Como captar TV Digital Terrestre via sinal de internet 5G

279

É inegável que a TV Digital Terredtre tem ocupado um espaço nobre nas transmissões terrestres que pode e deve ser ocupado nos próximos anos por um tecnologia que fará um uso muito mais nobre destas frequências que o uso que neste momento está sendo feito pela televisão terrestre.

A boa notícia, para a Tv digital terrestre é que esta mudança não significará exatamente o ponto final na sua história e sim uma transformação que tornará a tv digital terrestre, por que não dizer?, também muito mais nobre.

Desde a sua criação o 5G já trazia em seu padrão tecnologia necessária para incorporar a tv digital terrestre. Mas o que era sonho, em 2016, já se tornou irreversível na alma e agora neste mês de janeiro está ganhando um corpo material com o anúncio, feito hoje pela DVB (Digital Video Broadcast), associação que cria os padrões de transmissão de tv via satélite, cabo, online e terrestre que dominam a maior parte das transmissões no mundo, de um acordo fechado com a 5G Meid Action Group (5G-MAG, que padroniza o 5G), para a determinação do padrão de emissão de tv digital terrestre via sinal 5G.

Isso significa dizer que já temos um vislumbre de como será captar a tv digital terrestre via internet 5G.

E podemos até mesmo dizer que o consenso entre as padronizadoras chegou já com um certo atraso, posto que nos maiores mercados do mundo já está havendo uma forte desocupação de faixas de frequência da tv digital terrestre em favor da internet móvel 5G. Na Europa o 5G tem ocupado antre 700MHz e 800MHz da faixa de frequência que antes pertencia à TV Digital Terrestre. Nos Estados Unidos a situação não é diferente, o 5G passou a ocupar cerca de 600MHz da faixa de frequência anteriormente pertencente à Tv Digital Terrestre.

Como será o padrão para a captação da tv digital terrestre via sinal 5G

As duas pradronizadoras, DVB e 5G-MAG, criaram uma força tarefa para a determinação de pontos em comum entre as duas tecnologias, TV digital e 5G. A força tarefa irá trabalhar em cima de do padrão DVB-I já existente, desenvolvido nos últimos anos pela DVB.

O DVB-I é um padrão que determina a transmissão de tv através da internet, mas no caso do padrão para o 5G não haverá necessidade de internet, será “aproveitada” a lógica do padrão DVB-I sobre a transmissão de tv em rede de dados.

Também será levado em consideração o padrão DVB-DASH, que versa sobre a entrega de streaming via internet.

No próximo dia 26 de janeiro esta força tarefa fará a sua primeira reunião com o objetivo de analisar alguns testes de transmissão de tv digital terrestre via 5G, como os que estão ocorrendo neste momento na Bélgica e na Alemanha, comentados em matéria aqui no GPS.Pezquiza.com.

O grupo também se encarregará de analisar o modelo de negócios para a TV Digital Terrestre via 5G, já que se trata de uma grande mudança de paradigma. Mais um ponto a ser tratado de imediato é a tentativa de encontrar pontos fracos nas tecnologias 5G e DVB-I e DVB-DASH que possam vir a comprometer a TDT via 5G, a intenção é atualizar os padrões para as necessidades de agora.

O DVB-I, por exemplo, precisará ser atualizado para suportar trabalhar com as diferenças de padrão da rede 5G em relação a outras tecnologias de conexão de dados para o qual ele foi inicialmente pensado. Já o DVB-DASH precisará ser atualizado para suportar as interfaces do 5G.

O padrão 5G também irá necessitar de algumas adaptações a fim de suportar a transmissão da TV Digital Terrestre e as necessidades que virão com a incorporação destas transmissões. Por exemplo, o 5G precisará implementar perfis de uso para a televisão e prever atualizações periódicas na tecnologia de transmissão de tv digital, visando conseguir disponibilizar e entregar da maneira correto o conteúdo a ser ofertado pelas emissoras através dos meios previstos pelo padrão DVB-I.

Como se trata de transmissão de tv digital terrestre, o 5G deverá entregar ao usuário uma captação semelhante à que este usuário tem hoje com a tv digital terrestre transmitida pelo modelo atual. A transmissão de tv terrestre via 5G deve também ofertar a captação de forma semelhante em qualquer dispositivo preparado para a recepção deste sinal, seja um smartphone, uma Smart TV, um setop Box, receptores DVB que suportam multiplos sintonizadores, etc.

A interface e usabilidade da nova tv digital terrestre deve ser sempre semelhante, seja em que aparelho for.

O atual padrão DVB-I, pensado para a internet, atualmente é usado em Smart TVs, TV Box Android, TV Stick, smartphones, tablets, computadores e quaisquer outros dispositivos que os queiram implementar, segundo informações da DVB.

A grande diferença do novo padrão que surgirá especificamente para a TV Digital Terrestre via 5G é que, no caso da TV Digital Terrestre não haverá necessidade que os aparelhos que captarão o sinal de tv usem autenticação via SIM, ou seja, o sinal de TV transmitido via 5G deverá ser aberto.

Outra “exigência” é que os aparelhos já preparados para a captação do sinal 5G não necessitem de sintonizadores para a captação da tv digital terrestre.

A transmissão de tv via 5G deverá usar antenas com alcance de até 100 Km (é a informação divulgada) o que indica que provavelmente a transmissão de tv digital terrestre via 5G terá antenas especificas para esta finalidade, ou seja, não ocorrerá a partir de todas as antenas 5G espelhadas por toda localidade onde o 5G estará disponibilizado.

É também de se entender que mesmo as regiões de uma cidade que não estejam atendidas pela internet 5G deverão estar cobertas pela tv digital terrestre via 5G.

Ponto importante é que para a captação de 5G por aparelhos que não tenham a tecnologia 5G embarcada, deverá ser necessário a compra de um receptor de tv digital via 5G ou mesmo um TV Stick compatível com sinal 5G.

Pela incorporação do padrão DVB-DASH também é de se entender que as emissoras terão à disposição, logo de início, um espaço para a oferta de vídeo on demand e até mesmo de jogos para os seus espectadores na tv digital terrestre via 5G.

O pontapé inicial está oficialmente dado, a mudança tem como meta final o ano de 2030.

Uma nova Tv Digital Terrestre vem aí.

Compartilhe e continue no GPS.Pezquiza.com.