Canais abertos em Banda C podem ser considerados pirataria em breve

2672

Avalie este artigo [starrater tpl=10]
A notÁ­cia É estarrecedora para os 30 milhões de lares que tem pelo menos um aparelho de recepção de canais de televisão via satÉlite em todo o Brasil.

Quando o apagão analógico nos satÉlites for completado a Anatel pretende fazer valer uma regulamentação que obriga todos os canais que estão sendo transmitidos via satÉlite a codificarem o seu sinal.

O que isto significa? Para explicar de uma maneira simples isto significa que o seu receptor de tv via satÉlite só vai captar images pretas e com a tarja CODIFICADO.

Mas por que a Anatel faria tal insanidade contra milhões de brasileiros?

A quantidade de brasileiros que estão usando receptores de tv via satÉlite tem crescido de forma assustadora contra a quantidade de brasileiros que captam o sinal da televisão via transmissão terrestre. Segundo o Ibope 40% de toda a audiência da televisão já está na tv via satÉlite.

Este avanço da transmissão via satÉlite sobre a tv terreste, que É um tipo de transmissão essencialmente regional, causa muito prejuÁ­zo Á s redes de televisão mais poderosas como a Globo, já que a renda que as redes recebem de suas afiliadas representa aproximadamente 80% do faturamente de uma grande emissora.

No entanto a tendência da tv via satÉlite É continuar a crescer a passos largos.

O problema É que a transmissão e recepção de canais via satÉlite em Banda C foi criada como uma forma de interligar as emissoras de tv com suas afiliadas e operadoras de tv por assinatura, somente, a onda dos receptores de satÉlite veio para aproveitar o fato de os canais no satÉlite em Banda C eram todos transmitidos com o sinal aberto.

Aqui no Brasil há uma regulamentação da Anatel que diz que os canais no satÉlite que receberem a classificação de radiodifusão e distribuição de conteÁºdo devem ser transmitidos pelas emissoras com o sinal codificado, desta forma não seria possÁ­vel assistir a emissora nenhuma via satÉlite e o sinal do satÉlite não iria concorrer com a tv terrestre.

No entanto, com o tempo e com a falta de liberação de frequências de tv terrestre para todas as emissoras que querem transmitir o seu sinal para o telespectador brasileiro, esta regra foi afrouxando e diversas emissoras passaram a transmitir o seu canal com o sinal aberto no satÉlite, no entanto, esta transmissão É, Á  luz da regulamentação, uma transmissão pirata.

O que a Anatel está sendo pressionada a fazer É classificar todas os canais que emitem via satÉlite como radiodifusão e distribuição de conteÁºdo, com isto, para continuarem a transmitir todos os canais precisarão ter o aval da Anatel e a regulamentação para este tipo de transmissão via satÉlite exige que a programação precisa ser enviada ao satÉlite com o sinal fechado, ou seja, o sinal de todos os canais precisa ser protegido por códigos que bloqueiam sua recepção por antenas parabólicas.

Atualmente a Anatel não fiscaliza as transmissões via satÉlite e por isto está sendo acusada pelos maiores interessados em se fazer valer a regulamentação de estar sendo conivente com a crescente criação de canais não autorizados pelo MinistÉrio das Comunicações.

Os canais que transmitem via satÉlite sem ter pedido autorização para o governo federal, como por exemplo, O Esporte Interativo, canais de compras como Shoptime, canais evangÉlicos e tantos outros deverão ser obrigados a fechar o seu sinal.

Quando será finalizada a transmissão analógica no satÉlite para o Brasil

O prazo fatal para finalizar a transmissão analógica no satÉlite, teoricamente, É o fim da vida Áºtil do satÉlite StarOne C2, em 2023.

No entanto o governo pode exigir que os administradores do StarOne C2 terminem a transmissão analógica atravÉs do satÉlite bem antes disto, já que as maiores interessadas no fim da transmissão analógica e codificação dos canais digitais no satÉlites são os canais que transmitem analogicamente no C2.

AlguÉm duvida que o governo brasileiro pode matar sem dó os milhões de receptores de satÉlite que os brasileiros tem instalados em suas casa atualmente?

pirataria banda c


LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here