não é mesmo?

Entra pro nosso canal no Telegram clicando aqui, clica agora aí vai!

.