Telescópio espacial detecta água em cinco planetas distantes

761

A cada dia que passa a exploração espacial nos surpreende com descobertas muito importantes sobre o universo dentro e fora do sistema solar.

E esta notÁ­cia de hoje É uma das mais importantes já divulgadas pela comunidade cientÁ­fica que estuda o espaço pois equivale a dizer que este É o primeiro passo para se descobrir planetas com potencial para abrigar a vida humana.

A descoberta foi feita pelo telescópio espacial Hubble, que usando uma cÁ¢mera grande angular nÁ­vel 3 detectou vapores de água em cinco planetas fora do sistema solar e que são semelhantes ao nosso planeta Jupiter.

A tÉcnica utilizada neste estudo permitiu a detecção de vapores de água na atmosfera dos cinco planetas no momento em que os planetas passavam diante de suas estrelas e eram fotografados pelos Hubble, a luz emitida pelos planetas mudava permitindo a detecção dos vapores de água.

Estes planetas não entanto não permitem a existência de vida da maneira como a conhecemos pois eles estão muito próximos de seus sóis. a Nasa agora está aprimorando a tÉcnica para tentar detectar os vapores de água em planetas que esteja dentro da zona habitíel em seus sistemas solares. A dificuldade existe por que estes planetas supostamente habitíeis são bem menores que os grandes planetas analisados pelo Hubble e portanto muito mais difÁ­cil de serem detectados e analisados.

Detectar água em planetas em zonas habitíeis no entanto não É garantia de que estes planetas são mesmo habitíeis ou de que há vida nestes planetas.

Outra telescópio espacial da Nasa, o Telescópio Kepler está fazendo um importante trabalho na descoberta de planetas fora do sistema solar.

O Kepler já conseguiu detectar a existência de 44 mil estrelas que formam sistemas solares e que tem a possibilidade de conter planetas com condições semelhantes ao planeta Terra.

AtravÉs dos dados levantados sobre estas 44 mil estrelas analisadas pelo Kepler a Nasa realizou uma estatÁ­stica mostrando que, em relação ao total de estrelas já mapeadas pela Nasa, pelo menos 8,8 milhões de estrelas devem conter planetas com condições climáticas semelhantes Á s do planeta Terra.

O Kepler no entanto não tem os mesmos equipamentos que permitiram ao Hubble detectar água nos cinco planetas citados acima, desta maneira o Hubble precisa analisar um a um os planetas com melhores condições para os atuais equipamentos instalados no Hubble.

No Áºltimo ano a exploração espacial já teve duas outras grandes notÁ­cias, a primeira É que o telescópio Kepler encontrou três planetas com condições de sustentas a vida como conhecemos na Terra, os planetas no entanto não são parecidos com a Terra.

A outra É que foi encontrado um outro planeta com muita água e grande quantidade de oxigênio.

Vale lembrar que os telescópios espaciais são na realidade satÉlites equipados com um telescópio gigante.

telescopio hubble


LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here