BASE DE ALCÂNTARA PODERÁ LANÇAR SATÉLITES AMERICANOS AO ESPAÇO EM BREVE

800

O ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, já está mostrando a que veio e anunciou que está bem adiantado um acordo de uso comercial do Centro de Lançamentos de Alcântara, no Maranhão, para o lançamento de cargas espaciais dos Estados Unidos.

O acordo, que precisa passar pelo crivo do Congresso Nacional para ser efetivado, poderá render ao Brasil cerca de R$ 140 milhões anuais, além da possibilidade de lançamento de satélites brasileiros.

No projeto está prevista a criação de uma empresa pública, a Alada, que serviria para negociar e agilizar contratos de uso de Centrol de Lançamentos de Alcântara. A Alada seria uma forma de contornar as dificuldades burocráticas e entraves da lei de licitações.

Continua após o anúncio
    Seu NOME e EMAIL e tenha nossas notícias na Caixa de Entrada. Confirme que se cadastrou ao chegar o 1° e-mail

Os detalhes do acordo entre Brasil e Estados Unidos ainda não foram revelados mas Marcos Pontos fez questão de dizer que a soberania nacional estará resguardada em 100%.

A Base de Alcântara é um dos locais de lançamento de cargas espaciais melhor localizados no mundo em se tratando do lançamento de satélites geoestacionários.

O risco de ceder o local para organismos internacionais é que o local também é uma região geográfica com posicionamento militar privilegiado na América do Sul, além das riquezas naturais e minerais que abriga. com certeza um excelente local para uma base militar com posicionamento privilegiado para armas de longo alcance e operações de combate por mar e aéreo.

SIM, NÓS TEMOS TELEGRAM E SE VOCÊ TEM TAMBÉM CLICA LOGO NO LINK AÍ E CONHECE O NOSSO: https://t.me/gpspezquizaoficial