PORTUGAL TERÁ BASE DE LANÁ‡AMENTOS DE FOGUETES ESPACIAIS

1814

Reforçando o bom momento em que passa o paÁ­s, Portugal resolveu retomar o seu programa espacial, decidindo recriar sua agência espacial e construir uma base de lançamento de foguetes espaciais em território português.

A decisão foi feita atravÉs de uma reunião de ministros portugueses de diversos setores, o que culminou em uma resolução determinando a criação de um grupo de trabalho que estará encarregado da criação da agência espacial portuguesa.

Portugal já É membro da Agência Espacil Europeia há mais de 17 anos, participando desde então de diversos programas espaciais.

Atualmente o paÁ­s emprega aproximadamente 1,4 mil pessoas no setor aeroespacial que desde 2006 gerou uma receita aproximada de 900 milhões de euros para o paÁ­s.

A intenção de Portugal para a sua base de lançamentos espaciais É o lançamento de pequenos foguetes. A base deverá ser construÁ­da em uma das ilhas do arquipÉlogo dos Açores, localizado no Oceano AtlÁ¢ntico, uma região pouco povoada e com algumas ilhas não habitadas, o que o torna ideal para o lançamento de cargas espaciais.