Polêmica em Torno de Interfaces de Desbloqueio de GPS Pezquiza e E.V.A.

1026
Olá Pessoal,

Por acaso estes dias eu descobri no fórum GPSInfo uma polêmica em torno de interfaces para personalização de menus e desbloqueio de aparelhos.

O problema gira em torno de se cobrar ou não pelas interfaces, já que todas parecem iguais e muitas parecem ter sido desenvolvidas em cima da interface Pezquiza.

O que tenho a dizer É que no ano passado, quando postei a minha interface aqui, disse que originalmente ela tinha vindo de um site internacional o qual eu não consigo me lembrar para dar os devidos crÉditos. O mais importante É que já era um software free para wince e que foi adaptada para GPS.

Eu mesmo incentivei que baixassem e modificassem o menu, tanto que aqui neste site estão disponÁ­veis os tutoriais ensinando a configurar o menu da maneira que você quiser. Posteriormente atÉ recebi um link para um menu modificado para telas de 3,5 polegadas.

Se outras interfaces fque estão sendo cobradas foram feitas em cima desta interface eu acho bem possÁ­vel, como tambÉm acho possÁ­vel que as pessoas que fizeram as outras interfaces pagas tenham tambÉm descoberto em pesquisas pela net, o mesmo programa de menu original que eu descobri e adaptaram suas interfaces a partir dele.

Agora, dizer que desenvolveu tudo eu acho complicado, pois para quem trabalha com softwares só de olhar uma tela da interface já sabe se ele É ou não baseada em outra interface, ou, melhor dizendo, feita em cima de outra.

É por isso que venho atravÉs deste post defender a integridade profissional.

Quer você mesmo baixar uma interface, modificar, colocar mais softwares, fazer scripts para melhorar ou atÉ não fazer nada, só mudar a tela de fundo, alguns Á­cones, e vender? Não há nada de errado nisso.

Agora, tenha umbridade e diga a verdade, diga que a sua interface veio de lugar tal, que seja de nosso site, que seja de um site internacional, e diga que você está cobrando pelo suporte que está prestando, pelo serviço de melhoramento e por prestar assistência caso alguma coisa não funcione do jeito correto.

Os conhecimentos avançados necessários para se melhorar esta interface são muito básicos, qualquer usuário que saiba um pouco de VB – Visual Basic – vai se dar muito bem com esta interface.

Acho justo cobrar sim, se a pessoa É profissional no assunto e sobrevive deste trabalho, mas que não engane o cliente.

E como disse no GPSInfo, Suporte É coisa de profissional, e profissional É aquela pessoa que ganha sua vida trabalhando na atividade em questão.

Agora, o bom profissional É aquele que tem respeito pelo seu cliente, pois o cliente não É bobo, quando ele vê que está sendo enganado ele não volta e ainda fala mal do seu serviço para o máximo de pessoas que ele conseguir.

11 COMMENTS

  1. Bom dia caro amigo Richard!

    Não há dÁºvida que a internet é uma fonte infinita de conhecimento e que hoje em dia qualquer pessoa, pode pesquisar sobre qualquer assunto e encontrar ,muitas informações.

    A questão é que com a demanda cada vez mais crescente de novos usuários de GPS e com a acessibilidade que se tem na internet, existem sim pessoas que encontram soluções, modificam, melhoram e pesquisam para estar sempre aprimorando e outras pessoas que apenas dizem: “Me dá!” como se isso fosse obrigação.

    Conforme você mesmo comentou, algumas pessoas pesquisam e desenvolvem tais soluções, por puro “hobby” ou para uso próprio, enquanto outras pessoas tem este tipo de desenvolvimento e suporte como profissão.

    Você como “desenvolvedor” da interface Pezquiza sabe quais são as “ferramentas” necessárias para o seu desenvolvimento, assim como um engenheiro precisa de um “AutoCad” para fazer suas plantas e nem por isso ele está plageando o programa em si, pois este é um mero “gatilho” para o seu trabalho.

    Portanto é fato que nas mãos habilidosas de um carpinteiro, um monte de pregos e tábuas podem se transformar em lindos móveis ou até mesmo em uma casa, enquanto nas mãos de uma pessoa comum, este mesmo material pode se transformar no máximo em um caixote, o mesmo acontece quando se tem o conhecimento necessário para transformar um monte de scripts, papéis de parede e Á­cones em uma interface funcional, que proporciona uma nova maneira de o usuário interagir com o seu GPS.

    Assim sendo e conhecendo a grande gama de marcas e modelos de aparelhos GPS disponÁ­veis no mercado, é fato que nenhuma “receita universal” seria capaz de atender a todos, devido as diferenças de hardware, nomenclatura de pastas internas, limitações de memória, etc e isso tudo somado a necessidade de usuários que não tem tempo para pesquisar e desenvolver este tipo de solução ou até mesmo para aqueles que não tem interesse de fazê-lo, dando preferência a uma solução pronta e com o devido suporte para garantir a integridade de seus equipamentos, foi que surgiu a interface E.V.A., que a princÁ­pio, foi sim desenvolvida para uso próprio, depois para os amigos e posteriormente para todas as pessoas que a viam rodando em algum GPS, fosse em um táxi ou no carro de algum amigo e hoje ela faz parte de aparelhos GPS de frotas de caminhões, locadoras de carro, empresas de carro forte e também habita em alguns fóruns, com uma opção dentro de várias outras opções gratuÁ­tas, cabendo ao usuário que busca suas informações “OPTAR” pela sua aquisição ou continuar a brincar com o seu aparelho e assumindo os riscos para tal.

    Conforme foi mencionado anteriormente, os usuários de fórum são apenas uma pequena (diria até que quase insignificante) parcela de clientes potenciais, pois como você mesmo mencionou, quem frequenta fórum, não quer pagar, quer de graça e ainda que a interface E.V.A. ou a Pezquiza ou o MioPocket fossem oferecidas todas gratuitamente, nem por isso a demanda por “suporte” seria menor e por isso, como profissional, nada mais justo do que cobrar pelo meu serviço, uma vez que para aqueles que preferem soluções gratuitas, poderá encontrá-las aos montes e tudo em um mesmo espaço.

    Enquanto a creditar as ferramentas utilizadas ser uma questão de hombridade, não consigo ver desta forma, pois um fotógrafo profissional se utiliza de muitas ferramentas de manipulação de imagens, como o Photoshop por exemplo e nem por isso se torna um profissional menos ético, por transformar as fotos da ex-jogadora de basquete Hortência, bonita o suficiente para que possa se tornar um pouco mais agradíel aos olhos dos compradores da revista Playboy!rs…

    Portanto meu amigo, seja por hobby ou profissionalmente, existe uma demanda crescente neste mercado, muita concorrência (gratuÁ­ta por exemplo), mas nem por isso é exigido menos conhecimento e disponibilidade de quem desenvolve e você mesmo confessou ter aberto uma sessão de suporte e acabou desistindo, pois isso demanda tempo e constante aprimoramento para que se possa atender a todos os novos aparelhos que surgem todos os dias.

    Quanto aos preços, não é uma questão de tratar cliente como peixe e arrancar sua cabeça, pois cada um sabe o quanto teve que estudar ou o quanto tem que se dedicar a uma determinada atividade para poder realizar determinadas tarefas, portanto fazer uma uma operação de crÁ¢nio, pode ser fácil para um neuro-cirurgião, mas isso não significa que em alguns tutoriais bem elaborados, em algum fórum médico, permita que qualquer enfermeiro com as ferramentas certas, possa efetuar a mesma operação com o mesmo nÁ­vel de eficiência e por isso o preço varia e a pesquisa por valores fica por conta do usuário de acordo com a sua necessidade por este ou aquele produto ou sua disponibilidade de pesquisar e acima de tudo do seu livre arbÁ­trio, portanto não há vÁ­timas, pois não há monopólios, muito pelo contrário, pois pagas ou gratuÁ­tas, as opções são infinitas, basta PEZQUIZAR!rs…

    Um grande abraço!

    Cleiton Gomes

  2. esse cleiton ai q se acha o tal nao passa de um malandro, vai ganhar dinheiro com uma igreja, pois cara de pastor safado e sem vergonha vc ja tem, como qq um pode ver no forum de gps q vc sabe mto bem qual eh!!!

  3. e.v.a o pior de tudo é o cara vender um interface, e se achar que sabe tudo, mete o pau no gps xing ling, e esquece que a maioria dos que pedem informação usam gps procedencia da china, e o mesmo insiste em dizer que são gps paraguaios, o que mostra que não sabe nada,e prova que não desenvolveu software, pois o mesmo fala que é um desbloqueio de gps,(pergunto desbloqueio de gps? aonde ? sendo que o e.v.a é somente um menu igual a que o pezquiza disponibiliza,,a diferença é que o e.v.a não deu os devidos creditos a realmente quem merece,,
    basta lhe perguntar de como é composto um gps!ele e da uma resposta sem fundamento!! então pergunto como o sr cleyton se auto denomina desenvolvedor de um software, e nem mesmo sabe de que se compoe um gps a faça me um favor o povo esta cansado deste tipo de epertalhões,

  4. Como programador profissional, eu também me sinto ofendido por esses oportunistas que pegam algo PRONTO, trocam umas figurinhas e saem por aÁ­ vendendo uma coisa que é ORIGINALMENTE GRATUITA, tirando proveito do desconhecimento alheio. É lamentíel, mas é muito comum esse tipo de cara-de-pau que se faz passar por MEGA_DEVELOPER se aproveitando do trabalho alheio (que geralmente é originalmente FREE).

    http://www.gpsinfo.com.br/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&p=17230#17230

  5. Bom dia amigos…
    Consegui atraves de um contato a Interface E.V.A e vi que é muito facil montala qualquer criança consegue em questão de minutos caso algum amigo queira estou a disposição de passar e de graça tambem esplico como montala pois fica a critario de cada um é so usar a imaginação….. quem tiver interesado é só me passar um email pois eu mando em anexo…

    Obrigado e felicidades a todos não gastem seu rico dinheirinho com coisas que pode obter gratis….

  6. Bom dia amigos…
    Consegui atraves de um contato a Interface E.V.A e vi que é muito facil montala qualquer criança consegue em questão de minutos caso algum amigo queira estou a disposição de passar e de graça tambem esplico como montala pois fica a critario de cada um é so usar a imaginação….. quem tiver interesado é só me passar um email pois eu mando em anexo…

    Obrigado e felicidades a todos não gastem seu rico dinheirinho com coisas que pode obter gratis….

    Juliodos_santos@bol.combr

  7. Olá caro Julio, estive pesquisando hoje sobre interfaces para GPS
    E me deparei com a tal polêmica deste camarada que está vendendo
    Algo que pelo que pude perceber é gratuÁ­to.
    Gostaria que se por gentileza pudesse me enviar a tal interface
    Tenho um BLOG e gostaria de disponibilizar para o pessoal.
    Desde de já agradeço e os créditos serão totalmente e integralmente
    Seus se assim você desejar.
    Agradeço antecipadamente sua atenção.
    Atenciosamente: Jack633 (Osiel) Acesse o BLOG

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here