Economize $$$ na Energia Elétrica aquecendo água do banho com resistência 48V na Energia Solar

594

Por conta das diversas ajudas que foram distribuídas pelo governo do Brasil e outros por ocasião do momento de fechamento social em que estamos vivendo, que tirou dos trilhos a normalidade da economia e empregos; nos próximos anos o governo federal irá precisar aumentar a carga de impostos em alguns serviços essenciais a fim de reorganizar os cofres públicos que foram mais que esvaziados pela obrigação de distribuir os tais incentivos. Dessa forma, um dos serviços essenciais que deverão ser afetados por uma nova carga de impostos é o da energia elétrica, ou seja, a sua conta de energia que já é salgada ficará muito mais salgada. E aí, o que fazer para otimizar o consumo de energia na sua residência e com isto diminuir o impacto dos aumentos de tarifa e impostos na fatura de energia elétrica?

Uma das formas mais simples, poderosas e rápidas de conseguir uma diminuição considerável no consumo de energia da sua casa está em adotar formas mais econômicas e racionais de aquecer a água do banho. Você tem algumas boas opções, tanto comerciais quanto artesanais para isto. A maioria de nós irá escolher uma opção comercial de aquecimento da água, nada errado nisto; o problema está no custo alto para se implementar os sistemas que o mercado oferta e que, pensando bem, não são assim tão racionais, principalmente para as regiões mais quentes do Brasil. O mercado sempre vai optar por te vender a opção mais complexa e cara, a fim de lucrar mais com a sua necessidade.

Ainda bem que existem as soluções que ficam alí escondidas e que existem pessoas dispostas a abrir os nossos olhos sobre a existência dessas soluções e para as possibilidades de implementação delas. Quero falar hoje especialmente sobre uma resistência que funciona em 48V, ideal para ser ligada diretamente em placas solares, sem a necessidade de equipamentos adicionais como o controlador de carga e o inversor.

Eu já havia comentado sobre essa solução em uma matéria em que sugeri a demonstração, de forma simples, feita por um canal internacional. Para a nossa sorte, posteriormente, o canal especializado em energia solar, Moisés Sol na Placa, mostrou o mesmo tipo de resistência e em um sequência de vídeos ele testou a tal resistência de formas diferentes, para fazer um sistema para o aquecimento da água do banho na residência dele. Ele mostrou mais de uma solução, nesse caminho que fez, o que vai te dar a possibilidade de usar o mesmo tipo de solução conforme a sua necessidade e possibilidade.

Leia a matéria: Banho Quente com dois painéis solares elétricos de 100W cada

Abaixo vou colocar em sequência os vídeos que o canal Moisés Sol na Placa fez, mostrando e colocando em prática essa solução de aquecimento de água com a resistência 48V.

—–

—–

—–

—–

—–

—–

Entra pro nosso canal no Telegram clicando aqui, clica agora aí vai!

.