FIM DA BANDA C – SAT HD REGIONAL É RECOMENDÁVEL? – TRETA COM CANAL DE INSTALADOR???

1463

Algumas polêmicas surgiram após eu ter feito uma Live sobre o apagão da tv analógica via Satélite e da Banda C, que são acontecimentos eminentes:

APAGÃO DA TV ANALÓGICA VIA SATÉLITE ESTÁ PRÓXIMO COM A CHEGADA DO 5G e de canais digitais na Banda C também

Desagradou a pessoas que trabalham na área eu ter dito para que se tome cuidado em adquirir equipamentos para captação da Banda C, tomar cuidado com promoções desses equipamentos e para que as pequenas lojas e instaladores não vejam nisso uma oportunidade para fazer estoques de equipamentos.

Vamos então a alguns pontos sobre os tais pontos “polêmicos”:

lista iptv legal 104 canais gratis ao vivo
lista iptv legal 104 canais gratis ao vivo

– Os próprios responsáveis do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação) informaram que há interferência considerável de sinal da internet 5G sobre a receptação e transmissão de tv e outros dados em Banda C. Disseram também que consideram algumas formas de solucionar o problema, sendo que a mais viável economicamente é a migração das emissões abertas que atualmente estão na Banda C, para a faixa de frequência da Banda KU ou outra solução ainda não informada.

– A continuidade das emissões abertas em Banda C (pela viabilidade econômica), já foi praticamente descartada pelo MCTIC. Algumas emissoras podem considerar ainda ficar transmitindo na Banda C pois as localidades que não forem contempladas com a internet 5G não sofrerão a interferência de sinal. Resta saber se para as emissoras, que terão perdido uma porcentagem considerável da sua audiência no satélite Banda C, considerarão viável continuar a transmitir sua programação de modo aberto na Banda C.

– Ressalto aqui que as transmissões de canais via satélite não são feitas de graça pelas emissoras, inclusiva a transmissão na tv analógica via satélite. As emissoras pagam para transmitir sua programação via satélite e no caso da tv analógica, é uma das transmissões mais caras atualmente no satélite. Ou seja, é do interesse das emissoras equalizarem as suas transmissões via satélite, continuando somente com aquelas que realmente geram um retorno econômico ou que pelo menos se paguem.

– Fica para cada consumidor a tarefa de considerar, diante de todas as variáveis, se vale a peno ou não, para ele, investir em equipamentos específicos para a Banda C, em especial em relação aos LNBs, já que os receptores de Banda C em geral também captam Banda KU (que não será afetada pelo 5G), bem como as parábolas focal point podem ser aproveitadas com LNB Banda KU tendo um ótimo rendimento.

– Faz mais sentido uma pessoa que more em área de interior, onde a internet 5G não deve chegar tão cedo, investir ainda em equipamentos para Banda C, que uma pessoa que mora em cidade que sabidamente vai receber o 5G em breve. De qualquer maneira é como eu disse acima, a tendência é que os canais mais interessantes saiam da Banda C e migrem para outras soluções como a Banda KU e a internet, esvaziando a Banda C de conteúdos mais interessantes. O que adianta conseguir captar Banda C se os conteúdos que você conseguirá captar não te interessam?

– Recebi também pedido para recomendar aparelhos Sat HD Regional, no entanto, não possa fazer isto já que os fabricantes não se interessam em ceder os equipamentos para que eu os teste. Então não recomendo nenhum e alerto aos compradores que estes equipamentos estão vindo com configurações que dificultam o livre uso do equipamento para a captação de demais satélites e canais que não sejam parte da parceria do Sat HD Regional.

– Por fim algumas pessoas interpretaram a minha fala quanto a não comprar equipamentos Banda C e tomar cuidado com promoções fantásticas para compra em quantidade, como uma tentativa de criar uma treta com um rapaz que é instalador e tem canal no Youtube, sendo que ele recentemente publicou vídeo falando de promoção de equipamentos. O que tenho a dizer é que realmente foi uma coincidência, eu não sabia de tal vídeo do canal dele e não fiz a minha recomendação a fim de causar problemas com as parcerias que ele mantêm no canal.

– O GPS.Pezquiza.com não mantêm parceria com nenhuma empresa ligada à tv via satélite, nós não vendemos e nem recomendamos equipamentos, o que tem, ao longo dos últimos dez anos da nossa existência, nos mantido isentos para falar aquilo o que é necessário. Não estamos aqui livres de errar, o erro ocorre, mas para os que nos seguem a muito tempo, peço que considerem a grande quantidade de informação acertada e de previsões que se mostraram acertadas que foram trazidas pelo GPS.Pezquiza.com.

Fiz uma live hoje para o canal GPSPezquizaOficial falando sobre estas questões e estou colocando logo abaixo o vídeo com a gravação desta Live caso você se interesse em assistir.

Entra pro nosso canal no Telegram clicando aqui, clica agora aí vai!

.