Banho Quente com dois painéis solares elétricos de 100W cada

1117

Apesar de morarmos em um país onde o maior período do ano as temperaturas são elevadas e, quando no frio, raramente teremos temperaturas realmente congelantes na maior parte de país; nós, brasileiros, adoramos um banho com água quente, muitos de nós queremos água muito quente. Não haveria nenhuma problema nisto não fosse a nossa necessidade e hábito de usar o chuveiro elétrico para isto.

O chuveiro elétrico é o maior vetor do gasto de energia nas residências, consumindo entre 30% a 60% de toda a energia utilizada em uma casa. Quanto mais pessoas na mesma residência, maior é a participação do chuveiro elétrico no valor pago mensalmente na fatura de energia elétrica.

Apesar de cumprir muito bem a sua tarefa de aquecer a água, o chuveiro elétrico não é a melhor das ideias quando falamos no aproveitamento do trabalho utilizado para a produção da energia elétrica e muito menos do aproveitamento da quantidade de energia que ele consome. O uso da energia elétrica produzida pelo sistema interligado, no caso do chuveiro elétrico, não é dos mais nobres; seria mais interessante que essa grande quantidade de energia necessária para os chuveiros elétricos fosse usada para a produção de algo economicamente prioritário. Já no quesito uso da energia necessária para o funcionamento, como o chuveiro elétrico é usado para aquecer rapidamente a água em um curto espaço físico, o elemento de aquecimento deve ser levado a uma temperatura muito alta para que consiga passar uma parte desta temperatura rapidamente para uma considerável quantidade de água em movimento constante.

Para resolver essa questão existem variadas soluções, com níveis de dificuldade de implementação e de custo à escolha do utlizador. Confesso que, pelos benefícios advindos da popularização destas soluções, até hoje não entende os motivos que levam os governantes a não investirem e incentivarem a adoção destas soluções.

lista iptv legal 104 canais gratis ao vivo
lista iptv legal 104 canais gratis ao vivo

Já abordamos este assunto aqui no GPS.Pezquiza.com algumas vezes, lembre-se:

Leia: Quanto custa cada banho de chuveiro? Custa caro, aprenda a calcular

Nesta matéria de hoje quero trazer à atenção uma solução que é desconhecida dos cidadãos comuns no mercado brasileiro, e que, se bem utilizada, é uma forma barata e segura para resolver as nossas necessidades de aquecimento de água e economia de energia elétrica. A solução é muito boa inclusive para quem já tem energia solar em casa e a utiliza até para chuveiros elétricos, essa pessoa vai descobrir que está desperdiçando muito da energia produzida pelas placas solares ao usar um chuveiro elétrico tradicional.

A partir destes pontos básicos que vou colocar aqui para você, é possível que você procure um profissional/empresa técnico com o adequado conhecimento para que você possa montar o seu sistema de aquecimento de água com placas solares elétricas da melhor maneira possível.

Resolvi recorrer a um vídeo internacional pois não encontrei um vídeos nacional que abordasse o assunto de forma adequada. De qualquer maneira deixarei a recomendação do canal Moisés Sol na Placa que é o canal de um rapaz, gente como a gente, muito bom para você aprender sobre energia solar sem muita complicação.

Aquecendo água com painel solar elétrico

Estou reforçando aqui o fato do aquecimento da água ser com painéis solares elétricos (que geram eletricidade) pois existem painéis que aquecem a água pela passagem destes através de canalização nos próprios painéis, que é uma solução interessante também, mas não é a que estamos abordando aqui.

Vou me basear no vídeo que postarei abaixo para você assistir, só acrescentando que você pode ainda melhorar o sistema mostrado como exemplo, acrescentando termostato e equipamentos com maior potencial, desde que dimensionados adequadamente.

Aviso que eu, no momento, só encontrei o elemento aquecedor em lojas chinesas ou fabricadas por empresas chinesas, dessa maneira, quem quer entrar para esta solução e imagina que pode com isto boicotar as fábricas chinesas, infelizmente terá que encarar a realidade.

Os equipamentos básicos:

– Elemento aquecedor 12V, também conhecido como resistência 12V para energia solar. No vídeo de exemplo é usado um elemento de 150W, mas você o pode encontrar de 200W, 300W, 500W, 600W e mais, aí vai do seu futuro dimensionamento de sistema e necessidade.

– Reservatório para água quente, de preferência térmico e de preferência com dimensionamento correto para a quantidade de água aquecida que será usada no dia, otimizando assim a produção e uso de energia que será usada, bem como o tempo necessário para aquecer a água à temperatura correta. Esse dimensionamento se traduz em menor custo do seu sistema de aquecimento de água com energia solar.

– Duas placas solares de 100W, foram as placas utilizadas na produção do vídeo, mas você pode dimensionar o seu sistema com placas mais potentes de acordo com a quantidade de água e tempo de aquecimento necessário.

– Fiação adequada (como eu disse acima, consulte um técnico experiente para dimensionar para você).

– Encanamento e conexões de acordo com as suas necessidades.

Julgo que seria muito interessante acrescentar um controlador de carga e um termostato, para aumentar a durabilidade da resistÊncia e ter a certeza de que a água estará sempre na temperatura adequada para o uso, sem riscos de acidente com excesso de temperatura.

De todos os elementos citados, o que considero necessário indicar é o elemento de aquecimento, já que, como eu disse, não é um produto comum no mercado. Vou então colocar o link onde você poderá encontrar alguns como exemplo.

elemento aquecedor submersível 12V
Clique na imagem para ver exemplos do Elemento Aquecedor 12V Submersível.

Preste bastante atenção ao produto na imagem pois ao clicar na imagem para ver o link podem aparecer outros produtos diversos na mesma página.

Vamos agora ao vídeo, ele está em inglês mas como se trata de Youtube você pode colocar legendas no vídeo (clicando no ícone de legendas) e mandar o Youtube fazer a tradução automática das legendas para o português.

Como eu disse acima, indico também dar uma olhada no canal Moisés Sol na Placa pois ele também fez uma breve explanação do uso dessa resistência.

SE VOCÊ GOSTOU, COMPARTILHE O LINK DESTA MATÉRIA COM OS SEUS CONHECIDOS. VALEU!!!