EXPLODE FOGUETE que levaria primeiro SATELITE DO FACEBOOK ao espaço

1020

O Facebook sofreu uma grande perda hoje com a explosão do foguete espacial que iria levar o primeiro satÉlite da rede social ao espaço.

O satÉlite era o AMOS-6 de fabricação israelense, e o foguete que explodiu foi um foguete da empresa SpaceX, um foguete Falcon 9.

O satÉlite seria lançado daqui a dois dias, ou seja, a explosão não ocorreu no lançamento do Falcon 9, que já estava na plataforma de lançamento de Cabo Canaveral.

Nem a SpaceX e nem os administradores da plataforma de lançamento em Cabo Canaveral divulgaram a exata razão da explosão do foguete Falcon 9, mas a SpaceX disse que o problema não ocorreu no seu foguete e sim na plataforma de lançamento, que ocasionou na explosão do Falcon 9.

AlÉm da perda do foguete de lançamento, o prejuÁ­zo estimado somente com a perda do satÉlite AMOS-6 foi de 200 milhões de dólares.

A perda financeira não foi contabilizada totalmente para o Facebook, já que o satÉlite pertencia a uma iniciativa encabeçava pelo Facebook com o objetivo de levar internet banda larga para comunidades não conectadas no planeta. Este É o projeto Internet.org.

Mark Zuckerberg pessoalmente estava empenhado na divulgação da iniciativa e já havia anunciado com grande orgulho que o primeiro satÉlite a oferecer internet de graça para estas comunidades isoladas estaria em órbita ainda nesta semana. Por este baqque ele não estava esperando.

No entanto o Facebook, que esperou anos para ver o seu satÉlite de internet em órbita e agora está em dÁºvida se vai investir em outro satÉlite com a mesma intenção, ainda tem uma carta na manga, que são drones que voarão a grandes altitudes e que terão a mesma função do satÉlite, compartilhar internet com estas comunidades isoladas no planeta.

Veja abaixo a imagem da explosão do Falcon 9 que já estava com o satÉlite do Facebook embarcado.


Clique na Imagem para ver a animação da explosão do foguete Falcon 9
satelite=facebook=explosao-falcon-9-spacex