Pirataria da TV foi dormir hoje com o couro quente no Brasil – Operação 404 de volta

1416

Hoje foi um dia ruim para quem explora comercialmente o mercado de tv pirata no Brasil, a operação 404 que iniciou ainda com o ex-ministro da justiça, Sérgio Mouro, está de volta e realizou operações de busca e apreensão e prisões em 10 estados da federação. Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Bahia e São Paulo.

A operação faz parte da segunda fase da Operação 404, clique aqui e leia o que já publicamos no GPS.Pezquiza.com sobre ela.

Neste dia de operação específico, segundo informação da Justiça, foram expedidos 25 mandados de busca e apreensão, além de terem sido bloqueados 252 sites e 65 aplicativos que compartilhavam conteúdo protegido por direitos autorais, conteúdos estes pertencentes à emissoras de tv fechada (tv por assinatura) e tv aberta, e também a plataformas de streaming.

Não há, como das outras vezes em que deflagaram ações desta operação 404, grandes detalhes sobre o que realmente está sendo desmantelado. As informações publicadas pelos veículos de mídia “convencionais” são um tanto quanto confusas mas o que se consegue entender é que o porrete da justiça bateu ainda em peixe pequeno neste mercado pirata.

Por exemplo, notícias vindas de Salvador dão conta de que um site cujo objetivo do conteúdo era linkar para conteúdo pirata (provavelmente um site com links torrent) teve seu único computador apreendido e era administrado por um técnico de informáticaque tocava o tal site enquanto provavelmente trabalhava com os serviços de técnico de informática.

Há também notícias que dão a entender que foram bloqueados esquemas de compartilhamento de senhas de serviços de pay-per-view e futebol online. Bem, nem preciso citar o nome de tais serviços e nem de quem grande rede eles pertencem pois tenho certeza que vocês conseguem imaginar quais são as plataformas. Haviam pessoas lucrando ao vender acesso compartilhado a estas plataformas das emissoras/operadoras.

Vi também uma citação contra serviço de IPTV pirata, mas para mim me pareceu aquele migué que aparece na mídia de vez em quando para assustar quem usa esse tipo de serviço, mas não ficou claro se realmente conseguiram desmantelar algum servidor de peso.

Notícias de prisão? Ainda também muito confusas, ainda em Salvador há notícias de que um casal foi levado à delegacia para prestar esclarecimentos e posteriormente foi liberado.

Na fase anterior da Operação 404, a bem da verdade, não vimos nada que tenha realmente abalado este mercado, apesar de a Globo insistir que naquele momento estava decretado o fim da pirataria da tv paga no país. Mas como há quem se guie pela Globo…

Eu considero que muito mais impactante contra a pirataria da tv paga aqui no Brasil, que esta ação da Operação 404 ocorrida no Brasil, é o fato de que no Aliexpress não há mais a possibilidade de compra direta de acesso a servidores IPTV que pirateiam canais brasileiros (para brasileiros).

Mas ainda há os famigerados aparelhos preparados para o IPTV pirata com marcas conhecidas no mercado e também com outras marcas que querem disputar esse mercado pirata aqui no Brasil. Enquanto não houver um esforço diplomático que consiga bloquear essa produção chinesa voltada para um mercado que é ilegal no Brasil é muito improvável que alguma ação da Operação 404 realmente abale a pirataria da tv no nosso país.

Pelo menos este me parece ser o gargalo a ser vencido.

Entra pro nosso canal no Telegram clicando aqui, clica agora aí vai!

.