ANTENA SKY PARA CAPTAR SINAL DA TV DIGITAL TERRESTRE???

2641

É engraçado como de tempos em tempos surgem algumas dúvidas não tão comuns que são compartilhadas por muitas pessoas. Uma das mais recentes que houve um acréscimo de perguntas é justamente esta:

Antena Sky (ou de tv por assinatura) serve para captar sinal da tv digital terrestre?

Tanto no meu e-mail [email protected] quanto nas redes sociais o pessoal tem perguntado bastante isto, às vezes, quando eu demoro para responder ou mesmo não consigo responder a todas as perguntas que chegam, e a pessoa quer mesmo a resposta para a questão, ela acaba enviando em diversos meios de contato e coloca assim: já perguntei no e-mail, no facebook, no whatsapp…

Muito bem, a antena da Sky não serve para a captação da tv digital terrestre, o que não quer dizer que em alguns locais em que o sinal da tv digital terrestre é mais forte, a antena da Sky não consiga captar o sinal da tv digital terrestre.

A questão é que a antena offset – é este o nome que recebe a antena que capta Sky e outras operadoras de tv por assinatura – funciona de uma maneira diferente, bem diferente, do funcionamento de uma antena para tv digital terrestre, bem como o tipo de frequência de captação entre elas também é bastante diferente.

Vamos nos ater ao funcionamento da antena Sky:

– Há uma parábola (prato) que serve para rebater e concentrar o sinal captado, fazendo-o convergir em um ponto de foco, da mesma maneira que ocorre com uma lupa ao captar a luz solar, a diferença é que no caso da antena da Sky o ponto de concentração do sinal é para a frente da antena.

– O sinal é rebatido e concentrado pela antena (ponto de foco) para dentro de uma peça que fica logo à frente desta, que é o LNB. O LNB é um amplificador de sinal que para funcionar precisa receber uma certa voltagem através do cabo coaxial, ou seja, ele não é uma peça “morta” à frente da antena, e sim um amplificador que é energizado, um equipamento ativo.

– O LNB só funciona com a voltagem correta e só amplifica o sinal com a frequência correspondente à emissão do satélite para Banda KU, cuja frequência é bem diferente da emitida pelas torres de tv digital terrestre.

– Para completar, o LNB precisa receber a frequência na posição que combine com a “agulha” de captação (polarização) existente ao final do feed, a agulha já é uma peça da parte ativa do amplificador. Então não é qualquer frequência captada de qualquer maneira que faz o LNB funcionar da maneira correta.

Desta maneira, a antena da Sky não trás nenhuma vantagem à captação de sinal da tv digital terrestre e mesmo nos locais onde ela vai conseguir captar algum sinal da TDT, isso ocorre na verdade por conta mais do cabo coaxial do que da antena da Sky.

Por isto, para tv digital terrestre, prefira uma antena apropriada para este tipo de captação, podendo até mesmo ser uma antena do tipo faça você mesmo, que é possível aprender em tantos tutoriais existentes na internet.

SIM, NÓS TEMOS TELEGRAM E SE VOCÊ TEM TAMBÉM CLICA LOGO NO LINK AÍ E CONHECE O NOSSO: https://t.me/gpspezquizaoficial