Star One C2 mudará de posição orbital

155

O satélite Star One C2 deixará a princial posição orbital de satélites no céu brasileiro, a posição orbital 70W à qual se apontam dezenas de milhares de antenas parabólicas em todo o Brasil com o objetivo de captar os sinais de tv que satélites irradiam a partir dela.

O Star One C2 ocupa a posição orbital 70W desde o segundo semestre de 2008, poucas semanas após ter sido lançado para reforçar aquela posição orbital.

Agora com o lançamento do satélite Star One D2, que substituirá o Star One C2, a Embratel, operadora destes satélites, está movendo o Star One C2 para a posição orbital 65W, poucos graus à direita da atual posição 70W. Ao chegar na 65W, por enquanto, o Star One C2 não irá fazer nenhuma transmissão mas é províel que o C2 não ficará muito tempo sem ser utilizado e em breve começará a servir novos clientes na posição 65W.

A movimentação do Star One C2, indo da posição 70W para a posição 65W, começou no último dia 08 e deve finalizar nesta sexta-feira, 15 de outubro.

É a mudança de posicionamento de uma verdadeira lenda da história da televisão no Brasil após 13 anos de serviços prestados.

Outra movimentação de satélites que está sendo feita Embratel e mover o satélite Star One C1 para a posição orbital 92W.