SMARTPHONE SERÁ USADO COMO CHAVE DOS CARROS EM BREVE

612

Já há diversos projetos independentes de fabricantes de carros para que se use o smartphone como a chave do seu carro.

As aplicações possíveis e bem interessantes são várias, por exemplo: abrir e fechar o carro, abrir o porta-malas e tanque de abastecimento, ligar o motor e desbloquear o carro para que possa ser dirigido, verificar as condições de manutenção do carro, verificar a autonomia e outros dados do computador de bordo e até mesmo disponibilizar um código de acesso para que outra pessoa possa abrir e utilizar o seu carro.

Esta última opção aliás também abre muitas possibilidades pois facilita, por exemplo, o controle e uso de carros de frota, carros de aluguel e até mesmo o uso compartilhado de carros que deve se tornar tendência em grandes cidades de acordo com alguns projetos para o futuro.

Como eu disse já existem diversos projetos sobre o uso dos smartphones para a substituição das chaves dos carros, no entanto estes projetos eram todos independentes até que se criou recentemente um grupo composto por fabricantes de veículos e fabricantes de smartphones para que se crie um padrão para o que foi chamado de Digital Key 1.0, sendo que o consórcio de fabricantes recebeu o nome de Car Connectivity Consortium.

A principal preocupação é com a segurança no uso desta facilidade, e este primeiro esboço do padrão de chave digital através do smartphone prevê que a única conectividade do smartphone que dará acesso a todas as funções citadas acima e outros que vierem a ser implementadas será a NFC, que é uma conexão de muito curta distância o que irá previnir roubos dos veículos por aberturas acidentais através dos smartphones.

E se você quer ter uma ideia de quais marcas que deverão apresentar carros com a tecnologia em breve basta atentar que Apple, LG Electronics e Samsung são alguns nomes de peso do projeto trabalhando em associação com fabricantes como BMB, Hyundai e todas as marcas do grupo Volkswagen.mpañías como BMW, Hyundai y el Grupo Volkswagen.

O Car Connectivity Consortium promete uma segunda versão da Digital Key para o primeiro trimestre de 2019 para que se possa ter uma versão comercial dela a partir de então.

Com a chegada da tal chave digital através dos smartphones teremos reduzido o problema de perda de chaves que em algum momento já acometeu todos nós já que cuidamos e convivemos muito mais com os nossos smartphones que com as chaves dos nossos carros.