Pirataria da TV foi dormir hoje com o couro quente no Brasil – Operação 404 de volta

2197

Hoje foi um dia ruim para quem explora comercialmente o mercado de tv pirata no Brasil, a operação 404 que iniciou ainda com o ex-ministro da justiça, SÉrgio Mouro, está de volta e realizou operações de busca e apreensão e prisões em 10 estados da federação. Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Bahia e São Paulo.

A operação faz parte da segunda fase da Operação 404, clique aqui e leia o que já publicamos no GPS.Pezquiza.com sobre ela.

Neste dia de operação especÁ­fico, segundo informação da Justiça, foram expedidos 25 mandados de busca e apreensão, alÉm de terem sido bloqueados 252 sites e 65 aplicativos que compartilhavam conteÁºdo protegido por direitos autorais, conteÁºdos estes pertencentes Á  emissoras de tv fechada (tv por assinatura) e tv aberta, e tambÉm a plataformas de streaming.

Não há, como das outras vezes em que deflagaram ações desta operação 404, grandes detalhes sobre o que realmente está sendo desmantelado. As informações publicadas pelos veÁ­culos de mÁ­dia “convencionais” são um tanto quanto confusas mas o que se consegue entender É que o porrete da justiça bateu ainda em peixe pequeno neste mercado pirata.

Por exemplo, notÁ­cias vindas de Salvador dão conta de que um site cujo objetivo do conteÁºdo era linkar para conteÁºdo pirata (provavelmente um site com links torrent) teve seu Áºnico computador apreendido e era administrado por um tÉcnico de informáticaque tocava o tal site enquanto provavelmente trabalhava com os serviços de tÉcnico de informática.

Há tambÉm notÁ­cias que dão a entender que foram bloqueados esquemas de compartilhamento de senhas de serviços de pay-per-view e futebol online. Bem, nem preciso citar o nome de tais serviços e nem de quem grande rede eles pertencem pois tenho certeza que vocês conseguem imaginar quais são as plataformas. Haviam pessoas lucrando ao vender acesso compartilhado a estas plataformas das emissoras/operadoras.

Vi tambÉm uma citação contra serviço de IPTV pirata, mas para mim me pareceu aquele miguÉ que aparece na mÁ­dia de vez em quando para assustar quem usa esse tipo de serviço, mas não ficou claro se realmente conseguiram desmantelar algum servidor de peso.

NotÁ­cias de prisão? Ainda tambÉm muito confusas, ainda em Salvador há notÁ­cias de que um casal foi levado Á  delegacia para prestar esclarecimentos e posteriormente foi liberado.

Na fase anterior da Operação 404, a bem da verdade, não vimos nada que tenha realmente abalado este mercado, apesar de a Globo insistir que naquele momento estava decretado o fim da pirataria da tv paga no paÁ­s. Mas como há quem se guie pela Globo…

Eu considero que muito mais impactante contra a pirataria da tv paga aqui no Brasil, que esta ação da Operação 404 ocorrida no Brasil, É o fato de que no Aliexpress não há mais a possibilidade de compra direta de acesso a servidores IPTV que pirateiam canais brasileiros (para brasileiros).

Mas ainda há os famigerados aparelhos preparados para o IPTV pirata com marcas conhecidas no mercado e tambÉm com outras marcas que querem disputar esse mercado pirata aqui no Brasil. Enquanto não houver um esforço diplomático que consiga bloquear essa produção chinesa voltada para um mercado que É ilegal no Brasil É muito improvíel que alguma ação da Operação 404 realmente abale a pirataria da tv no nosso paÁ­s.

Pelo menos este me parece ser o gargalo a ser vencido.

Entra pro nosso canal no Telegram clicando aqui, clica agora aÁ­ vai!

.