Receptor IPTV Android TV 5G… ???

325

Existe receptor IPTV Android TV 5G? Esta dúvida nos foi enviada por um leitor que pediu para não ser identificado, então vou buscar um exemplo interessante que está numa loja de receptores de tv da Europa a qual eu já citei bastante aqui no GPS.Pezquiza.com, a SAT25.

A Sat25 é uma loja que vende os receptores de tv da mais alta tecnologia fabricado em todo o mundo, inclusive receptores IPTV Android TV 5G. Na Sat25 os receptores de tv são bastante categorizados: RECETORES 4K, RECETORES ANDROID, RECETORES IPTV/OTT, RECETORES SATELITE HD, RECETORES COMBO, RECETORES CABO, RECETORES TDT,
RECETORES ENIGMA2, ECETORES TNTSAT E FRANSAT.

Olhando nas categorias de receptores de tv na Sat25, à primeira vista, um comprador desprevinido pode acabar confundindo as coisas e levando um receptor que não era bem o que ele estava pensando. Exemplo:

– Receptor 4K: no caso da Europa se justifica pois há canais 4K sendo transmitidos via satélite e o receptor de tv via satélite 4K capta essas emissoões de tv em resolução 4K e as envia com a mesma alta qualidade de resolução para um televisor 4K ou diminui a resolução para Full HD se o usuário do receptor não contar com um televisor 4K. São os detalhes da tecnologia e uso. Mas na mesma categoria existem receptores Android TV preparados somente para a internet (sim, existem receptores Android Tv que também captam satélite) cuja especificação 4K siginifica apenas que esse receptor tem a capacidade de se conectar a televisores 4K enviando a usa interface de uso em resolução 4K para o televisor. Isso não significa que ele consegue, obrigatoriamente, captar canais 4K e muito menos significa que existam canais 4k para serem captados através da tecnologia de captação desse receptores específico.

É esse tipo de confusão descritiva do produto, criada pelo fabricantes e até vendedores de receptores IPTV, que confundem totalmente a cabeça dos seus clientes.

Receptor IPTV 5G

O mesmo tipo de confusão que acontece sobre o 4K em receptores de tv via internet, acontece no caso do tal 5G.

Ora, o termo tecnológico 5G está muito em voga por conta da internet móvel de altíssima resolução que está prestes a ser ativada em escala comercialmente ampla aqui no Brasil e em praticamente todo o mundo. Já há alguns países na Europa e outros continentes utilizando a internet móvel 5G.

No entanto, existe também um tipo de frequência de conexão para rede sem fio doméstica/empresarial (a rede sem fio do roteador de internet da sua casa) que os fabricantes de reoteadores e receptores sem fio, malandramente, resolveram denominar como 5G, mas que na verdade, nesse caso específico de rede sem fio para uso doméstico, é uma abreviação de 5Ghz (cinco gigahertz) e não tem nenhuma correlação direta com a internet móvel 5G (quinta geração). Mas colocar o tal 5G tanto nos roteadores quanto nos aparelhos que se conectam via rede sem fio (como as TV Box/receptores de tv iptv android e outros) dá para esses aparelhos uma aura de usarem altíssima tecnologia de ponta. O consumidor gosta pois se sente comprando um produto atualizadíssimo mas na maioria dos casos ele acha que está levando um aparelho preparado para a internet móvel 5G, o que não é verdade, o que ele está levando é um aparelho que consegue se conectar à rede sem fio 5Ghz.

E essa rede sem fio 5Ghz para os receptores IPTV tem ou não alguma vantagem? Sim, em casos específicos, conseguir se conectar à rede sem fio 5Ghz trás vantagens em velocidade de navegação na internet para o aparelho que faz essa conexão, mas isso só será aproveitado se o streaming que se está assistindo necessitar dessa alta velocidade para mostrar o conteúdo em maior qualidade de imagem (caso do Youtube, Netflix e outras plataformas com conteúdo em 4K real), se não conectar-se à frequência 2,4Ghz vai lhe prover uma conexão mais estável e também com boa velocidade para a maioria dos casos do streaming.

Note que o conjunto formado entre a resolução de imagem entregue pela plataforma de streaming que você está assistindo, a resolução máxima da sua televisão (hd, full hd, 4k ou 8k), a velocidade máxima de conexão da sua internet contratada e a distância entre o seu receptor de tv e o roteador de internet, quando conectados via wifi, também irão impactar fortemente a qualidade e nitidez da imagem do conteúdo ao qual você irá assistir.

É bem mais coisas a se levar em consideração que o fato de seu receptor IPTV ser ou não 5G ou 4K.

É melhor que você procure entender melhor o significado, a relação e a função dessas siglas/tecnologias antes de se aventurar a comprar qualquer aparelho pelo simples fator de ele estar se anunciondo com siglas de tecnologia que estão na moda. Em muitas situações o seu novo receptor só vai servir para você falar e impressionar os seus amigos mais desavisados na roda de conversas.

Fique atento.

Entra pro nosso canal no Telegram clicando aqui, clica agora aí vai!

.