4K trará mudanças para receptores de tv digitais e o seu não vai mais servir

2930

A Hispasat organizou um evento no Rio de Janeiro esta semana para comemorar o início das atividades do satélite Amazonas 3 e convidou alguns parceiros comerciais para estarem presentes a esta comemoração.

LG, Ericsson, Fox e Mome e seus executivos além de poderem conferir a primeira transmissão 4K do Brasil também puderam falar das perspectivas sobre a nova resolução que deverá se tornar a padrão para a transmissão de tv digital nos próximos anos.

A LG lembrou que a TV Globo já vem testando a resolução 4K a algum tempo e que até já gravou novelas e filmes nesta resolução. A grande jogada da TV Globo agora é tentar convencer a Fifa a lhe conceder a captação e distribuição de algumas partidas da Copa das Confederaçãos em 4K, que servirá de testes para as transmissões da Copa do Mundo 2014 em 4K.

Segundo a LG o ano de 2013 deve findar com cerca de 150 mil unidades de televisores 4K vendidos. Já para as Olimpíadas 2016 este número deve saltar para quase 5 milhões de unidades, um grande salto para a tecnologia 4k.

lista iptv legal 104 canais gratis ao vivo
lista iptv legal 104 canais gratis ao vivo

Novo padrão de compressão 4K não será o mesmo dos receptores atuais

Já o diretor da Ericson resolveu se focar nos equipamentos e disse que a viabilidade técnica da 4K vai dar um salto com o uso do novo padrão de compressão HEVC (High Efficiency Video Coding), que virá para aposentar a compressão MPEG4/AVC, que é utilizada atualmente inclusive nos receptores de tv via satélite.

O novo padrão HEVC utiliza apenas a metade da banda necessária para as tranmissões 4K do que se usa ultimamente, esta menor necessidade de banda é pouca coisa maior que a da melhor transmissão HDTV de hoje em dia, o que deixa bastante animados os players da área de transmissão de conteúdo digital via satélite já que os satélites atuais poderão de capacitar melhor para transmitir o 4K.

Isto também deverá acarretar a troca dos receptores digitais na casa dos clientes, ou seja, prepare-se para comprar setop box da tecnologia 4K para que a sua HDTV possa ter acesso ao sinal 4K, assim como deve se preparar para comprar um novo receptor de satélite se você quiser tambéma acesso aos canais 4K que serão transmitidos através dos satélites.

Mas como no Brasil tudo chega com uma boa carga de atraso, você não precisará se preocupar com isto por enquanto.

A transmissão 4K recebida por satélite aqui no Brasil foi gerada na Espanha, transmitida via satélite e recebida no Brasil por um computador especialmente preparado para este trabalho, o monitor 4K foi uma televisão LG 84″ com tecnologia 4K.

Confira o vídeo gravado abaixo que foi captado pela revista Home Theater.