Energia Solar – 10 dicas top para economizar mais energia e mais dinheiro

85

Você tomou uma decisão inteligente ao adquirir o seu sistema de energia solar (se não adquiriu ainda, está perdendo tempo e dinheiro) e agora mais uma decisão inteligente é maximizar esse investimento.

Aqui estão 10 dicas top para você aproveitar ao máximo sua geração de energia solar.

1. Use seus aparelhos nos melhores horários de produção de energia solar/h2>

Isso pode soar como uma dica óbvia, mas muitas pessoas não aproveitam totalmente as horas do dia em que o sistema de energia solar está produzindo mais energia.

Ao colocar seus aparelhos de uso pesado, como lava-louças, secadora e máquina de lavar, durante o dia, nos horários em que está havendo a maior produção de energia, você está usando a energia à medida que ela é produzida.

Está dica é especialmente importante para quem tem sistema de energia solar off grid mas também é importante para quem tem energia solar on grid já que quanto menos energia “vazar” para a rede da concessionária, melhor para você na questão de impostos e até possíveis perdas de créditos acumulados.

Aproveite ao máximo este tempo, pois usar ao máximo a energia que o seu sistema solar produz e economizar dinheiro foram os principais incentivos para você comprar o seu sitema de energia solar, não é?

Dica de bônus! Contenha a tentaçção de ligar as máquinas de lavar louça e roupas à noite, não ligue até a manhã seguinte, quando o sol está brilhando.

2. Escalone o seu consumo de energia

Tente escalonar o uso dos seus aparelhos ao longo do dia, tentando ficar dentro da sua produção de energia solar naquele determinado momento.

Por exemplo, ligue a máquina de lavar às 11 e depois a secadora às 12. Isso evita que você use muito a rede da concessionária em determinado momento tanto para injetar quanto para consumir energia. Quanto menos você usar a rede da concessionária mais economia de dinheiro para você.

3. Aqueça / resfrie sua casa à tarde

Ao aquecer ou resfriar sua casa nas melhores horas de luz do dia, você está otimizando ao máximo a relação entre a sua geração de energia solar e o seu consumo de energia elétrica nestes aparelhos que são os vilões da fatura de energia e isto também pode te ajudar a evitar o pico noturno de consumo de energia.

4. Verifique se há sombra e/ou detritos sobre os painéis solares

Fique atento a quaisquer problemas de sombra em potencial sobre o seu painel solar, corte quaisquer galhos de árvores e remova quaisquer detritos que se acumulem sobre os paineis solares.

Lembre-se de que a sombra afeta o desempenho do sistema de energia solar e até mesmo pode afetar a vida útil do painel solar no qual ela permaneça persistentemente.

5. Limpe seus painéis solares

Sujeira, poeira e excrementos de pássaros podem atrapalhar sua produção de energia solar e diminuir consideravelmente a sua economia em dinheiro.

Qualquer coisa que obstrua seus painéis solares resultará em menor produção de energia no seu sistema solar, o que reduz a economia na conta de eletricidade.

Subir no telhado e limpar você mesmo os painéis solares pode ser uma tarefa difícil e perigosa, portanto, deixe um profissional cuidar disso com o equipamento e as habilidades adequadas.

Limpar um painel solar sujo por poeira, por exemplo, pode elevar em até 30% a prdução de energia no seu sistema de energia solar. Fique atento.

6. Use aparelhos com eficiência maior energética

Troque suas lâmpadas por lâmpadas de LEDs e atualize sus aparelhos para aparelhos com maior eficiência energética (selo A do Inmetro) para reduzir seu consumo de energia e obter um consumo de energia o mais baixo possível.

Fique atento também para os aparelhos do tipo inverter (ar condicionado, geladeira, máquina de lavar roupas). Eles são um pouco mais caros mas a economia que geram durante o seu uso paga essa diferença de preço em pouco tempo.

7. Pesquise por uma taxa melhor

Mesmo com a energia solar reduzindo oo máximo o seu consumo de energia vindo da concessionária, ainda será cobrada uma ‘taxa de fornecimento de energia’ do distribuidor de energia pelo fornecimento de energia à sua propriedade.

Ao obter uma cobrança desta taxa de fornecimento de energia, menor, você pode reduzir ainda mais o valor cobrado na sua fatura de energia.

Algumas concessionárias também oferecem cobrança diferenciada em determinados horários do dia, inform-se sobre isto e talvez você economize ainda mais dinheiro.

8. Adicione uma bateria ao seu sistema de energia solar on grid

Parece uma dica maluca já que no Brasil não é permitida a instalação de um inversor solar on grid com suporte à baterias, mas você pode resolver esse problema usando baterias de forma independente, ligadas a uma fonte inteligente carregadora de baterias que gerencia tão bem a carga e descarga de sua bateria quanto o faz um bom controlador de carga na energia solar.

Converse com uma pessoa que conhece do assunto e monte pequenos sistemas com fonte inteligente, bateria e inversor de baixa potência, específicos para os aparelhos nos quais você não pode (ou não quer) ficar sem energia elétrica.

Você pode até mesmo instalar painéis solares a mais no seu sistema de energia solar, prevendo a necessidade de uso para as baterias que você aidcionar desta maneira.

9. Mudanças sazonais

O desempenho do seu sistema de energia solar mudará com as estações do ano.

Espere que sua produção diária de kWh no verão seja em torno de 5,2 x o tamanho do sistema e sua produção diária de kWh no inverno seja 3,6 x o tamanho do sistema.

Por exemplo, se o seu sistema é de 3 KWh de pico, ele deverá produzir em média 15 KWh por dia no verão e 10 KWh por dia em média no inverso.

10. Monitore seu sistema de energia solar e seu consumo de energia

Certifique-se sempre de que o seu sistema solar está operando corretamente e aprenda como o seu sistema funciona durante o ano por meio do monitoramento.

A maioria dos inversores solares terá um aplicativo que mostra a produção fotovoltaica de seus painéis solares.

Você também pode obter o consumo de energia da sua residência com seu distribuidor de energia ou verificando a sua fatura de energia.

Qualquer diferença maior de geração de energia ou de consumo de energia não passará despercebido por você e você saberá que é hora de agir para solucionar o problema e garantir a economia trazida pela energia solar.

Compartilhe esta matéria para fortalecer o nosso trabalho e continue no GPS.Pezquiza.com