Parece um HDD externo mas É um computador completo

864

Está chegando ao Brasil uma mania que já está bem popularizada em alguns paÁ­ses, são os PC Stick, computadores que mais parecem uma pendrive ou atÉ mesmo um HDD externo.

Eles podem ser ligados diretamente Á  porta HDMI da Tv ou do monitor de vÁ­deo e em alguns casos os PC Stick tem bateria internet para não precisarem estar ligados sempre Á  uma tomada de energia.

Os PC Stick sobre os quais queremos falar aqui nesta matÉria são aqueles que vem com sistema operacional Windows 8.1 instalado, em alguns casos É a mesma versão que se instala em desktops e notebooks, no entanto, alguns dispositivos mais simples vem com a versão mobile do Windows 8.

Como estamos falando m computador e estamos falando na versão do PC Stick que parece um HDD externo, o justo É que falemos das versões com o Windows completo, que fazem mais jus ao Desktop ou Notebook.

Há algumas versões mais popularescas destes dispositivos Á  venda aqui no Brasil e podem ser comprados por preços próximos a R$ 600.

Eles são equipados com processador Quad Core Intel Atom Z3735F, 2Gb de memória RAM DDR3L, 32Gb de HDD com memória Flash, placa de vÁ­deo Intel HD Graphics.

Parece ser uma configuração interessante não É mesmo? Processador Quad Core? No entanto trata-se de uma configuração similar Á  configuração de um tablete, inclusive o processador Intel Atom que equipa este tipo de PC Stick É o mesmo que equipa os tablets e não notebooks ou desktops.

Claro, por ser um dispositivo montado em um gabinete tão pequeno, não haveria espaço para se colocar um processador mais parrudo.

O problema É que a performance do sistema todo não pode ser comparada com a performance de um notebook, e não estou falando de um notebook atual pois seria muita maldade da minha parte, estou falando de notebooks antigos de seis, sete anos atrás, como os Core 2 Duo, por exemplo.

O processador que equipa este PC Stick com Windows de computador de mesa É 30% mais lento que o melhor chip que foi fabricado como Core 2 Duo.

Esta queda de performance no entanto É um pouco compensada pelo fato de a memória RAM ser DDR3 e o armazenamento de dados ser de memória Flash.

Ele pode ser usado com boa performance, por exemplo, para assistir vÁ­deos streaming Full HD pelo Youtube, editar documentos no Office, navegar na internet e outras atividades corriqueiras do tipo, desde que não se abra diversos programas ao mesmo tempo.

No entanto ele sofre bastante ao rodar programas gráficos e jogos que exijam alguma performance gráfica.

É um equipamento discreto e interessante, no entanto É limitado para quem precisa de um computador de verdade.

Mas se você precisa de um computador com Windows 8.1 que possa ser levado no bolso, talvez esta seja uma opção a se considerar.