FAÇA uma ANTENA PARABÓLICA de FIBRA DE VIDRO

6054

Mais ou menos em 2014 eu publiquei aqui no GPS.Pezquiza.com um tutorial que ensinava o passo a passo para se fabricar, em casa, uma antena de fibra de vidro. Diferente de alguns outros tutoriais de apontamento de antena parabólica publicados aqui no GPS.Pezquiza.com, o tutorial ensinando a fabricar a antena de fibra de vidro não estava postado aqui completamente, por se tratar de material feito por um site em espanhol, eu trazia na publicação um link para um documento em espanhol que os colegas podiam baixar para aprender todo o processo.

Infelizmente com o passar dos anos o site do colega espanhol saiu do ar, junto com o tutorial. Restava então um backup do mesmo que estava em um HDD externo no qual eu gravava o material publicado aqui no GPS.Pezquiza.com… Mas em 2017 minha casa foi invadida e os ladrões levaram tudo que havia de equipamento eletrônico, inclusive a bolsa onde estava guardado o tal HDD externo com o backup do site.

Ok, mas para que eu precisava de um backup se o site estava no ar rodando liso? Pois é, o site foi invadido pouco tempo depois do roubo na minha casa e simplesmente apagaram tudo. Foi extremamente complicado, com o passar dos meses, conseguir recuperar a maior parte das publicações importantes aqui, mas infelizmente o tal tutorial sobre como fazer a antena ´parabólica de fibra de vidro nunca foi recuperado.

Mas espere, tem mais; como geralmente as pessoas só querem aquilo o que é escasso ou não existe mais, foi só no sumiço desse tutorial que começou a aparecer vários pedidos para a republicação do tutorial da antena de fibra de vidro. Deu uma febre de vontade de fazer antena de fibra de vidro no pessoal aqui no Brasil. Mas os meses foram passando e eu realmente não conseguia recuperar o tal tutorial original.

E realmente o original eu não consegui, mas consegui ontem uma ideia também bem interessante para que se consiga fazer uma antena de fibra de vidro tão boa quanto aquela de anos atrás. E ainda vou deixar a dica para quem não se lembra ou nunca viu o tal tutorial da antena de fibra de vidro original.

Como fazer uma antena parabólica de fibra de vidro

Como eu consegui um tutorial ensinando a fazer uma parabólica de fibra de vidro: pesquisando sobre como transformar uma antena parabólica em fogão solar (link logo abaixo), a pessoa que faz a tal transformação na realidade fabrica uma parabólica de fibra de vidro para então transformar essa parabólica em um fogão solar. Bingo, o que nós precisavamos para recuperar aquele tutorial da antena de fibra de vidro era justamente saber como é o processo de fabricação dela.

Neste novo tutorial, em questão, cujo link deixarei para você ai abaixo (baixe, salve, mande para a nuvem), a pessoa produz um molde da parábola em alvenaria, depois tem todo um processo para tornar esse molde o mais liso possível e então o processo de misturar a fibra de vidro e aplicar ao molde de uma maneira que você vai conseguir depois retirar a fibra do molde e ela estará no formato da parábola. Agora é só alisar bem a parabólica, reforçar, construir o suporte ou colocar num suporte que você já tem e usar.

Mas espere aí, você também vai notar que parábola que ele fez é bem mais profunda que uma parábola para captar o sinal do satélite, o que compromete um pouco se você fizer uma exatamente com o molde que ele oferece, para resolver isto você tem duas boas opções:

– 1) Use uma antena de chapa, o lado dos fundos dela, como molde para a sua antena parabólica de fibra de vidro. Aproveite o processo que o tutorial ensina sobre alisar bem o molde e preparar ele para receber a fibra de vidro, de modo que você a consiga retirar do molde posteriormente.

– 2) Use um aplicativo de calcular as dimensões e curvaturas corretas para uma antena parabólica para tv via satélite. Não está muito fácil de encontrar mas eu ainda encontrei um para baixar pesquisando por “Descargar Calculador de Parabolas WiFi x Chalenger V.3.0 Windows”. Eu baixei o aplicativo mas como ele é para Windows e eu uso MacOS, não tive como testar se é o mesmo que já publiquei aqui no GPS.Pezquiza.com há muitos anos. Por isso, se baixar, passe um antivírus antes de executar.

No mais é isto, você terá novamente o conhecimento de como fazer uma antena parabólica de fibra de vidro e de quebra ainda aprenderá a fazer um fogão solar para poder cozinhar, assar e fazer seu churrasco sem a necessidade de usar gás.

Os links para o tutorial escrito e os vídeos da execução dele estão no final da matéria em que eu falo sobre o fogão solar, confere a matéria ai:

Veja em: Sua Antena Parabólica pode Virar um Fogão Solar Forno ou Churrasqueira Solar

Entra pro nosso canal no Telegram clicando aqui, clica agora aí vai!

.