NOVA TECNOLOGIA em PAINÉIS SOLARES chega ao Brasil – Fique de olho e só aceite estes painéis

31

Peinéis solares, ao lado dos inversores, são os elementos principais em um sistema de energia solar. Quando você adquire painéis solares mal dimensionados ou de tecnologia inadequada para o sistema e local onde você os está instalando o resultado é uma perda de geração, em muitos casos considerável, em relação ao melhor potencial de geração que você poderia ter naquela determinada localidade e para aquele determinado inversor.

Infelizmente o mais comum no mercado, em relação ao pequeno cliente final da energia solar, é termos vendedores interessados pura e simplesmente em vender e que carregam em si pouco ou até mesmo nenhum conhecimento técnico mais apurado sobre o que estão vendendo. Pior ainda, grande parte dos vendedores e instaladores de energia solar são simplesmente montadores de Lego, sabem encaixar as peças e colocar o brinquedo para funcionar, mas nunca chegarão a entender mais profundamente a complexidade do sistema que estão vendendo para extrair o melhor possível dos dos equipamentos vendidos e assim beneficiar e respeitar ao máximo o seu cliente e o dinheiro que ele está investindo naqquele sistema. Simples assim, tem que fazer pelo cliente da mesma maneira que gostariam que fosse feito em suas próprias casas.

E por falar em casa, ainda tem a parte de que muitos dos “profissionais” envolvidos na área da energia solar nem ao menos tem em suas próprias casas o sistema de energia solar instalado, ou seja, não podem testemunhar de experiência própria sobre aquilo o que estão vendendo.

Te digo isto para que você abra o olho a fim de que compre e que instale na sua casa não menos do que o melhor que pode ser ofertado no momento, pelo preço justo. Fuja dessa nossa mania de brasileiro de primeiro mprocurar sempre o menor preço. Nessa área solar nem sempre é vantagem a caça pelo preço mais baixo. Leve em consideração que você terá em seu telhado um sistema de geração de energia que irá lhe servir por pelo menos 25 anos, provavelmente até mais pois, como você verá nessa matéria, já estão sendo ofertados painéis solares com garantia de produção, aos 30 anos de uso, de 87,4% do seu potencial na instalação. Aliado a alguns inversores que vem com garantia de 15 anos, pode acreditar que o seu sistema solar é coisa para deixar de herança para os seus filhos.

E o que seria esse melhor? É claro que este melhor passa por equipamentos de boa qualidade de geração e robustez para suportar o trabalho pesado ao longo dos anos, mas também passa pelo melhor dimensionamento possível entre a potência de cada painél solar, a soma total da potência dos painéis solares que você estará adquirindo e a potência máxima gerada pelos painéis solares que o inversor que você estará adquirindo suporta.

Por exemplo, se o seu sistema solar usará um inversor com 2KWp de capacidade de geração, exemplo o Growatt Mic 2000, e você comprou um pequeno sistemam para gerar apenas 260 KWh mensais, é de se considerar no mínimo ético que o vendedor lhe informe que você terá um total de placas instaladas de aproximadamente 2,2KWp (estou considerando a região de Goiás) mas que este inversor suportaria chegar a até 2,8 KWp em painéis solares instalados, gerando um benefício ainda maior para o cliente.

Ora, para um sistema pequeno como o que citei acima esse acréscimo gera ao comprador uma relação custo/benefício muito grande pois a parte mais cara ele já estará bancando, o custo de adquirir logo um sistema com 2,8KWp será pouco maior que adquirir apenas os 2,2 KWp para suprir a média de consumo atual do comprador (aliás um tipo de venda calculo para compra que eu não gosto de fazer para o cliente pois é induzir o comprador ao erro e a deixar benefícios melhores para trás).

Ainda pensando no sistema acima, e aí pensando em que o vendedor deve otimizar o sistema sempre levando em conta a potência máxima de painéis suportada pelo equipamento, o Growatt Mic 2000 suporta até 2,8 KWp e temos no mercado painéis de 460W, de 465W, de 505W, de 550W, 565W e está chegando ao mercado brasileiro o painél de 585W.

E aí, sabendo que os painéis de uma mesma instalação/string tem que ser todos com a mesma potência, qual soma de painéis de mesma potência chegaria exatamente aos 2,8KW máximos do Growatt Mic 2000 ou que cheraria mais próximo a isto, aproveitando desta maneira o potencial máximo de geração deste inversor solar?

De forma simples o melhor arranjo seria de 5 painéis de 565W totalizando 2825KWp mas como devemos também considerar as questões de tensão de corrente continua no sistema, eu instalaria 6 painéis de 465W totalizando 2,79KWp. Com os painéis de 505W o máximo que eu conseguiria chegar será 2,5KWp, com o painél solar de 460 o máximo seria 2.76 KWp, com o painél de 550W o máximo seria 2,75 KWp.

Lembrando que esse sistema é pequeno e por isto as diferenças podem não parecer tão consideráveis. Mas ao longo do tempo elas vão se tornando mais e mais consideráveis, mesmo no caso de um sistema pequeno como este. E se consideramos inversores solares com maior potencia, a diferença na escolha dos painéis solares é ainda mais considerável.

Mas calma, não para só na simples questão de calculo de potência máxima essa escolha dos painéis solares. A tecnologia destes painéis também é muito relevante, e é aí que entra a nova tecnologia dos novos painéis solares que chegaram ao Brasil: a tecnologia TOP Con Tipo N dos painéis Jinko Tiger Neo, que estão sendo ofertados pela Aldo Solar.

Esta tecnologia é ideal para a geração solar em áreas de temperatura média anual mais elevada como na região Centro Oeste, Norte e Nordeste do Brasil. Com esta nova tecnologia estes painéis solares não perdem tanta geração ao longo do dia por influência do aquecimento dos painéis solares também ao lnogo do dia, como é comum acontecer com os painéis solares de gerações anteriores a estes tecnologia.

Todo bom profissional do mercado de energia solar sabe (ou deveria saber) que o sistema solar gera mais energia durante o períoda da manhã e até o início da tarde do que gera ao final do dia e um dos principais fatores para esta ocorrência é justamente a temperatura elevada dos painéis solares.

Os painéis solares da série Jinko Tiger Neo, que suportam trabalhar em temperatura mais elevada, mostram uma maior eficiência justamente nesse período de temperatura mais elevada nos painéis o que acarreta em uma geração média de cerca de 4% a mais que as tecnologias anteriores.

– Ah, mas só 4%? É pouco! – dirão os leigos.

Mas se você levar em consideração que um sistema solar é uma máquina de produzir dinheiro para quem o tem, já que você pagaria para consumir da concessionária a quantidade de energia que seu sistema solar está gerando se você não o tivesse, e considerando que dinheiro em um investimento bom não gera 4% mensal… 4% a mais é sim um acréscimo bem considerável.

Junte-se a isto um sistema solar bem instalado e o custo benefício em obter o seu sistema solar será, no total, bem maior que estes 4%.

Ainda falando sobre os novos painéis, pelo que andei pesquisando aqui nos preços dos kits para instalação de sistemas fotovoltaicos da Aldo Solar, não há uma diferennça de preço considerável para se adquirir painéis solares com esta nova tecnologia ou com a tecnologia anterior, ou seja, se o cliente não sabe da existência deste equipamento melhor e se o vendedor/instalador não está nem aí e só quer colocar o dele no bolso… Bem, você já sabe né?! Não preciso explicar.

Fica ligeiro, fica esperto, exija que seu dinheiro seja tratado com respeito, exija que instalem para você sempre o melhor possível.

Envia esta matéria para quem está pensando em comprar um sistema solar e continue no GPS.Pezquiza.com