INCRÍVEL! Carro movido à lenha e não é a vapor

240

Imagino que devido ao preço dos combustíveis estarem disparando em todo o mundo ser o motivo pelo qual o Youtube tem me sugerido assistir a vídeos que demonstram combustíveis alternativos aos derivados do petróleo e, no nosso caso aqui no Brasil, até mesmo do etanol.

Veja só esse caso curioso o qual eu não conhecia: carros movidos a gasogêneo, combustível derivado da queima de lenha mas que também pode ser obtido através da queima de outros sólidos e líquidos.

O Youtube me sugeriu um vídeo que mostra um caso aqui no Brasil, na cidade de Benedito Novo, Santa Catarina, vídeo este que coloco logo abaixo para você assistir.

A adaptação que permite ao carro ser movido com o gasogêneo, além de continuar compatível com gasolina, não é uma adaptação recente, bem pelo contrário, assim como o carro é um modelo já bastante antigo mas muito bem conservado, como você verá no vídeo citado.

Outro fator interessante é que o carro é movido à lenha mas o gasogêneo nada tem a ver com vapor de água, ele é um combustível que é queimado dentro do motor do carro, assim como a gasolina e etanol que são comumente usados.

O senhor que é dono do carro a gasogêneo conseguiu legalizar a adaptação no Detran e pode rodar com seu carro a gasogêneo por onde quiser, mesmo com o estranho aparato que cobre a visão do vidro traseiro do carro.

A autonomia, no entanto, não é muito grande, desvantagem que é facilmente superado pela facilidade de se conseguir mais lenha para colocar no “tanque” e seguir em frente.

Dá uma olhada no vídeo aí, será que você anima em adaptar o seu carro para o gasogêneo?