TV via satélite sem sinal? Conheça as principais causas e como resolver o problema de forma eficaz

314

Sabe quando você liga o seu receptor de TV via satélite com aquela vontade de conferir a programação das suas emissoras favoritas e de repente vem aquele frase que chateia todo mundo: “Sem sinal”. E aí? Você sabe o que fazer para dar um jeito nesse problema?

Este é realmente um momento que nos deixa bastante chateados, mas é preciso manter a calma e começar a buscar as possíveis causas para este problema no seu receptor de TV via satélite.

Existem diversas razões que podem estar causando a falta de sinal no seu receptor de TV via satélite, e a primeira coisa a se fazer é identificar qual é a causa do problema.

– Comece dando uma boa olhada no clima, nuvens pesadas são um dos principais motivos que deixam o seu receptor de TV via satélite sem sinal, já que elas bloqueiam o sinal vindo do satélite impedindo que a sua antena parabólica consiga captar a quantidade de sinal necessária para o bom funcionamento do receptor. Além disso, a chuva forte também pode afetar a recepção de sinal, já que ela pode danificar a antena ou os cabos.

– Depois confira se não há nada bloqueando a passagem de sinal para a antena e que esteja perto dela, como galhos de árvore ou qualquer outro tipo de obstáculo imprevisível, como o seu vizinho ter resolvido aumentar a altura do muro bem em frente à sua antena podem estar deixando o seu receptor de TV via satélite sem sinal. Pode ter ocorrido também de algum objeto ter acertado a sua antena parabólica, a deixando inoperante.

– Se não é este o problema vamos conferir os cabos, é bem melhor que o seu cabo seja inteiro desde a antena até o seu receptor de TV via satélite, se ele tem emendas pode ser que uma destas emendas tenha escapado provocando a perda de sinal. Esteja sempre preparado para resolver este tipo de problema. Se as emendas são inevitáveis, tenha em casa todo o material necessário para repará-las rapidamente, só assim você poderá garantir a sua diversão sem tanta dor de cabeça.

– Ainda no cabo, se você não fez um bom isolamento contra umidade nas pontas do cabo, pode ter entrado água e oxidado a malha do cabo provocando a perda de sinal, ou pode ser que o cabo esteja apertado de forma incorreta.

– A instalação de um bom isolamento contra humidade é fundamental para evitar problemas com a oxidação da malha do cabo coaxial, especialmente nas pontas. A água pode infiltrar na malha e causar a perda de sinal, além de comprometer o receptor e até mesmo queimar. Opte por cabos de maior qualidade para garantir um maior tempo de assistir TV e menos necessidade de manutenção e troca dos cabos.

– Verifique se a malha do cabo coaxial não está fechando curto no LNB. Se a malha alcança o fio central do cabo, ela fecha curto e alguns receptores informam isso como perda de sinal ou LNB Panic. Essa é uma situação comum, principalmente quando o cabo é montado por pessoas sem experiência no assunto, deixando fios da malha sobrando para fora da capa de proteção do cabo e do conector. Se você não tem conhecimento suficiente para montar o cabo coaxial, é recomendável que o atendente da loja de antenas faça a montagem para você.

– Verifique também as chaves ou divisores utilizados entre a antena parabólica e o receptor de satélite, como as chaves diseqc, diplexer e de divisão de sinal. Certifique-se de que elas não estão danificadas e que estão presas em locais protegidos. Chaves soltas no chão, em cima do telhado ou embaixo dele, mas em lugares expostos a agentes corrosivos, como água com cloro, podem sofrer danos.

– Se você tem mais de um receptor de satélite ligado ao mesmo LNBF, pode ser que o cabo de um deles esteja provocando curto no LNBF e, consequentemente, causando perda de sinal nos dois receptores. Também pode ser que os receptores estejam mal configurados e “brigando” para enviar voltagens concorrentes para o LNB, o que também provoca a perda de sinal.

– Por fim, verifique se o receptor de satélite não tem problemas no tuner ou em outras peças, como a fonte, que pode estar liberando menos energia do que o necessário para o bom funcionamento do receptor, o que resulta na informação “sem sinal” no seu receptor de satélite.

Essas são algumas dicas do GPS.Pezquiza.com para ajudá-lo a identificar as possíveis causas da perda de sinal em seu receptor de satélite. Se você tiver mais dicas, entre em contato conosco através do e-mail [email protected].