OI TV LIVRE VAI VIRAR OI TV PRÉ PAGO? MUDANÁ‡AS A PARTIR DE 27/08

11627

O leitor Rafael enviou para o GPS.Pezquiza.com ([email protected]) o seguinte e-mail, sobre mudança no produto Oi TV Livre:

Bom dia Richard,

Aproveito para dar parabÉns ao site e aos canais do Youtube, continue nos informando sobre satÉlites e tecnologia, distribuindo conhecimento e informação, parabÉns.

Venho atravÉs deste pedir uma pauta sobre o possÁ­vel fim do OI TV “Livre”, passando a ser prÉ-pago, nos moldes da Claro.

No fórum, https://www.htforum.com/forum/threads/clube-oi-tv-hd-livre-bri.227133/page-202 foi inserido um print de um documento informando que na data de hoje, 27/08/2019, o serviço OI TV Livre estará disponÁ­vel no modelo atual, no “plano livre”, sem mensalidade por 2 anos. Após 24 meses o serviço será bloqueado atÉ que o cliente faça uma recarga para manter o serviço.

O mesmo serviço, diz a nota, relata valores de renovação da recarga serem, 50% menor que o da concorrência, será que vão cumprir mesmo?

Lembrando que os receptores da OI são, em mÉdia, 3 á 4 vezes mais caros que a SKY e Claro, será que irão:

-Abaixar o valor dos receptores para ganhar da concorrência ?

-Manter o valor de rebate (desconto em planos pagos e menores que o do comodato)?

Por fim, seria realmente que tem empresa tendo “informações privilegiadas”, já que a SES está fazendo teste de canais abertos no satÉlite SES 10 (A OI usa o SES 6) e ganhar com a abrangência do SATHD Regional?, e outros receptores digitais, já prevendo uma perda de clientes dos planos prÉ-pagos, isso porque temos inÁºmeras antenas banda KU nos telhados que estão apenas sendo enfeite de parede?

Realmente tem muita água para rolar, e clientes cancelando o OI TV Livre, sendo a OI TV a Áºnica operadora a não perder clientes nesse perÁ­odo de crise e redução de custos.

Segue abaixo a nota vinda do Diretor de Marketing da OI

Atenciosamente,

Rafael

O conteÁºdo da Nota citada pelo Rafael É o seguinte:

Caro Parceiro Oi TV.

Já levamos o sinal da Oi TV a mais de 3 milhões de domicÁ­lios atualmente e esse resultado não aconteceria sem o relacionamento que estabelecemos ao longo dos anos. Nossa relação É importantÁ­ssima para o crescimento da Oi TV e nossa intenção É que assim continue. Portanto, com objetivo de ser o mais transparente possÁ­vel, entendemos ser fundamental este comunicado informando a efetivação de algumas mudanças no plano Oi TV Livre.

Desde 2016, o Brasil iniciou o processo de digitalizaçÁ¢o do sinal de TV. A mudança passou a permitir que as programadoras de TV aberta pudessem cobrar pela disponibilização do seu sinal não só para as novas vendas, mas tambÉm para a base acumulada. Essa alteração faz com que algumas mudanças sejam necessárias no modelo do Plano Livre, objetivando a sustentabilidade do modelo de negócio atual.

Nos desafiamos aqui na Oi a construir uma alternativa que trouxesse o menor impacto possÁ­vel em nossa cadeia de venda e relacionamento: cobrar pelo plano Livre apenas após o fim do prazo contratual. Vale destacar que o contrato atual do Plano Livre prevê a disponibilização dos canais abertos por 2 anos e afirmamos aqui que manteremos este benefÁ­cio. Em nossa visão, o modelo de negócio com o Plano Livre É vencedor e esperamos que continue assim. Nosso objetivo com essa alteração foi manter o modelo de negócio sustentíel e ao mesmo tempo o mais parecido possÁ­vel com o atual. O preço estabelecido para a recarga de renovação será. pelo menos. 50% mais baixo que nosso principal concorrente.

Portanto, os clientes com contrato expirando a partir de 27 de agosto de 2019, terão seu sinal de TV suspenso e a normalização do sinal estará vinculada a uma recarga. Essa nova regra impacta tanto os clientes mais antigos – que tÁ¨m contrato de cinco anos de duração quanto clientes mais novos – com contratos de dois anos de duração (a partir de janeiro de 2018).

Importante ressaltar novamente que nosso cliente que adquirir o equipamento da Oi TV continuará aproveitando os dois anos de gratuidade de seus canais do plano Livre (tambÉm com degustação do plano Oi TV Mix nos primeiros 30 dias). A mudança apenas impactará o cliente após o fim do perÁ­odo contratual.

O cliente com contrato vencido terá todo o suporte da Oi e da Elsys para a contratação da recarga de renovação atravÉs do 0800 282 9542 Pedimos que. em caso de dÁºvidas, direcionem seus clientes a entrarem em contato atravÉs desse telefone.

Por fim. entendemos que toda mudança traz a necessidade de algum tipo de adaptação de todos os envolvidos e. mais uma vez. contamos com vocês para a manutenção do ótimo resultado que conquistamos juntos.

Um abraço.

Vamos então Á s considerações sobre as “mudanças” no Oi TV Livre.

Essa questão de mudança de prazo contratual no Oi TV Livre não É nova, inclusive já foi discutida aqui no GPS.Pezquiza.com há meses com um questionamento de uma cliente que tinha o medo, justamente, de o Oi TV Livre suspender o sinal dos canais abertos depois do fim do prazo contratual. Questão essa que naquela Época ficou em aberto, poderia ou não ocorrer? Seria somente uma cláusula de segurança ou a Oi pretendia mesmo suspender os canais abertos no prazo contratual?

Como estamos vendo agora, não era apenas uma cláusula de segurança, a operadora já sabia da inviabilidade econômica de manter o prazo de cinco anos de sinal liberado das emissoras abertas.

Apesar de muito chato para o cliente, já que na prática ninguÉm pede detalhes do contrato quando vai comprar esse tipo de produto Livre e muitos vendedores nem sabem desses detalhes, eles vendem como se o produto fosse continuar livre podendo atÉ ser repassado como herança da famÁ­lia, mas o que vale É o contrato. Note que no comunicado aos seus parceiros comerciais a parceria Oi/Elsys reconhece que tem muitos clientes com contrato de 5 anos de sinal liberada e confirma que irá honrar esses 5 anos de contrato.

Muito melhor que uma outra operadora aÁ­ que negou os contratos lifetime de seus produtos Livre e quando deu na telha começou a cortar todo mundo e cobrar recarga. A proposta da Oi É diferente, quem tem contato de 5 anos vai receber os 5 anos no prazo contratual da data da ativação do aparelho. Quem tem contrato de 2 anos vai receber atÉ findar os 2 anos a partir da ativação do aparelho.

A Oi/Elsys enviou esse comunicado aos seus parceiros, nesse momento, pois há contratos com prazo de vencimento muito próximo (acredito que os de prazo de 5 anos já tem atÉ vencidos) cujo sinal já começará a ser cortado e o cliente precisará pagar recarga para reativar. O comunicado já É pra deixar os revendedores de sobreaviso de que o cliente virá em cima da revenda querendo saber o que está acontecendo e que o sinal seja reativado sem pagamento (afinal na cabeça de muitos não há a informação de que havia um prazo no contrato para o sinal ser cortado).

A novela será bem parecida com a da concorrente do logo vermelho, mas como contrato É contrato, não há o que recorrer Á  justiça.

Eu particularmente não acredito em mudança de preço dos aparelhos Oi TV Livre, mas pelo que entendi aÁ­ no comunicado a Oi está dizendo que vai baixar ainda mais o preço da recarga dos canais fechados, o que É bem interessante, já que o produto Oi TV Livre possibilita a ativação de atÉ 5 pontos no mesmo CPF, bastando pagar a recarga apenas para 1 ponto e todos os outros estarão com o mesmo pacote liberado.

Vale ressaltar que essa necessidade de recarga para ter os canais abertos foi provocada pelas emissoras e não pela operadora e sua parceira. As emissoras passaram a ter direito de cobrar pelo uso de seu sinal digital sendo transmitido atravÉs do satÉlite pelas operadoras de tv paga. Desta forma elas tem que receber de alguÉm para que o produto continue viíel, senão o que ocorreria seria o fim dessa modalidade Livre.

Como o Rafael disse, de todas as operadoras de tv, a Oi É a Áºnica que tem conseguido ganhar clientes nesses Áºltimos meses, enquanto as outras perdem. Os nÁºmeros de setembro de 2019 já poderão ser um bom termômetro para entender se a cobrança de recarga para canais abertos no Oi TV Livre irá impactar negativamente a Oi TV.