CONVERSOR DIGITAL DC 2008 H DA SEMP – TEM CONTROLE REMOTO UNIVERSAL PARA ELE?

176

O leitor Erik enviou o seguinte questionamento para o GPS.Pezquiza.com, relativo a ter um controle remoto universal que contemple o conversor de tv digital terrestre da marca Semp, modelo DC 2008H:

Boa tarde Richard,

Aqui é o Erik tudo bem?,

Tenho um problema que não sei se você pode me ajudar, é o seguinte, tenho o conversor digital DC 2008h há 10 anos, ainda funciona muito bem mas o controle remoto quebrou e não tem conserto. Já achei o controle dele, genérico, na internet, de várias marcas, que custa em torno de 20 reais, porém, o frete para o meu endereço também é 20 reais totalizando 40 reais, não compensa pois um conversor novo está em torno de 60 a 80 reais.

lista iptv legal 104 canais gratis ao vivo
lista iptv legal 104 canais gratis ao vivo

Já que 99% das funções do aparelho só funciona pelo controle remoto, uma alternativa era comprar um controle universal programável, e inserir o código, só que revirei a internet de cima a baixo e não achei o dito código programável dele o site da semp na parte de contato é uma confusão só, pode me dizer onde posso conseguir o codigo e pode me recomendar um bom controle universal para ele?, obrigado

Vamos por partes.

O DC 2008h provavelmente é o conversor de tv digital terrestre mais robusto já lançado no Brasil. O conversor da marca Semp é de excelente qualidade de fabricação e não me espanta que o seu tenha durado até hoje, o aparelho é bom mesmo. Ele tinha um pequeno “probleminha” que fez muita gente devolver o aparelho, um botão que mudava a resolução de saída do aparelho, a resolução para funcionar com a TV de tubo era uma e para funcionar com a tv de tela plana era outra, claro, já que a tela plana tinha maior número de pixels e a de tubo não conseguia funcionar com essa resolução maior, quando se ativava essa resolução maior a TV de Tubo não mostrava imagem nenhum vinda do conversor digital e o dono do aparelho, que ainda era inexperiente com a tecnologia, achava que o conversor tinha pifado e devolvia o aparelho para a loja.

Eu mesmo comprei alguns nessa situação numa loja aqui de Goiânia em que os vendedores também não sabiam como resolver o “defeito de fabricação”. Bastava entender qual era o botão que se apertava no controle remoto e a imagem voltava linda e límpida como nenhuma outra na época.

Já são mais que dez anos desde que a Semp (Toshiba) lançou esse conversor digital e depois desistiu desses aparelhos tendo dado prioridade em lançar televisores com conversor digital integrado.

O mercado brasileiro nesta última década, para conversor digital terrestre, tem sido inundado com aparelhos Xing Ling de bem menor qualidade, alguns que não aguentam um sopo, no entanto, são muito baratos, como você disse, colocando na ponta do lápis, custam barato quanto um controle remoto sobressalente para o DC 2008h.

Mas eles são tão bons quanto esse aparelho da Semp? Pela sua convivência com o DC 2008H durante todos esses anos e pelo estado de conservação atual dele, vale mais a pena comprar um Xing Ling ou um controle remoto para o Semp?

Essa é a solução que vai resolver o seu problema no momento já que o tal código que você necessita nem a Semp sabe informar.

Você também pode tentar soluções alternativas como pedir para um técnico em eletrônica tentar reviver seu controle remoto original, acredito que o preço cobrado se assemelhará a comprar um outro controle remoto xingling no mercado.

Infelizmente é o que resta.

Entra pro nosso canal no Telegram clicando aqui, clica agora aí vai!

.