Apagão não! Painel Solar de 150W É o ideal para começar barato

768

Para quem está ligado nas ideias que os polÁ­ticas estão fabulando para o próximo ano, sabe que o apagão recorrente de energia elÉtrica É uma possibilidade com grande probabilidade de ser executada. É aÁ­ que eu te pergunto: você vai ficar só assistindo esse pessoal fazer você ficar no escuro ou vai começar agora a montar, pelo menos, um mini sistema de energia solar para conseguir ter uma opção de energia elÉtrica na sua casa, mesmo com o risco de apagão?

Se você optou pela segunda opção, a hora de começar a correr atrás do prejuÁ­zo É agora. Se você não tem dinheiro sobrando para montar o sistema de energia solar ideial, É províel que um sistema montado com painÉis solares de 150W seja a melhor opção para você neste momento.

Por que painel solar de 150W É ideal para um sistema solar barato

Muita gente que está tendo, pela primeira vez, o interesse de montar um sistema de energia solar, acha que basta comprar os painÉis solares que o sistema de geração própria de energia na casa dela está garantido… e não É bem assim. AlÉm dos paineis solares há diversos outros componentes para o bom funcionamento do sistema e alguns deles podem custar tanto ou atÉ mais que os paineis solares.

Um desses componentes É o controlador de carga. O controlador de carga É responíel por gerenciar a potência (voltagem) e corrente (amperagem) que os paineis solares estão produzindo e enviando para as baterias do sistema solar off grid. Ele É peça fundamental para que a sua bateria recebe senpre a quantidade ideal de voltagem/corrente e não venha a sofrer nenhum dano por excesso gerado pelos paineis solares.

Há mais de uma tecnologia de controlador de carga e, dependendo de como será configurado o seu sistema solar, ele poderá custar R$ 1.000, R$ 2.000 e atÉ mais. Isso para que seu sistema possa ter paineis solares muito potentes (300W, 400W e mais) e que se possa aproveitar o máximo da energia que eles produzem. Esses são os controlares de carga MPPT.

Já os controladores de carga de tecnologia mais simples, os controlares de carga PWM, custam 3, 4, 5 vezes mais barato que os controalres de carga PWM. Mas esse valor a menos se torna prejuÁ­zo ao trabalharem com paineis solares mais potentes (os que a maioria de nós tem em mente para comprar) já que eles desperdiçam (jogam fora) grande parte da energia gerada por esses grandes painÉis.

Mas espere, É possÁ­vel sim aproveitar esse valor mais barato do controlador de carga PWM ao se utilizar um painel solar que É o ideal para esse tipo de controlador, já que ele consegue trabalhar com esse painel sem ficar desperdiçando a energia que o painel produz. Esse É o apinel solar de 150W.

Novamente, dependendo da configuração de montagem do seu sistema, o painel de 150W tambÉm irá te proporcionar uma economia em outros componentes do seu sistema solar que consomem boa parte do orçamento do sistema, como os cabos solares, por exemplo, já que você poderá optar por uma milimetragem menor para alguns desses cabos.

Que tal ouvir da boca de um profissional da área as vantagens de se montar um sistema solar com painel solar de 150W?

Confere aÁ­ este vÁ­deo muito elucidativo produzido pelo canal ElÉtrica e Cia, confere aÁ­:

Entra pro nosso canal no Telegram clicando aqui, clica agora aÁ­ vai!

.