Estes 2 aparelhos para o seu sistema solar off grid devem ser comprados primeiro

158

Painel solar, inversor solar, controlador de carga, bateria estacionária, bateria de caminhão, equalizados de bateria, cabos…?! Quais serão os aparelhos prioritários que você deve adquirir, antes de qualquer outros, quando está pensando em montar o seu sistema de energia solar off grid?

Vou surpreender você nessa matéria aqui e te mostrar um pouco daquilo o que fiz e estou fazendo para montar o meu primeiro sistema (sisteminha) de energia solar off grid.

Antes de mais nada é importante que você saiba que na minha casa eu já tenho um sistema de energia solar on grid há mais de um ano, veja a matéria muito bacana que tem aqui no GPS.Pezquiza.com em que eu falo como foi esse um ano com o sistema on grid:

Opinião Sincera – Um ano usando energia solar ongrid, o que estou achando

De cara eu já vou responder um questionamento que provavelmente pulou aí na sua cabeça: se ele já tem energia solar on grid, para quê ele quer energia solar off grid?

A questão é muito simples, infelizmente quando nós temos a energia solar on grid ainda continuamos refém da concessionária de energia para efetivamente termos energia elétrica em casa. O fato é que, na energia solar on grid, se falta a energia da concessionária o sistema solar on grid também se desliga para que não haja risco de energizar a rede da concessionária, o que provocaria um acidente com o pessoal que faz a manutenção na rede da concessionária. Ou seja, faltou energia da concessionária eu também fico sem energia, mesmo tendo energia solar on grid.

Seria este um problema simples não fosse um pequeno problema no meu bairro: semana sim e outra também, falta energia na nossa quadra por conta de um transformador de energia, da concessionária, mal dimensionado para atender a minha quadra. Já teve evento em que passamos 48 horas sem energia elétrica em casa. Recente nós ficamos 24 horas sem energia elétrica. A média aqui é entre 6 a 8 horas. É sofrimento!

Mas pelo menos com as quedas de energia você vai aprendendo quais são os aparelhos realmente essenciais na sua casa. Aqui na minha, por exemplo, são o roteador de internet (é o primeiro que a turma lembra), a geladeira, uma Smart TV e um carregador de celular. O banho a gente esquenta água no fogão e mistura com a água fria da bacia e usa aquela boa jarrinha de um litro de fazer o kisuco.

Mas e aí, como resolver para estes aparelhos essenciais, com off grid, terem energia para continuarem a funcionar?

2 aparelhos que você deve comprar primeiro para montar sua energia solar off grid

Estes 2 aparelhos que vou citar, apesar de parecer não estarem diretamente relacionados à energia solar off grid, na verdade são essenciais para o dimensionamento do seu sistema de energia solar off grid, ou seja, para saber o que você consegue comprar com a grana que você tem disponível e que chegue o mais perto possível de atender o que você necessita.

Clique na imagem para conhecer o produto com mais detalhes

O primeiro aparelho é este Wattimetro, afinal, é necessário saber quanto realmente consome de energia, em uso, cada aparelho o qual você deseja ligar em um sistema de energia solar off grid. Não basta olhar na etiqueta do aparelho pois ela mente muito. Outra coisa é que você deve saber quais são os horários em que você mais usa aquele determinado aparelho e se o consumo de energia dele varia de acordo com diferentes horários do dia (é o caso da geladeira que fica ligada 24 horas por dia).

Um exemplo, a nossa TV Panasonic X600B 49 polegadas LED 4K consome 60Wh em uso. Se ela ficar ligada por 10 horas ela irá consumir 600 Wh. Em teoria consumiria a carga de uma bateria de 60ah que estivesse totalmente carregada e em bom estado, sem que essas dez horas de uso danifiquem a bateria.

Nossa geladeira, uma inverter da Philco com refrigerador e freezer verticais separados, consome em média 2 Kwh por dia de uso. Ela se mantém em média com consumo de 80Wh e tem alguns pequenos picos de energia entre 110Wh e 200Wh, podendo ir a até 300Wh se tiver sido ligada após um razoável período de falta de energia. De qualquer maneira é complicado ainda, para mim, manter ela na bateria, eu já nem estou tentando mas estou mantendo ela por cerca de 9 horas por dia na energia solar e usando alguns truques para a manter ainda com uma temperatura interna aceitável no caso de falta de energia, caso ela necessite passar a noite toda sem energia.

E é nesse caso que é necessário que você saiba qual é o outro aparelho que considero essencial para o dimensionamento do seu primeiro sistema solar off grid.

Isso mesmo, um termômetro para geladeira ou freezer. Esse termomtro é o ideal pois o sensor dele tem uma extensão para você o colocar dentro da geladeira enquanto o display mostrando as informações de temperatura você pode colar na porta da geladeira, por exemplo, com uma fita adesiva fácil de retirar pois não é para ele ficar lá para sempre.

Lembra que eu falei que necessito de alguns macetes para manter a minha geladeira bem refrigerada, mesmo que ela não esteja ligada na energia? Esse termômetro aí tem me ajudado demais a analisar o que dá ou não certo de se fazer. O fato é simples, o que é essencial em uma geladeira e em um freezer éque mantenham uma temperatura interna adequada para a boa conservação dos alimentos que estão sendo guardados neles. Ponto final.

Aqui eu meço a temperatura, meço o consumo de energia enquanto a geladeira está naquela determinada temperatura e em relação ao horário do dia. Ainda estou fazendo testes para diminuir ainda mais a necessidade de consumir energia (assim o custo dos equipamentos do off grid também ficam menores).

Por enquanto, com o pequeno sistema solar off grid que tenho, que gera 1,2KWh por dia e mais os macetes que estou testando, eu já consegui que dos 60 KWh que a geladeira consome por mês, ela use apenas 30KWh por mês da concessionária. Já é bem interessante. Estou agora quase conseguindo acrescentar mais duas placas de 100W nesse pequeno sistema solar off grid, o que daria mais ou menos mais uns 600Wh por dia, ou seja, meu sistema off grid de pobre passaria a gerar 1,8KWh por dia.

Parece pouco? Pode até ser pouco em relação ao consumo total da casa, com os outros aparelhos que a gente até vai se virando sem eles mas que, somados aos aparelhos já citados, levam a um consumo médio de 14 KWh por dia.

Mas esse pouco que a energia solar off grid está me ajudando já faz o meu sistema on grid injetar na rede da concessionária 36KWh por mês que geram um crédito de energia para uso futuro e ainda diminuem nos impostos e na bandeira que é agregada ao valor a se pagar na fatura de energia.

E além de tudo, a melhor parte é que se faltar energia da concessionária eu tenho meu pequeno sistema de energia solar off grid para suprir esses aparelhos que, como eu disse, aqui em casa ninguém quer viver sem.

Em breve estou pensando em lançar um canal de vídeos no Youtube, Rumble ou Odisse; mostrando esse pequeno sistema solar e a minha intenção ao montar ele mesmo sem ter dinheiro para comprar toda a parafernalha que os grandes canais sobre energia solar mostram no Youtube.

Gostou da informação? Compartilhe esta matéria com você sabe que também irá gostar e continue no GPS.Pezquiza.com.