Energia solar: o que é, como funciona e quais são os prós e contras

285

Energia solar, a principal fonte de energia potencial do planeta Terra. Vamos entender como funciona a energia solar, principais tecnologias e métodos de uso, vantagens e desvantagens.

A energia solar é renovável e sempre disponível, representa uma fonte de energia inesgotável e limpa, com um impacto ambiental muito baixo quando em uso. Coletada através de painéis fotovoltaicos e coletores solares, a energia solar é capaz de gerar eletricidade e calor.

Aqui está um pequeno guia para aprender mais sobre a energia solar, entender como ela funciona e descobrir suas inúmeras vantagens.

O que significa energia solar?

A energia solar vem e é coletada do sol. Constitui a principal fonte de energia em todo o planeta e é a base de todas as fontes de energia na Terra, pela sua interação com a formação natural dos elementos que usadas para a geração de energia através dos demais métodos.

A energia solar é utilizado tanto para a produção de calor quanto para a produção de energia elétrica para alimentar diferentes tipos de usinas.

Energia solar: como funciona

A energia solar é colhido e usado para produzir:

– eletricidade,através de painéis fotovoltaicos

– energia térmica,através de energia térmica solar

É um tipo de energia que é baseada em fluxo. Isso significa que seu uso contínuo não diminui sua disponibilidade.

Quais são as formas de usar energia solar

As principais tecnologias pelas quais a nergia solar pode ser explorada são:

– fotovoltaica

– termal

– termodinâmica ou concentrada

Cada um tem suas próprias características. Vamos ver com mais detalhes como elas funcionam.

– Eneria solar fotovoltaica

Transforma energia solar em eletricidade direta e instantaneamente. As tecnologias utilizadas pela energia solar fotovoltaica são sistemas fotovoltaicos: painéis solares que pegam a luz solar e a convertem em eletricidade através de células fotovoltaicas, que geralmente são feitas de silício, um material semicondutor.

Obviamente, esse tipo de sistema funciona continuamente apenas nas horas em que a luz solar pode ser explorada.

– Energia térmica solar

O componente fundamental deste tipo de sistema são os painéis solares ou coletores que interceptam os raios solares produzindo calor diretamente deles. Dentro dos tubos dos coletores flui um fluido especial de transferência de calor, caracterizado pelo material isolante, que transporta o calor para os locais de uso. Esse tipo de tecnologia é explorada principalmente no ambiente doméstico e em contextos comerciais.

Esses coletores podem trabalhar por meio de dois tipos de circulação:

– natural,em que os tanques de armazenamento contendo o trocador de calor estão localizados acima dos painéis de calor onde o líquido circula

– forçado: neste caso o tanque está localizado mais baixo do que os painéis e, portanto, para circular o fluido no trocador e no painel, uma bomba é usada

– Painel solar termodinâmico ou concentrado

Uma espécie de evolução dos painéis térmicos solares capazes de produzir calor em qualquer tipo de condição climática. É usado principalmente para a produção de água quente dentro de casas particulares.

A energia solar termodinâmica pode usar via sistemas diferentes. Geralmente é usada com parábolas lineares de espelhos planos posicionados no chão.

Quais são os campos de aplicação da energia solar?

Esta energia renovável pode ser usada para:

– produzir eletricidade

– gerar calor

– produzir água quente

Energia solar: vantagens e desvantagens

A energia solar é comparável às energias hidrelétrica, eólica e geotérmica, que são fontes de energia renováveis, limpas e seguras.

Sua exploração tem inúmeros benefícios que os tornam recursos indispensáveis para reduzir o impacto ambiental dos combustíveis fósseis tradicionais, sua escassez e seu custo de uso.

Vamos analisar mais especificamente todas as vantagens da energia solar.

Benefícios da energia solar

– a energia solar vem de fontes renováveis porque o sol é inesgotável

– a energia solar é limpa porque usa apenas e exclusivamente os raios solares

– a energia solar quando em uso tem um impacto ambiental muito baixo, uma vez que não emite qualquer substância poluente
um fluxo perene que não se esgota

– a energia solar é auto-produzida

– a energia solar pode ser usada de várias maneiras, desde a conversão em eletricidade até energia térmica e calor

– a energia solar é muito econômica, se excluirmos o investimento inicial necessário para a instalação (custo que, no entanto, pode ser amortizado por incentivos estatais e, ao longo do tempo, por economia na conta)

– a energia solar requer manutenção mínima

Desvantagens da energia solar

As vantagens são muito mais numerosas do que as desvantagens, que existem. Aqui estão elas:

– um investimento inicial significativo é necessário para a instalação da energia solar, mesmo assim, com os financiamentos por períodos de longos anos, o valor que o usuário pagaria na fatura de energia para a concessionária é revertido para o pagamento do seu sistema de energia solar

– fonte de energia intermitente e descontínua, uma vez que a quantidade de energia que pode ser produzida por painéis solares é relacionada às condições ambientais. Por essa razão, a energia solar continua sendo uma opção de energia complementar muito válida, mas não uma alternativa à rede tradicional de distribuição de eletricidade, para a maioria dos usuários de energia solar

– a instalação de um sistema de energia solar requer um espaço físico considerável que receba a maior quantidade de horas de ensolação por dia

– em caso de instalação de um sistema de energia solar dentro de um condomínio é necessário que todos os condomínos concordem

Gostou das informações? Compartilhe para fortalecer o nosso trabalho e continue no GPS.Pezquiza.com