Chineses foram presos por instalarem antenas parabólicas. Não É por pirataria…

841

Em 06 de julho de 2012 as forças de segurança de Dalian, provÁ­ncia de Liaoning, sob as ordens da agência local do Comitê dos Assunts PolÁ­tico-Legislativos do Comitê do Partido Comunista Chinês de Dalian, prenderam 79 praticantes do Falun Gong por instalarem em suas residências antenas parabólicas.

Qual o problema em eles instalarem estas antenas parabólicas?

Elas estavam sendo usadas para assistir a uma emissora de televisão proibida, a NTDTV (New Tang Dynasty Television).

Dos 79 chineses presos na Época, 10 foram enviados a campos de trabalhos forçados, as prisões tambÉm resultaram em duas mortes, uma de um praticante do Falun Gong e uma de um familiar.

O Falun Gong É uma disciplina espiritual da região.

No Áºltimo dia 21 de junho treze destes chineses foram levados Á  jugalmente e doze advogados compareceram ao tribunal para defender estas pessoas, o julgamento durou doze horas e foi interrompido a pedido de um dos advogados pois a saÁºde de três dos presos impedia a continuação do julgamento. O julgamento foi adiado ainda sem data marcada para o próximo jurÁ­.

Uma sessão tão longa de julgamento na provÁ­ncia de provÁ­ncia de Liaoning no entanto não É comum, e o caso das antenas parabólicas É tão grave que o “crime” está sendo considerado mais grave que um escÁ¢ndalo de corrupção de um ministro Chinês que envolvia milhões de dólares.

As doze horas de sessão do julgamento foram tão problemáticas que, entre as pessoas que compareceram para comparecer ao julgamento, entre familiares e membros que compunham o julgamento, 56 familiares dos reÁºs foram presos e tambÉm dois dos advogados, sendo que um dos advogados, Cheng Hai, que foi de Pequim Á  Dalian especialmente para o julgamento, foi espancado pela polÁ­cia.

O motivo? Os advogados entraram com alegação de inocência para seus clientes.

Mas esta não É a Áºnica pressão que os advogados estão recebendo, vários deles foram ameaçados de não terem suas licenças para advogar renovadas, na China elas são renovadas de ano em ano.

A opinião pÁºblica chinesa no entanto considera que os homens são mesmo inocentes e que o caso está apenas servindo para intimidar a população a não ter acesso a notÁ­cias sobre escÁ¢ndalos e corrupção dos governantes chineses. Este tipo de notÁ­cia É proibida naquele paÁ­s no entanto É NTDTV, motivo pelo qual É proibido assistir Á  programação da emissora.

chineses presos por instalarem antenas parabolicas


LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here