TV Box TX9 é pirata?

35

TX9 é um TV Box pirata? Tentei instalar vários aplicativos de streaming e não consegui pois ele me mostra uma mensagem dizendo que:

“O sistema operacional deste aparelho está alterado. Procure o fabricante ou tente assistir por outro dispositivo.”

Isto prova que o TX9 é um TV Box pirata, não é?

Foi uma mensagem parecida com esta que reproduzo acima, que eu recebi algums dias atrás questionando (na verdade praticamente afirmando) que o aparelho TV Box TX9 é um TV Box pirata. Mas na verdade não é.

Quando você recebe este tipo de mensagem ao tentar usar alguma aplicativo no seu TX9 ou similares, o motivo é este aqui:

O sistema operacional Android é um software de código aberto e liberado para ser instalado em qualquer dispositivo compatível cujo fabricante ou dono do dispositivo o queiram instalar, no entanto existem algumas certificações em relação ao uso do Android nestes dispositivos que acrescentam funcionalidades ao Android ou que atestam a “pureza” do Android que está sendo executado naquele dispositivo, certificações estas que devem ser pagas pelo fabricante/usuário ao Google para que possam ser utilizadas.

Além disto o Google também precisa aceitar que aquele determinado fabricante/usuário possa ter essa certificação; não basta ter o dinheiro para pagar por este tipo de certificação.

Estas certificações não são pura e simplesmente documentos, elas são “códigos de autenticação digital”, uma espécie de criptografia de proteção, aos moldes do que ocorre com a tv por assinatura. Entre outras limitações para que se possa atestar que o aparelho é certificado pelo Google, existe a proibição total e irrestrita de que se faça Root no dispositivo, uma modificação que permite que o usuário final modifique partes do código fonte do sistema operacional.

É no código fonte, por exemplo, que se podem fazer modificações que permitem que a saída de vídeo das TV Box possam ser gravadas, sem nenhum tipo de limitação, por qualquer outro dispositivo gravador de vídeo ligado à saída HDMI do aparelho ou mesmo por algum aplicativo de captura de tela instalado naquele TV Box Android.

Em dispositivos Android certificados a saída de vídeo conta com uma proteção criptografica que permite que o desenvolvedor de aplicativos para Android comandar que a tentativa de captura ou gravação das imagens não seja possível de ser feita. Também conta com uma proteção que impede que se capture, através de aplicativos de gravação de tela, a imagem de certos aplicativos.

O TV box TX9 e similares não conta com esse tipo de proteção pois não são dispositivos certificados pelo Google. Mas isso não quer dizer que eles sejam aparelhos piratas pois eles, em si, não infringem as leis de uso do sistema operacional Android e muito menos vem pré configurados para qualquer outro tipo de consumo de conteúdo pirata.

Se algum outro atravessador, no meio do caminho entre o fabricante e o usuário final, modificou o TX9 ou outro TV Box comum similar para que se consuma conteúdo pirata através dele, aí já não é culpa do fabricante.

O que ocorre, no caso da mensagem citada no início desta matéria, que impede ao usuário de assistir alguns aplicativos de streaming é simplesmente o motivo de o desenvolvedor daquele aplicativo de streaming ter ativado a opção de compatibilidade do aplicativo apenas com dispositivos Android certificados. A mensagem que aparece por motivo desta negativa é personalizada pelo desenvolvedor do aplicativo e não signfica que a afirmação mostrada na mensagem é a expressão da verdade que ocorre naquele determinado aparelho. Eles poderiam ter escolhido mostrar como mensagem, por exemplo: Não confiamos neste dispositivo para executar o nosso aplicativo, favor usar um dispositivo certificado pelo Google.

Ponto final.

Compartilhe esta matéria com outras pessoas que precisam saber desta informação e continue no GPS.Pezquiza.com