Faça Você Mesmo uma Antena Parabólica de madeira

15049

Finalmente consegui a recuperação das imagens que mostram como fazer a antena de madeira, um tutorial que eu já tinha dado como perdido mas que É desejo de muitos que esteja disponÁ­vel.

Está aÁ­, aproveitem e façam a sua própria antena focal point de madeira.

Olá Colegas, sim É possÁ­vel, já vimos que há tentativas de colegas entusiastas de satÉlites para fechar suas antenas teladas e tentar captar o sinal com maior intesidade, mas neste tópico venho trazer para vocês a experiência de um colega do fórum internacional Free To Air em fabricar uma antena de madeira.

Aqui está o link e abaixo a tradução das partes mais importantes, e para quem se animar a fabricar a sua, boa sorte:

http://www.vetrun.com/forums/showthread.php?t=1077

“Razões para construir uma antena seria para aprender alguma coisa e espero ter divertimento ao fazê-lo. Se você quiser apenas uma antena para assistir Á  TV sentado e que seja barata e bem feita, então sugiro que você compre uma!

Mesmo este prato que É pequeno vai demorar muito tempo e esforço para fazer o trabalho.

Requisitos para fazer um prato.

1,0 Você precisa de muito tempo em suas mãos! (como eu)
2.0 Você precisa de muita paciência.
3,0 Ajuda se você for um marceneiro ou ter uma boa imaginação de como fazer as coisas.
4,0 Passear em volta de locais de reciclagem para encontrar muitas das peças Áºteis.
5,0 Ferramentas para corte de metal ou madeira / cola/ martelo/ tubo de PVC para o sistema de foco LNB / alumÁ­nio para os suportes / parafusos porcas etc.

Você vai, naturalmente, precisar de um LNBF banda Ku. Eu gosto dos retos, uma vez que pode ser colocado no tubo de focalizar melhor. Aqueles onde o cabo sai a 90 graus não são tão boas para pratos foco central.

Algo para montá-la sobre. Vou usar uma tripÉ para cameras ou equipamentos portáteis. Você pode querer fazer o seu de forma diferente. Não vou entrar em profundidade sobre como montá-lo. É onde a imaginação entra em jogo.

Pronto?!

Eu vou manter tudo em milÁ­metros. O nosso prato será 750 milÁ­metros de diÁ¢metro com a razão f(foco) / D (Diametro) de 0,7. O ponto de foco será 0.7×750 = 525 milÁ­metros de distÁ¢ncia do centro do prato. A profundidade do prato será D/16 (f / D), onde D = diÁ¢metro do prato f / D É a razão focal, no nosso caso 0,7. Então, que divide a 750/16×0.7 ou 750/11.2 = 66,96 milÁ­metros. Nossa profundidade será 66,96 milÁ­metros.

Assim, para análise —
prato de 750 milÁ­metros de diÁ¢metro
f / D 0,7
foco 525 milÁ­metros
profundidade de 66,96 milÁ­metros centro.

Com esses detalhes agora precisamos traçar um perfil da curva parabolóide para fazer um modelo de esqueleto da antena.

A equação para isso É X = Ysquared/4D (f / D) = Ysquared/4x750x0.7 = Ysquared/2100. Onde X = altura do ponto de enredo e Y = intervalo de plotagem.

Vamos fazer todos os pontos do lote 20 milÁ­metros. Deste então temos 20mmx20mm / 2100 = 0,19 milÁ­metros. O ponto do lote seguinte será em 40 milÁ­metros para 40mmx40mm / 2100 = 0,76 milÁ­metros. O ponto do lote seguinte será em 60 milÁ­metros nos próximos 80 milÁ­metros etc etc

Lembre-se isto É para o raio do diÁ¢metro do prato para continuar a fazer pontos do lote em linha reta para fora a 750 milÁ­metros / 2 = 375 milÁ­metros.

Aqui está uma imagem escaneada dos pontos de plotagem. Eu os arredondei um pouco, se você quer ser perfeito use a equação acima.

antena madeira pontos plotagem
Pontos de Plotagem para fazer antena de madeira

Eu usei um pedaço de papelão grosso e desenhei uma linha de 2 centÁ­metros da borda inferior. Trabalhando da direita para a esquerda eu desenhei marcas cada 20mm (o espaçamento Y). Não tenho certeza porque eu fui da direita para a esquerda. Eu acho que É possÁ­vel ir da esquerda para a direita com a mesma facilidade. Diretamente acima de cada espaçamento de 20 milÁ­metros É onde eu plotei o “X”. Isto É o que toda a matemática está em causa. Você pode ver uma espÉcie de curva de partida a ter lugar agora.

Desculpe o meu scanner não coube tudo dentro

Tudo o que tive que fazer depois foi juntar os pontos.

pontos curvatura antena madeira
Marcando pontos de curvatura para antena de madeira

Em seguida, use uma faca afiada e corte na curva parabólica só.

Eu usei uma placa base de 42 centÁ­metros de diÁ¢metro para este prato. Motivo para um tamanho tão grande É ajudar na precisão. Então, por causa disso eu fiz uma linha de 21 centÁ­metros a partir do final do esqueleto para que ele sente na placa de base plana. É muito importante que a parte inferior da esqueleto seja plana. Eu faço outra marca na parte alta do esqueleto cerca de 2 centÁ­metros para baixo. Desenhar uma linha de marca para marca e cortá-la.

O proximo passo É muito importante.

Vou usar 9 partes para o esqueleto na base, mais partes seria melhor, mas estou com preguiça.

O que eu faço agora É multiplicar o nÁºmero de partes pelae espessura das partes e de dividir por Pi (3.14159265).

9×12.5/Pi = 35,8 milÁ­metros. Eu divido por 2 e obtenho 17,9.

Na junção das partes dp esquelo da antena eu faço um circulo de reaio 17,9 milÁ­metros para que todos as partes caibam na placa de apoio em sua posição correta. Isso vai deixar um buraco no meio do prato 35,8 milÁ­metros de diÁ¢metro.

Este É o modelo acabado. Pronto para colocar na placa de 12,5 milÁ­metros para cortar com uma serra. (Odeio esta parte)

Esta É a placa de base 9 milÁ­metros . 9-12mm está tudo bem, mas 9 era a que eu tinha por perto. A placa de base É 42 centÁ­metros de diÁ¢metro.

Da marca de centro na placa de base eu uso um transferidor para fazer 9 radiais. Desde 360 (graus) dividido por 9 = 40 faço cada radial do centro 40 graus de separação.

Em torno da marca de centro tambÉm desenho um cÁ­rculo de 36 milÁ­metros de diÁ¢metro. Esta É a marca em que as partes se encontram, deixando um buraco de 36 milÁ­metros. Você pode cortar o buraco fora se você quiser para deixar a agua escorrer.

Há algumas marcas extra na placa de um trabalho anterior. Basta ignorá-los.

BAse e partes cortadas.

base partes antena madeira
Base e partes antena de mandeira

Agora É com parafuso e cola

Com um painel colado (não está claro que material ele usa para o painel)

Agora com todos os painÉis colados.

E antena em uso

antena madeira uso
Antena de madeira em uso

Então, É assim que faço meus pratos.

É possÁ­vel, em teoria, fazer qualquer prato de qualquer tamanho apenas mudando os detalhes na equação acima. Na prática, pratos de banda Ku- são mais difÁ­ceis de fazer.

Para manter o rigor sobre as antenas banda Ku com f /D 0.7 É necessário muitas partes.

90 centÁ­metros, no mÁ­nimo, 12 partes.
120 centÁ­metros 16 partes.
180 centÁ­metros 24 partes.
240 centÁ­metros 32 partes.

Para a banda C provavelmente você pode usar menos, talvez apenas 16 partes para um prato de 2.4m.

Desde o meu teste de 75 centÁ­metros É de salientar que um foco central deste tamanho É um pouco menor e mais complicada de se ajustar que em uma antena de 90 centÁ­metros ou mais. A razão É sempre que eu colocava a minha mão na frente do prato para ajustar o LNB eu perdia o sinal devido ao tamanho da obstrução da minha mão! Oh, bom viver e aprender. Acho que agora 1.0M ou talvez um tamanho um pouco maior poderia ser melhor para uma primeira vez sabendo menos que o sinal sat É muito forte.

3 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here