Quando a codificação Nagra 4 chega ao Brasil?

1788

Em resposta aos inÁºmeros pedidos e e-mails que temos recebido diariamente sobre a codificação Nagra 4 e em respeito aos nossos leitores que tem nos seguido e indicado durante os nossos quatro anos de atividade, o GPS.Pezquiza.com quer esclarecer que:

– Temos consultado todas as semanas as nossas principais fontes em algumas empresas que trabalham diretamente com telecomunicação via satÉlite e que tem acesso a manutenção e mudanças que ocorrem em alguns dos satÉlites que mais interessam ao pÁºblico brasileiro.

– Infelizmente, atÉ o momento, a melhor informação que conseguimos obter foi a de que testes com a codificação Nagra 4 estão sendo feitas no satÉlite Amazonas 3 e que este começara a operar comercialmente a partir de abril.

– A expectativa que se tem É que ao entrar em operação o satÉlite Amazonas 3, as transmissões para as operadoras de tv por assinatura Vivo TV, Oi TV e Movistar continuem em Nagra 3.

– O Amazonas 3 tambÉm deverá carregar os canais da Movistar, que hoje estão tambÉm no satÉlite Amazonas 1 codificados em Conax.

– A Vivo TV tambÉm tem um transponder no satÉlite Amazonas 2 e a Movistar tem quatro transponders neste satÉlite, que ainda continuará ativo.

– Alguns transponders da Oi TV são compartilhados com os da Vivo TV, ou seja, para onde uma operadora caminhar em relação Á  codificação Nagra 3 ou Nagra 4, a outra operadora tambÉm tem que ir.

– A codificação Nagra 4 alÉm de fazer a troca de chaves com maior frequência, ainda tem um tipo de confirmação de criptografia dinÁ¢mica que valida o cartão que está no receptor com as chaves enviadas pela operadora, o que faz multiplica exponencialmente a necessidade de processamento destas informações, ou seja, É bem exigente esta codificação.

Vamos então fazer certas conjecturas do que esta mudança de satÉlite pode trazer.

– O satÉlite Amazonas 3 vem com uma nova geração de tecnologia de transmissão de dados, com melhor processamento de dados e preparado atÉ mesmo para um maior fluxo de transmissão de dados atravÉs de nove transponders de banda Ka.

– Possivelmente será retirado tambÉm do Amazonas 2 as transmissões de pacotes da Vivo TV, pois o Amazonas 3 está preparado para receber todos os transponders da operadora.

– Com a renovação de tecnologia do Amazonas 3 o satÉlite já está pronto para operar em Nagra 4 assim que as operadoras necessitarem, no entanto, não há informações sobre se os receptores da Vivo TV e Oi TV estão preparados para suportar a codificação Nagra 4.

– A Oi TV começou suas operações com receptores de muito baixa qualidade, então É de se esperar que estes receptores não consigam trabalhar com a codificação Nagra 4 a contento e esta previsão de mudança para um codificação mais forte não foi feita no inÁ­cio das operações da Oi TV.

– Os novos receptores HD da Oi TV e tambÉm os receptores HD da Vivo TV estão preparados para Nagra 4, e assim como ocorreu com a mudança de codificação anterior, que implementou o Nagra 3, os pacotes premium destas operadoras serão os primeiros a serem migrados para Nagra 4.

– Por isto a mudança de codificação de Nagra 3 para Nagra 4 não deverá provocar um apagão nos receptores piratas da noite para o dia, mas quando iniciar esta mudança pode ser questão de pouco mais de dois meses para que ela se complete.

– Apesar de nem todos receptores piratas estarem prontos para trabalhar com a codificação Nagra 4, ou seja, provavelmente a função Twin Tuner SKS integrada em muitos destes receptores acabar morrendo, já temos notÁ­cias de que novas tÉcnicas poderão ainda aproveitar estes mesmos receptores, comprando-se um novo tipo de dongle que só deve se apresentar ao mercado em momento oportuno.

– Estamos investigando como trabalha estes dongles para trazermos para vocês uma informação mais consistente, mas pelo que ficamos sabendo por enquanto, É uma solução atÉ simples e bastante engenhosa.

– É isto, uma eterna luta de gato e rato no mercado de tv por assinatura via satÉlite.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here