ALIEXPRESS PROMETE ENTREGAS PARA O BRASIL EM MENOS DE UM MÊS E COM FRETE 50% MAIS BARATO

1193

Na última quinta-feira, 16 de maio, o Aliexpress, o marketplace chinês que mais vende para o Brasil, prometeu um alívio para os compradores do nosso país em se tratando de prazo e certeza de entrega das encomendas, e melhor, com o frete 59% mais barato que o pago atualmente pelos brasileiros.

O anúncio é para uma nova modalidade de frete no Aliexpress, especialmente para os brasileiros, denominada “AliExpress Premium Shipping”.

O AliExpress Premium Shipping nasce de uma parceria do Aliexpress com a empresa de logística, também chinesa, Cainiao Network, que já serve ao irmão mais velho e poderoso do Aliexpress, o Alibaba. O Premium Shipping será mais benéfico quanto maior for a quantidade de produtos pedidos em um mesmo frete, o que também beneficia os pequenos comerciantes de produtos chineses, modalidade de empreendedorismo que tem crescido no Brasil.

Há detalhes na operação do novo frete do Aliexpress para o Brasil que são bem interessantes no atual estágio de intenções de privatização do governo brasileiro, em especial, neste caso, à privatização dos Correios.

Sem dar maiores detalhes, o Aliexpress comunicou que para o frete Aliexpress Premium Shipping “há uma solução inovadora de desembaraço das mercadorias junto à alfândega”. Para o melhor entendimento dos nossos, leitores, a dificuldade imposta pela alfândega brasileira no desembaraço dos produtos é um dos pontos principais que torna a privatização dos Correios uma oferta com nenhum interessado, já que a entrega de encomendas, principalmente internacionais, se bem gerida (não da maneira ridícula como é conduzida atualmente), é o produto dos Correios capaz de gerar lucros para empresas interessadas neste mercado. O Aliexpress, com esta solução que diz ter implementando agora, pode mostrar para os concorrentes que não é necessário comprar os Correios para passar por cima desta barreira.

Mas e a entrega após a liberação pela alfândega? Não é necessário a capilaridade dos Correios no território nacional para que ela seja lucrativa?

Para este problema o Aliexpress também anunciou já ter solução através do frete Aliexpress Premium Shipping, a empresa anunciou que fechou parcerias no território nacional com diversos parceiros locais para as entregas terrestres, também sem dar maiores detalhes sobre a operação.

Apesar de ter anunciado a superação de suas expectativas em faturamento, tanto o Aliexpress quanto a China precisam se superar para se sobressaírem na guerra comercial contra os Estados Unidos, e para isto, perder o mercado brasileiro seria um grande desastre já que os brasileiros, que são ávidos compradores no Aliexpress, ainda estão com suas intenções de compra reprimidas pelas dificuldades até então impostas pelo governo federal.

Ainda não caiu a regulamentação da Anatel contra eletrônicos com Wifi, Bluetooth e outras conexões que interajam com o sistema nacional de comunicação. Se além do já prometido o Aliexpress conseguir derrubar esta restrição, aí a festa dos brasileiros será maior ainda.

O prazo de entrega prometido pelo Aliexpress Premium Shipping é de 22 a no máximo 28 dias corridos. Que seja, que venha.

O anúncio desta facilitação para a importação de produtos chineses já causou um abalo no valor das ações de grandes redes varejistas e de marketplace aqui do Brasil, todas elas também já se preparavam para importar em quantidade os eletrônicos mais comprados pelos brasileiros, de olho nas dificuldades impostas à importação direta pelo consumidor final. Vão ter que rever seus conceitos, o Aliexpress tombou as varejistas nacionais e parece estar acertando os Correios com um tiro de 12, só falta tombar, morto a gente já sabe há muito tempo que ele está.