Como assistir TV local quando usamos parabólica?

11967

Recebi este questionamento no e-mail do GPS.Pezquiza.com a algumas semanas e confesso para vocês que venho pensando este tempo todo se o meu amigo leitor do site que a enviou quis dizer que quer mesmo receber o sinal local de tv terrestre na antena parabólica ou se ele quer receber o sinal das tvs locais de sua cidade que por ventura estão sendo transmitidas via satélite.

Na realidade as duas coisas são possíveis, no entanto vamos por partes.

Se a pergunta é sobre receber o sinal da tv terrestre usando uma antena parabólica, nós ainda não fizemos este teste e muito menos a antena parabólica foi desenvolvida para receber o sinal da tv terrestre, no entanto, sabemos de diversas experiências bem sucedidas na recepção de tv terrestre usando os pratos telados.

Se você quiser fazer o teste por diversão, não é das situações mais complicadas, mas você vai perder todo o apontamento que fez para o satélite para poder matar a sua curiosidade.

lista iptv legal 104 canais gratis ao vivo
lista iptv legal 104 canais gratis ao vivo

Desligue o seu receptor e a sua televisão, retire o cabo da antena de trás da televisão e o cabo da parabólica que está ligado no receptor, conecte o cabo da parabólica direto na entrada de tv terrestre da televisão.

Algumas tvs mais modernas tem duas entradas de antena, uma entrada cabo (Cable) e outra entrada terrestre (Air), tenha certeza de que conectou o cabo da parabólica na entrada da antena terrestre (Air).

Agora que vem a parte mais trabalhosa, você precisa saber em que direção está a torre de transmissão terrestre da sua cidade – as antenas de tv UHF e VHF estarão apontadas na direção desta torre – e girar a antena parabólica até que ela fique de frente para esta direção, e não é apenas isto, você vai também mexer na elevação da antena de um modo que ela fique o mais em pé possível para melhorar a captação do sinal.

Não, o LNB não vai funcionar como um amplificador do sinal nem nada do tipo, o LNB vai funcionar simplesmente como um pedacinho de metal captando o sinal da transmissão terrestre, se o sinal no local for forte a captação será boa, se for mediano provavelmente não vai conseguir captar nada.

Este mesmo feito pode ser realizado e ter até melhores resultados usando por exemplo, dois pedaços de fios de metal estendidos para lados opostos na armação de um rodo ou vassoura, os metais vão captar o sinal terrestre e enviar para a entrada de antena na sua tv.

Ou seja, é apenas uma curiosidade, não é a melhor maneira e nem a maneira apropriada de se captar a tv terrestre.

Agora vamos levar em consideração que a pergunta era mesmo sobre como captar as emissoras locais que transmitem no satélite.

Aí a situação é um pouco mais complicada pois nem todas as retransmissoras enviam o seu sinal para o satélite, a grande maioria das afiliadas com sinal no satélite são retransmissoras da Globo e estão com o sinal codificado no satélite.

Então o que você deve é fazer uma lista com as emissoras de tv da sua cidade e procurar em qual satélite esta emissora está transmitindo.

A melhor forma de fazer esta procura é abrir o Google em seu navegador de internet e digitar na busca:

Lyngsat

Exemplo:

Lyngsat TV Anhanguera

A busca vai trazer uma página do site Lyngsat mostrando em que satélite está sendo transmitida a TV Anhanguera.

Depois que você conseguir identificar se as emissoras que você quer estão com o sinal no satélite, e se mais de uma estiver, você poderá estar com um problema em mãos.

Provavelmente as emissoras estarão em satélites diferentes, e aí você vai precisar fazer mais de um apontamento para conseguir os sinais delas.

E se elas estiverem com o sinal codificado, então aí só lhe resta torcer para de vez em quando elas abrirem o sinal.

E se nada disto der certo o melhor mesmo e comprar uma boa antena UHF para a tv digital terrestre e também uma VHF para os canais analógicos e ser feliz sem complicações.

assistir-tv-local-parabolica