IPTV com Delay – Como resolver o atraso na transmissão das TV Box?

370

A TV Box é uma alternativa popular para a captação de transmissões de TV online. No entanto, muitos usuários enfrentam problemas de atraso na visualização do conteúdo a ser assistido via IPTV, esse atraso também é conhecido como delay, ao assistir canais IPTV em suas TV Box.

O leitor Diego enviou uma pergunta para o GPS.Pezquiza.com, perguntando se é possível resolver o atraso nos apps IPTV captadas através de métodos “alternativos”, acho que você compreende o que ele quer saber, não é mesmo?.

Para responder a essa pergunta, precisamos entender o motivo do atraso e como funciona a transmissão de IPTV.

“Tem como anular o delay nos aplicativos IPTV?”

Para que se entenda o motivo pelo qual ocorre esse atraso ao assistir tv via IPTV alternativo e até mesmo nos oficiais, vamos comprar o delay que ocorre no IPTV com o que ocorre na venda de arroz, um grão que é essencial para nós, brasileiros.

É necessário entender o motivo pelo qual acontece esse delay para que então você consiga resolver a questão que nos enviou.

Leve em consideração o que ocorre com o arroz desde o momento em que ele é colhido até o momento em que ele chega à sua casa:

1) O arroz é colhido e levado para o seu primeiro local de armazenamento.

2) O arroz fica no local de armazenamento aguardando ser beneficiado.

3) Após ser beneficiado o arroz é ensacado e enviado para a distribuidora/atacadista.

4) O supermercado compra o arroz do atacadista/distribuidor.

5) O consumidor final vai ao supermercado para comprar o arroz que só então vai para a panela ser preparado e consumido.

O caminho do arroz desde o início até o seu destino final é bem extenso, nós o simplificamos bastante aqui para a conversa não se extender muito.

Agora imagina se precisassemos falar sobre a existência de um mercado alternativo de arroz? Certamente esse caminho entre o início do processo e o consumo do arruz pelo “usuário” final irá aumentar um tanto, o que signficia aumentar o tempo entre o início e o final de todo o processo.

O consumidor que usassem os meios oficiais iriam consumir o arroz mais novo (menor tempo entre a colheita e o consumo) que os consumidores que necessitassem utilizar o arroz do mercado alternativo.

Atenção: esta É uma história de ficção e nenhum dos fatos narrados aqui é narração fiel da vida real.

Para conseguirmos entender onde é que o IPTV alternativo entra nessa história do arroz, é necessário que façamos um pequeno desvio nesse caminho “normal” do ciclo do arroz?

Vamos fazer a seguinte mudança na história, para termos um arroz com IPTV:

– Cerca de 30% do arroz que iria ser comprado nos supermercados estão sendo desviados para um vendedor “alternativo” que não está pagando por este arroz para o produtor e para distribuidor oficial do arroz.

– O distribuidor alternativo então repassa esse arroz para supermercados “alternativos” por um valor bem mais em conta que o valor cobrado pelo produtor e pelo distribuidor oficial do arroz.

– O arroz desviado chega ao consumidor do mercado alternativo de arroz, mas este consumidor teve que consumir um arroz que levou um pouco mais de tempo entre a colheita e efetivo consumo do grão.

Todo mercado alternativo acrescenta um pouco mais de tempo entre a produção e o consumo de um produto.

Quando é o caso de um produto como o arroz, em que não faz grande diferença saber quando ele foi colhido pois a qualquer momento em que ele for consumido, pouco se notará a diferença; tudo bem!

Já quando o caso é consumo de um produto que, quanto mais rápido for consumidor, melhor; aí a coisa complica bastante!

Este é o caso dos canais via IPTV, seja esse IPTV alternativo ou oficial. Quando menor o número de passos (sendo que cada passo representa um acréscimo tempo, também conhecido como atraso) entre a produção e consumo final do conteúdo IPTV, melhor.

Infelizmente, como ocorre até mesmo no mercado de arroz e de outros produtos, não há nada que o consumidor final possa fazer para acelerar os passos que estão sob a responsabilidade de entes externos.

Pegando carona na pergunta do leitor Diego, ao compararmos o mercado de arroz com o mercado de canais de tv, tanto para as operadoras oficiais de tv por assinatura ou mesmo de tv aberta, quanto para os aplicativos de iptv alternativos ou oficiais e mesmo os canais de tv assistidos via site dos seus transmissores; também comparando as TV Box, Smart TVs, smartphones, computadores, etc., com o veí­culo que o consumidor de IPTV alternativo irá utilizar para buscar o arroz, bem como podemos comparar a conexão de internet do consumidor final de IPTV com a estrada que este consumidor irá usar para ir até o supermercado alnternativo buscar o seu pacote de arroz.

É de se entender que mesmo que esse consumidor do arroz alternativo tenha adquirido uma Ferrari como veículo para buscar o seu produto e mesmo que o caminho que ele tenha escolhido/comprado para chegar até o supermercado que disponibiliza o arroz alternativo seja asfaltado com o melhor asfalto possí­vel e existam sete vias de tráfego; mesmo com toda essa facilidade trânsito, não irá adiantar para acabar e nem diminuir esse atraso / delay em relação ao comprador do mercado oficial, já que nenhum dos passos descritos anteriormente neste parágrafo irão influenciar na parte mais importante desse atraso / delay do arroz IPTV pois esses passos que geram o tal atraso são provocados pelo atravessador do alternativo que vai sempre ter que fazer pelo menos um passo a mais que o do mercado oficial.

Lembre-se, no caso do arroz IPTV alternativo, é preciso / obrigatório que ele chegue até o supermercado oficial, é preciso que ele já esteja disponí­vel para o consumidor do IPTV (ou antena) oficial para só então o distribuidor alternativo o desviar para o mercado de distribuição alternativa desse arroz IPTV.

Usando destas similitudes, espero que tenha sido uma comparação de fácil entendimento para você.r assinante da operadoras, etc.

Vou te deixar também uma informação extra.

Pensando que há transmissões oficiais de diversas emissoras de tv no Brasil e no mundo, através da internet e que essas transmissões são sim um IPTV legal e oficial feito por estas emissoras, é interessante notar como essas transmissões oficiais muitas vezes não sofrem com o delay/atraso existente para o mercado dos apps IPTVs e até para as retransmissões oficiais via operadoras e tv digital terrestre.

Como exemplo posso citar algumas das transmissões do SBT ao vivo através do Youtube, em que eu mesmo já comparei algumas vezes programas podendo ser assistidos através de canais oficiais da emissora no Youtube, que através da tv digital terrestre aqui em Goiânia e acredito, sem medo de errar, bem antes que as operadoras de tv, cujo processo de empacotamento e disponibilização desses canais tem alguns passos a mais que os que ocorrem quando a própria emissora ou afiliadas colocam o seu sinal para ser visto por streaming, na internet.

Confira uma extensa lista de canais para assistir por IPTV, clicando aquiiptv.

O Amazon Fire TV é uma boa altarnativa aos TV Box convencionais, veja na página oficial clicando aqui.

Vem pro nosso Telegram