YOUTUBE OBRIGANDO A VISUALIZAR CONTEÚDO QUE VOCÊ NÃO QUER NEM SE INTERESSOU ANTES

286

Comigo, e acredito que com praticamente todos os usuários do Youtube, estão acontecendo algumas “anomalias” quando acesso a plataforma.

Alguns dias atrás começou a aparecer para mim alguns vídeos, digamos, de conteúdo mais neutro, ensinando a fazer algum trabalho manual, alguma receita, comentando sobre alguma coisa trivial da vida. Mas eram canais que eu nunca havia acessado na vida e os temas, muito menos, eu havia alguma vez demonstrado interesse para eles no Youtube.

Confesso que assista a alguns vídeos, alguns realmente até interessantes, prendiam a atenção.

Depois de alguns dias com a minha timeline ofertando esse conteúdo não solicitado, digamos assim, pensei que era uma estratégia do Youtube para tirar o meu foco dos conteúdos que eu geralmente pesquiso na plataforma, alguns realmente polêmicos, de assuntos que estão gerando discórdia entre os brasileiros no momento. O Youtube no entanto praticamente não me mostra mais os vídeos dos canais aos quais eu gosto de seguir, diminuiu drasticamente a sugestão de vídeos desses canais bem como diminuiu a notificação de lives desses canais.

Hoje, no entanto, aconteceu uma coisa ainda mais estranha, após assistir a uma live do canal do Professor Bellei, a quem eu parabenizo, é “simprão”, assim como eu e não deixa de falar a verdade, após assistir a uma live do canal dele o próximo vídeo que começou a tocar automaticamente foi um vídeo do canal da Gleisi Hoffman.

Imediatamente pensei que era um impulsionamento pago ou pela assessoria da deputada ou pelo partido dela. Me assustei ao descobrir que não se tratava nem de uma coisa e nem de outra, o vídeo estava passando para mim como uma sequência normal de conteúdo relativo ao meu “gosto pessoal”. O problema é que nunca acessei e nem pesquisei conteúdo que vincule o meu gosto com qualquer conteúdo que seja produzido para o canal da Gleisi Hoffman ou qualquer outro de conteúdo similar ao que ela publica.

Conclusão, o Youtube está manipulando o conteúdo que é mostrado na timeline da plataforma a fim de manipular o que pensa o espectador dos canais do Youtube e trazer esse espectador para um pensamento mais alinhado ao viés ideológico dos controladores do Youtube, que, como dito muito bem pelo dono daquela rede social azulzinha em audiência no Congresso americano, se é do Vale do Silício é muito, mas muito canhoto.

Para quem gosta do canal da Gleisi Hoffman, duas palavras: para béns, é dessa maneira que muitos canais no Youtube estão bombando e sendo elevados a canais de grande sucesso e grande apelo popular.

Parabéns Youtube, continue assim, está ficando cada dia melhor, daqui a pouco tá competindo com a Globo.

Entra pro nosso canal no Telegram clicando aqui, clica agora aí vai!