Como fazer o apontamento da antena parabólica Banda KU para o StarOne D2 usando um tranferidor escolar

425

Se você está precisando instalar a sua antena parabólica (fazer o apontamento da antena parabólica) para o satélite StarOne D2 que está transmitindo os canais da tv aberta em banda Ku (canais da migração da tv analógica via satélite) existe uma maneira muito fácil de se fazer isto usando um transferidor escolar.

É justamente isso que vamos te ensinar aqui, como fazer a instalação da sua antena parabólica Banda KU para o satélite StarOne D2 usando um transferidor escolar. Esse tutorial será aos moldes do primeiro tutorial do tipo que fizemos em 2009, e que você pode eocontrar, mais atualizado, clicando aqui.

No apontamento D2 também estão canais em HD Band HD, SBT HD, Globo HD, Rede TV! HD e Rede Vida HD, ainda com sinal em Banda C, que volta e meia são abertos conforme vontade das emissoras.

Em complemento a este artigo, leia também como evitar os erros mais comuns no apontamento da antena e fuja do apagão

Vamos lá, mãos à obra, vamos aprender a apontar a antena parabólica para o StarOne D2 usando apenas um transferidor escolar.

Imprima o Transferidor Escolar para o Apontamento D2

Para começar imprima esse transferidor num tamanho razoável para que possa usar ele para ajustar a sua antena parabólica offset (Banda KU) para que ela consiga captar o sinal do satélite StarOne D2.

transferidor escolar apontamento antena
Imprima este transferidor e corte ele bem rente às bordas

Pode te interessar, também:

Apontar para o Intelsat 11 Listas de Canais Atualizadas 2023 IPTV

Repare que o transferidor conta 180 graus tanto para um lado como para o outro, nos números grandes e nos pequenos, é a mesma medida, elas apenas invertem de lado, em sentido horário ou anti-horário.

Calcule os Dados de Apontamento da Antena para o StarOne C2 no link a seguir

Para saber em que direção apontar sua antena é só clicar aqui e calcular dos dados com o aplicativo Dishpointer

No exemplo abaixo, para instalar a antena no meio do campo do estádio Serra Dourada em Goiânia-GO, os valores encontrados foram os seguintes, conforme os dados do dishpointer, copiados abaixo:

Dados de apontamento StarOne C2

Azimute

Primero vamos nos ater nos dados de azimute. Você entende o que é o Azimute:

 

Antes de continuar a ler este artigo garanta que vai ter prioridade nas excelentes informações que sempre são publicadas pelo GPS.Pezquiza.com, se inscreva em nosso Telegram

– Azimute é o seguinte: no local onde queremos instalar a antena parabólica, se traçamos uma linha em direção ao norte, e assumirmos que essa linha representa o ponto 360º, e se o dispointer me diz que em relação ao norte verdadeiro a antena está em 307º (repare no valor de azimute na figura acima com os dados que calculamos no dishpointer), quer dizer que ou eu teria que dar uma volta em sentido horário no circulo de graus e chegar em 307° para apontar a minha antena parabólica ou simplesmente tirar 307° de 360° e chegar em menos 53º no sentido anti-horário para apontar a parabólica para o StarOne D2 que fica na posição orbital 70W.

Pronto, então eu sei que da minha linha apontando para o norte verdadeiro, se eu fizer uma outra linha apontando para menos 53° no sentido anti-horário, então é para aí­ que tenho que apontar a minha antena.

E como se faz isso?

Aí­ que está um dos “segredos” do mapa Google Earth que está no DishPointer, aquela barrinha que marca o zoom do mapa está sempre apontando para o norte verdadeiro, então ficou fácil de você descobrir onde fica o norte verdadeiro em relação ao local onde você vai instalar a antena na sua casa, faz uma marcação aí­ no local onde você vai instalar a antena indo pro norte verdadeiro, nem precisa de gps ou bússula.

Pega seu transferidor e vê onde fica o grau que o dishpointer vai indicar para você, aponta a antena pra lá, se quiser uma forma mais fácil ainda, amarra uma linha de barbante da antena pro norte verdadeiro e mede os graus com o transferidor e amarra outra linha indo para onde o transferidor indica em graus, pronto, tem uma linha indicando pra onde apontar a antena.

Nós também ensinamos a usar o aplicativo Satellite Director, no celular, para ajudar você a encontrar o azimute da sua antena parabólica, vai facilitar muito a vida do apontamento da sua antena párabólica Banda KU para captar os canais abertos no StarOne D2, que migraram da tv analógica via satélite para a TV Digital aberta via satélite na Banda KU. Clique aqui para aprender.

Veja o Exemplo:

direção starone c2
Direção StarOne D2, lembrando que é a mesma direção onde antes estava o StarOne C2

Se não viu os menos 53º no transferidor, repare os números pequenos.

Pronto, resolvido seu problema de Azimute para encontrar o StarOne D2, vamos em frente.

Ajustando o LNBF para o Apontamento C2

Vamos partir para corrigir o LNBF e a inclinação da antena.

No artigo em que você calculou os dados para apontamento da antena, no aplicativo Dishpointer, repare que existe um valor chamado LNB Skew, que indica o giro do LNBF em relação linha reta que ele marcaria se estivesse com o cabo apontando para o chão.

No nosso exemplo a posição do LNBF é -49°, ou seja, sinal negativo, e o sinal negativo significa que o fio que sai do LNBF tem que ficar apontando para a esquerda da antena parabólica, você olhando a antena parabólica de frente. Se fosse sinal positivo ele teria que ficar apontando para a direita da antena parabólica, você olhando a antena parabólica de frente.

Amarre uma linha em uma pedra, assim como fazem os pedreiros para colocar as coisas no prumo, levantando o fio vai ficar esticado pra baixo, essa linha indica 0º, pegue o transferidor e rotacione ele em sentido horario até encontrar os graus indicados, neste caso, 49º e um pouquinho, pronto, é nessa posição que deve ficar o LNBF para captar os canais Banda KU do StarOne D2, veja o exemplo:

O LNBF não deve ficar apontando para o chão pois a posição em que o satélite está estacionado em órbita não coincide com esta posição, e quanto mais o LNBF ficar em uma posição que coincida com a posição do satélite, melhor será a recepção.

Veja o exemplo abaixo para a posição do LNBF em -34º, lembre-se, número negativo, cabo do LNBF para a esquerda.

giro do lnbf
Giro do LNBF

Pronto, seu LNBF está na posição correta para o StarOne D2, agora vamos à  elevação da antena parabólica offset.

Ajustando a Elevação da Antena Parabólica para captar o StarOne D2

Vejam na indicação do Dishpointer a elevação é de 59º para este exemplo.

Usando a mesma lógica da linha no barbante, encoste o trasferidor na sua antena, de maneira que ele fique reto com o suporte que segura a cuba da antena, a linha caí­da deve passar pelo meio da transferido e encontrar o ponto em graus que você obteve, neste caso 59°.

Veja o exemplo:

ajustar elevação transferidor
Ajustando a elevação para o StarOne D2 usando o transferidor

Atenção, a elevação de antenas offset tem uma pequena diferença para a elevação das antenas focal point, como você está apontando uma antena offset leia a dica postada aqui. para que a elevação da sua antena Banda Ku offset para o satélite StarOne D2 fique correta.

Pronto, sua antena está prontinha pra uso, usando apenas o transferidor para se orientar.

Mande fazer uma busca de canais no seu receptor de tv via satélite apropriado para os canais que você quer captar no StarOne D2 e seja feliz!

Confira a lista de canais atualizada para o Satélite StarOne D2 clicando aqui.

Fazer o Apontamento de Satélite Usando apenas o Receptor Azamérica, Será mais Fácil?