StarOne D2 perde exclusividade do SAT HD Regional para a Sky – Sky Brasil 1

256

O satélite StarOne D2 (70W) terá um concorrente forte para as transmissões do Sat HD Regional, o satélite Sky Brasil 1 (43W) e um produto da própria operadora Sky.

Isto é o que noticiou o site Portal BSD informando se tratar de novidade confirmada pelo sócio fundador da Vivensis, Yuan Cabral, que por sua vez teria divulgado o novo produto através do canal do Youtube Nery das Antenas, de um revendedor autorizado de produtos Vivensis / Sky.

Fui eu lá no canal Nery das Antenas e assisti trechos de algumas das lives recentes no canal… Não encontrei a informação, se alguém souber exatamente onde foi divulgado isto, favor me envie a informação sobre o trecho corrento no e-mail [email protected]

Segundo p PortalBSD a informação é de que houve um acordo entre a Vivensis e a Globo para que o satélite Sky Brasil 1 possa liberar, através do SAT HD Regional / TVRO os mesmos canais presentes no SAT HD Regional através do StarOne D2.

A Globo teria imposto que o SAT HD Regional através do Sky Brasil 1 não pode liberar mais afiliadas que as afiliadas presentes no sistema através do StarOne D2.

As demais emissoras de canais abertos no Brasil não teriam feito o mesmo tipo de exigência e estariam até mesmo se preparando para colocar mais afiliadas no Sat HD Regional do Sky Brasil 1 que as afiliadas destas emissoras no StarOne D2.

Como intenção e realidade nem sempre andam juntas, vamos aguardar para ver se não haverá uma pressão para que estas emissoras sejam impedidas de ter mais afiliadas no Sky Brasil 1 que no StarOne D2.

O que eu aprendi ao longo de mais de uma década trazendo informações sobre as enussiras de tv no Brasil é que este mercado não gosta de se informe a verdade, então vamos trabalhar com hipóteses aqui.

1) A migração da tv analógica via satélite (Banda C) para tv digital via satélite (Banda KU) está fazendo água pois nem o público e nem os profissionais da área aderiram à migração da tv analógica para digital no satélite como os envolvidos comercialmente no processo imaginaram que iriam aderir.

2) O satélite StarOne D2 está fazendo água para o SAT HD Regional pois o público Banda KU do satélite já é usuário da TV Paga com os mesmos canais que o SAT HD Regional iria disponibilizar os obrigando a comprar um receptor novo, então… para que comprar um receptor Sat HD Regional novo?

3) O satélite StarOne D2 não tem um produto forte como o Sky Livre / Sky Pré Pago… atrelado à sua imagem para ajudar a chamar usuários para o SAT HD Regional na Banda KU.

4) A Claro TV deu prioridade à TV a cabo, desatrelando muito da sua imagem como tv via satélite na Banda KU no Brasil e isso também disvincula a imagem da Banda KU para o StarOne D2, deixando na obrigação das fabricantes de receptores SAT HD Regional construirem essa imagem e a coisa não está indo tão bem como eles imaginavam.

5) A Sky tem uma imagem forte para Banda KU pois a tv via satélite na Banda KU ainda continua a ser o carro chefe da empresa, alías, a própria imagem de uma antena Banda KU, na imaginação do consumidor, já tem um logo da Sky grudada nela. É de se imaginar que o fator Sky / Sky Brasil 1 vá gerar resultados mais rápidos ao SAT HD Regional na Banda KU que o fator Claro TV / StarOne D2 estão gerando.

Ou seja, Star One D2… Perdeu, mané!