SBT DTH NO C2- EMISSORA “REVELA O SEGREDO” DE ESTAR FORA DO AR NO SATÉLITE

17885

Com a valorosa contribuição do leitor Vandeson Silva, que enviou para o GPS.Pezquiza.com notas explicativas do SBT e de fabricantes nacionais de receptores de tv via satélite, que confirmam aquilo o que eu já vinha falando aqui no site desde o dia em que o sinal do SBT SP DTH saiu do ar no satélite StarOne C2.

Muita gente me criticou por ter dito que o problema era aquele mesmo de sempre, mas nada como alguns giros do planeta Terra para que as razões de certas atitudes se revelem, não é mesmo?

O SBT publicou em seu site o seguinte comunicado:

Caso você esteja com problemas para sintonizar o sinal do SBT no seu receptor SAT HD, entre em contato com o fabricante do seu equipamento para sanar o problema:

lista iptv legal 104 canais gratis ao vivo
lista iptv legal 104 canais gratis ao vivo

Century (12) 3931 1022 de Segunda a Sexta-feira, das 9h às 17h
SAC Elsys (19) 2101 0500 de Segunda a Sexta-feira, das 8h às 18h
SAC Visiontec (12) 3958 6698 de Segunda a Sexta-feira, das 7h30 às 17h15

Você também pode acessar o conteúdo do SBT no site www.sbt.com.br ou baixar o aplicativo em seu smartphone

Note pelo comunicado do SBT acima, que fica claro que a emissora retirou, por decisão própria, o sinal do SBT DTH que estava aberto no StarOne C2, a fim de que ele não mais pudesse ser captado pelos receptores SAT HD Regional, receptor este que é citado no comunicado publicado pela emissora em seu site.

Como eu vinha dizendo desde que o sinal saiu do ar, não havia problema técnico algum neste apagão do SBT DTH no C2, o que há é que p SBT deseja receber uma compensação para que o seu sinal digital no StarOne C2 possa ser disponibilizado para os donos de receptores Sat HD Regional.

Para quem não sabe, o Sat HD Regional é um receptor que permite a captação, via satélite, de afiliadas da Globo de várias regiões do Brasil, e naquelas regiões onde ele não disponibiliza o sinal da afiliada, é disponibilizado um sinal nacional da Globo, tudo em formato digital, claro.

O problema é que para que estes sinais digitais da Globo sejam disponibilizados, a emissora recebe uma compensação financeira dos fabricantes dos equipamentos, compensação esta que é cobrado do comprador do Sat HD Regional, já que o aparelho é bem mais caro que um receptor de tv via satélite comum.

Vale lembrar que o receptor de tv via satélite digital comum não abre estes sinais da Globo como o Sat HD Regional o faz.

Qual é o problema do SBT com o Sat HD Regional? É que o aparelho que libera o sinal da Globo trabalha captando os canais através do satélite StarOne C2, e todos os canais no C2 que estiverem com o sinal FTA servem como um adicional para o Sat HD Regional, ou seja, um brinde para quem comprar o aparelho, sem que estas emissoras que mantém o sinal digital aberto no C2 não recebem compensação financeira como a Globo recebe.

Ora, quem compra um receptor de satélite Sat HD Regional, sabe que tem a vantagem de ter o sinal da Globo garantido, este é o chamariz principal do aparelho, no entanto, para a compra compensar, também quer ter o sinal digital aberto das outras emissoras nacionais. No começo da venda do Sat HD Regional era tudo aberto, as emissoras ainda não haviam se tocado do bom negócio que poderia ser o Sat HD Regional, um receptor que teria as principais emissoras que estão no C2 em formato analógico, só que com a vantagem do digital.

Mas a coisa azedou faz é tempo, além do SBT, Record e RedeTV! também querem uma compensação financeira para facilitar a captação de seu sinal digital através do StarOne C2, que é para onde apontam as antenas do Sat HD Regional. Por enquanto só a Globo (que é dona da ideia do aparelho), é quem recebe esta compensação.

No comunicado do SBT acima, a emissora incita os clientes do Sat HD Regional (e outros receptores FTA que também conseguiam captar o sinal aberto do SBT no C2) a ligarem para as fabricantes do Sat HD Regional: Elsys, Century e Visiontec e reclamar que os receptores não conseguem captar o SBT no C2.

É óbvio que o SBT sabe que não há como captar o sinal SBT DTH no C2, já que foi o próprio SBT quem desligou este seu sinal no satélite. O que o SBT quer com a estratégia é mostrar para estas fabricantes que há muita gente que também quer captar um sinal digital do SBT no StarOne C2, e por isto compensa pagar uma compensação financeira para o SBT disponibilizar o seu sinal digital no C2 através do Sat HD Regional, que nesse caso voltaria ao C2 codificado, assim como são as afiliadas e o sinal nacional da Globo, podendo então ser aberto somente pelo Sat HD Regional.

A estratégia é interessante, mas para isso acontecer o preço final do receptor de tv via satélite Sat HD Regional tem que subir para o cliente final, o que acaba não sendo nada bom para a estratégia de venda dos aparelhos. Lembrem-se, há mais de dez milhões de receptores de tv via satélite analógicos apontados para o C2 e com certeza o SBT está mirando em ganhar um pouco de grana com a migração desses receptores analógicos para receptores digitais.

As fabricantes de receptores de satélite, no entanto, não parecem estar gostando da estratégia do SBT para morder um pedaço do faturamento do receptor que libera o sinal digital da Globo, confere abaixo o comunicado que duas delas liberou como resposta ao comunicado do SBT:

Nota Oficial: Sinal Digital SBT

Prezados clientes.

Todos os canais de televisão, sejam eles transmitidos por satélite ou via terrestre, são de responsabilidade de cada emissora. O SBT, por decisão própria, retirou seu sinal digital do satélite StarOne C2.

Há que se destacar que, como fabricantes de receptores, não temos gestão ou qualquer outro recurso que possa retomar tal decisão. No cenário atual, a única forma de ter de volta o sinal digital do SBT nas parabólicas será única e exclusivamente por decisão da emissora.

Century.

Acima você viu a nota da Century, que pelo jeito lavou as mãos e não vai tentar nada para remediar o problema, ou seja, pelo que se pode entender não concorda em incluir o SBT como sócio no faturamento do Sat HD Regional.

A sorte é que provavelmente quem vai comprar um receptor novo não presta atenção nesse tipo de informação até que já tenha comprado o aparelho e só então notado que não há sinal para todas as emissoras, captável através do StarOne C2. De qualquer maneira essa nota aí é meio que uma confissão: olha, você compra um receptor de tv via satélite mas a gente não garante que você vai conseguir captar nenhuma emissora de tv via satélite através dele, se você não conseguir captar nada aí você reclama com a emissora.

Já a Elsys soltou o seguinte comunicado:

Comunicado Administrativo Elsys

Sinal Digital SBT

Prezado Lojista,

Todos os canais de televisão, sejam eles transmitidos por satélite ou cabeamento, são de responsabilidade de cada emissora. O SBT por deliberalidade própria, tomou a decisão de tirar o seu sinal digital (SD), do ar.

Desta forma, infelizmente não temos gestão ou qualquer recurso que possa retomar tal transmissão. Sugerimos que entre em contato com a emissora local, para obter maiores informações à respeito de sua programação.

Atenciosamente,

Rede Credenciada.

Dá pra ver que o comunicado da Elsys é parente do comunicado da Century, mas a Elsys resolveu jogar para os lojistas, já que na hora da venda, na necessidade de vender, o lojista acaba falando que pega Globo, pega SBT, pega Record, pega tudo… Quando o sinal fica fora do ar quem ouve primeiro é o lojista. Mas no fim a posição é igual a da Century: não se responsabilizar de que o receptor vai pegar qualquer emissora que seja, o que na loja não é uma boa estratégia para vender o produto, quem vai querer comprar um produto sabendo que ele pode não funcionar da maneira como é desejável?

A Elsys também fala para o lojista ir se informar com a emissora local, uma indireta para o sinal digital terrestre, o que sabemos também é uma coisa que não vai resolver de imediato e muito menos vai resolver o problema de todos que querem o aparelho para captar sinal digital através do satélite, já que muitos moram em locais onde não chega o sinal terrestre.

A Elsys também não parece nada disposta a abrir mão de um pouco do faturamento do Sat HD Regional para incentivar o SBT a liberar o sinal digital no StarOne C2.

Vamos esperar as cenas dos próximos capítulos.

SIM, NÓS TEMOS TELEGRAM E SE VOCÊ TEM TAMBÉM CLICA LOGO NO LINK AÍ E CONHECE O NOSSO: https://t.me/gpspezquizaoficial